Patrulha da Líbia pode ter permitido mortes no Mediterrâneo

Vito Manzari / Wikimedia

Imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Um vídeo da ONG alemã Sea-Watch mostra uma patrulha da Marinha da Líbia durante uma ação com ocupantes de um barco insuflável no Mar Mediterrâneo na última segunda-feira a negar-se a colaborar e a deixar alguns imigrantes na água, provocando o desaparecimento de pelo menos 50 pessoas.

Nas imagens, atualmente nas mãos do Ministério Público de Ragusa, na Itália, que abriu uma investigação, é possível ver a embarcação da Marinha a partir-se com alguns refugiados a bordo, apesar de ter pessoas agarradas nas cordas e outras a lançar-se ao mar.

Perto do navio oficial estava um barco com integrantes da Sea-Watch que estavam a resgatar parte do grupo e conseguiram gravar o ocorrido.

O jornal “La Repubblica” publicou a história de uma mulher ajudada pela ONG alemã e que perdeu o marido, que estava no navio líbio e saltou para a água na tentativa de embarcar com a esposa.

Os líbios ligaram o motor arrastando-o e a todos os outros que estavam na água. Não voltei a vê-lo. John não sabia nadar. Estava a salvo, mas morreu porque não queria voltar para a Líbia, queria vir comigo para Itália”, explica Darfish, do Camarões.

Os ocupantes de um helicóptero da Marinha italiana também foram testemunhas. Na gravação dá para ver que pedem aos líbios que parem a embarcação e ajudem os imigrantes.

De acordo com a ONG, cerca 50 pessoas desapareceram, enquanto outras 42 gritavam desesperadas por terem sido separadas de famílias e amigos que estavam no barco da Sea-Watch. Ainda conforme a organização, os integrantes só conseguiram recuperar os corpos de cinco pessoas, entre elas uma criança de dois anos.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …