“Fraco” e “mole”. Paulo Sousa e Abel Ferreira duramente criticados no Brasil

Cesar Greco / SE Palmeiras

Abel Ferreira e Paulo Sousa durante o Flamengo-Palmeiras

Do Brasil chegam críticas aos treinadores portugueses Paulo Sousa, do Flamengo, e Abel Ferreira, do Palmeiras. Ambas as críticas visam a qualidade dos técnicos.

Joel Santana, antigo futebolista e ex-treinador do Flamengo, mostrou o seu ceticismo quanto a Paulo Sousa, dizendo que o técnico português não aguentará muito tempo no leme do emblema do Rio de Janeiro.

“O Flamengo vai ‘explodir’ a qualquer momento. Ele é fraco, substitui mal, escolhe mal o onze. Vou dizer, a ‘peteca’ vai cair, não tem como”, começou por dizer à Globo Esporte.

“Ele brigou com jogadores com os quais não devia de brigar e os adeptos do Flamengo sabem disso. Os adeptos falam comigo todos os dias. Não estou a ser duro, estou a ser justo. O Flamengo pensa que o que aconteceu em 2019 vai acontecer de novo. Aquilo passou. Os jogadores envelheceram, a defesa não é a mesma. Colocar o Arão a defesa central? O ‘portuga’ está na brincadeira… O Arão não é defesa, não tem jeito para defesa, ele está a sacrificar o rapaz. Não é preciso inventar”, acrescentou.

Joel Santana, de 73 anos, tem uma longa carreira como treinador desde os anos 80, tendo treinado o Flamengo em cinco ocasiões distintas: 1996, 1998, 2005, 2007-2008 e 2012. No seu palmarés tem um Campeonato Brasileiro e uma Copa Mercosul, além de ter conquistado duas vezes a Liga da Arábia Saudita e três vezes a Arabian Gulf League.

“O trabalho dele não é bom, essa é a verdade. A equipa do Flamengo abaixo do 10.º colocado, é impossível. Sem desmerecer o campeonato carioca, perder do jeito que ele perdeu, foi ridículo”, acrescentou.

Nas sete primeiras jornadas do Brasileirão, o Flamengo tem apenas duas vitórias e três empates, ocupando o 14.º lugar. Em contrapartida, o Fla terminou a fase de grupos da Copa Libertadores em primeiro lugar do grupo, com 16 pontos.

“Não ganhou porra nenhuma na vida”

Joel Santana atacou ainda Abel Ferreira, considerando que o português não seria um substituto à altura de Tite para a seleção brasileiro. As declarações surgem numa altura em que o antigo treinador do Sporting de Braga tem sido apontado ao cargo da canarinha.

“Qual o técnico estrangeiro que tem condições para assumir a seleção brasileira? O Abel, você vai-me desculpar, não ganhou porra nenhuma na vida. Quem ganhou foi o Mourinho, o Guardiola e o do Liverpool”, disse o brasileiro.

“O técnico da seleção brasileira tem que ter um currículo do tamanho da seleção brasileira. Só porque o Abel está a fazer essa ‘campanhazinha’ aí? Ele tem a melhor equipa do país”, acrescentou.

Abel Ferreira conquistou duas vezes a Copa Libertadores, a Taça do Brasil, a Supertaça Sul-Americana e o Paulistão.

“Não estou a dizer que ele não tem currículo, mas para liderar a seleção brasileira? Espera aí!”, salientou Joel Santana. “Você acha que todo o tipo que vem de fora é bom? Trabalhar no Palmeiras é ‘mole’, trabalhar no Atlético-MG é ‘mole’ e no Flamengo é mais ‘mole’ ainda. Têm o maior apoio dos adeptos no país e as finanças em dia”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.