Patrões das grandes empresas ganham até 90 vezes mais do que os trabalhadores

Os salários dos líderes executivos das grandes empresas portuguesas, cotadas em bolsa, ganham cada vez mais do que os trabalhadores que dirigem. Há patrões que ganham 90 vezes mais do que os seus funcionários, de acordo com um estudo da DECO.

Um destes casos é o de Pedro Soares dos Santos, líder da Jerónimo Martins, que detém a cadeia de hipermercados Pingo Doce, que, em 2015, ganhou um total de 865 mil euros, “90 vezes mais do que o salário médio dos seus trabalhadores”, revela o Dinheiro Vivo, citando a análise da Proteste.

Este estudo apurou que a disparidade salarial entre trabalhadores e dirigentes das empresas se agravou, no ano passado, notando que os CEO foram aumentados, em média, em cerca de 14,2% e os trabalhadores em apenas 3,6%.

Entre as empresas analisadas, a DECO coloca a Jerónimo Martins como aquela onde há maior disparidade salarial, seguindo-se a Galp, onde o presidente executivo, Carlos Gomes da Silva, recebeu 72 vezes mais de salário do que os trabalhadores da petrolífera.

O patrão da Sonae, Paulo de Azevedo, ganhou, por seu turno, 69,1 vezes mais do que os seus trabalhadores do grupo que detém o hipermercado Continente, no ano transacto.

Da análise da DECO ainda fazem parte as empresas Semapa, Ibersol, CTT, EDP, Mota–Engil, Portucel (nova Navigator) e NOS, concluindo-se que os seus trabalhadores ganham, em média, 30 vezes menos do que os seus chefes.

A Associação de Defesa do Consumidor também apurou que esta disparidade salarial tem vindo a crescer, tendo passado de 21,3 vezes, em 2014, para 23,5 vezes, em 2015.

“Em todos estes casos, o agravamento deveu-se quase exclusivamente a um significativo aumento do salário recebido pelo presidente executivo”, afiança a DECO.

“Apesar das políticas remuneratórias serem votadas em assembleia geral, as empresas levam princípios muito vagos e os accionistas acabam por votar remunerações em pouca consciência. Várias comissões envolvem membros da família dos gestores que decidem em causa própria”, refere Rui Ribeiro, da Proteste, em declarações ao Dinheiro Vivo.

ZAP

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. e isso apenas contando com os trabalhadores da própria empresa, porque os que estão a trabalhar como externos (outsourcing) não contam neste estudo.
    E são os externos que ganham menos,,,muito menos.
    Senão o estudo ficava ainda mais “deprimente”

  2. E a culpa é dos gestores ou dos empregados que se deixam humilhar desta forma?

    Algum ser humano vale 90 vezes mais que outro?

    Façam pela vossa vida, carneiros! :-/

    Revoltem-se!

  3. Isto é o que se chama DEMOCRACIA que na pratica se chama FASCISMO, COMUNISMO, SOCIALISMO o que lhe queiram chamar. São é um bando de escravizadores , sim porque os trabalhadores aquilo que trabalham em relação aos “gerentes – CEO” são autênticos escravos, só que é uma escravatura encapuçada.

  4. Mas não é suposto o patrão receber mais que o empregado?

    Se a coisa corre mal… o empregado sai sem emprego… mas o patrão é que tem de prestar contas aos credores.. etc etc etc..

    Na teoria.. mais responsabilidade deveria ter maior remuneração.. e também na teoria.. quem tem mais responsabilidade? O patrão ou o empregado?

    Isto pode até nem soar bem.. mas.. não é suposto ser assim?!? E não foi sempre assim?! E não será sempre assim também?!?

    Podem e devem queixar-se é das políticas que o vosso/nosso governo impõe ao tecido empresarial em termos de remunerações.. agora não me parece é que a culpa seja das empresas. Elas estão lá para fazer dinheiro.. não são instituições sem fins lucrativos nem muito menos solidárias… não existem, por definição” com a finalidade de “dar”! Se elas cumprem a lei.. e vocês não gostam da lei.. façam para a mudar. Não são as empresas que têm a culpa!

    E se formos a analisar… o quanto um privado dá de ordenado a um seu gestor é lá com ele.. não são dinheiros públicos. E se não são dinheiros públicos… o que é que as massas têm de se manifestar contra, ou, no (mesmo sentido) a favor?!?

    Já no caso público a coisa muda de figura.. obviamente, porque aí sim, esse tipo de movimento financeiro tem de ser justificado perante os seus “accionistas”.. o povo!

  5. Todos sabemos bem como é que vai ficando a nossa economia, o nosso défice, o nosso PIB quando se abre um pouco os cordões à bolsa para o lado dos trabalhadores. Aparecem logo uns amigalhaços a todas as horas do dia em todos os noticiários e jornais a explicar como é que se pode estar a caminhar para a banca rota… Portanto, não há alternativa, vamos lá apertar um pouco mais o cinto, que os patrões precisam de manter-se bem gordinhos…

  6. Sr. DIGITALRA (comentário das 16:18).
    Para falar assim é porque não precisa contar trocos.
    É óbvio que os patrões têm de ganhar mais que os empregados, nem se discute. São eles que criam emprego, e montam as empresas para ganhar dinheiro.
    Quem tem maior responsabilidade tem de ganhar mais.
    Essas empresas privadas pagam o que querem e bem entendem, tudo ok.
    Agora diga-me uma coisa; acha correcto um patrão ganhar 90 vezes mais que o seu funcionário??? Acha normal??
    Se ganhar 10 vezes mais, já está mais que bem pago.
    É assim que se cava o fosso, é assim que desaparece a classe média, e sem classe média, não há país que ande para a frente.
    Se toda a gente tivesse um salário minimamente decente, as coisas fluiriam muito melhor.

  7. … e já agora, gostava que também apurassem, para onde vão os lucros dessas empresas, lucros gerados em portugal e à custa dos trabalhadores e consumidores portugueses. Se ficam nos bancos em Portugal ou para onde vão…
    Sobretudo as empresas publicas que foram vendidas e que estão a dar lucros fabulosos.
    E também gostava que apurassem quantos postos de trabalho criaram desde que foram vendidas, mesmo que sejam postos de trabalho criados a ganharem 100xmenos que os seus gestores…

  8. Capitalismos selvagem no seu melhor…
    E quanto ganham os chineses (e muitos são crianças) que fazem os computadores, telemóveis, etc da Apple (e outras) que são as empresas mais “valiosas” e os seus donos os mais ricos do mundo?!
    Pois…

  9. A questão é que nem o tipo de atitude (pensamento) aqui do DIGITALRA,
    e outros escroques como ele, consegue motivar a cambada de carneiros
    imbecis, idiotas e hipócritas, em que se tornou este povinho,
    a fazer alguma coisa pela vida….
    Povinho esse que na maioria dos casos, ainda apoia estes escroques
    (e são mais que muitos) aqui como o DIGITALRA
    Por isso, cada um tem o que merece!!!
    (Tenho pena)

  10. O cerne da questão, e que estes iluminados não compreendem, porque não sabem um “chavo” de economia, é tão simples como perceber que sem uma correcta distribuição de riqueza, nenhuma economia funciona. Não se trata aqui apenas de valores culturais, sociais, ideológicos, políticos, ou o que quer que seja. É apenas a matemática a funcionar, segundo o modelo económico em que vivemos: sem uma correcta distribuição económica, qualquer economia está condenada à falência. Basta ver ultimamente alguns milionários, sobretudo americanos (porque esses são bem atentos), que com o rabito a ficar apertado (as suas fortunas e império não se resumem a míseros milhões) vem defender aumento de impostos para as classes mais abastadas. Podem acreditar: não é com pena do cidadão comum que passa necessidades. É com pena deles próprios, que as mordomias se acabem para eles e seus descendentes.

  11. Não há adjetivos para classificar estes “crimes”. Isto acontece porque os responsáveis políticos são coniventes e, o povo português, não sua maioria ou é atrasado ou demite-se do seu papel ao permitir este roubo. Muitos dos titulares desses cargos, se não estivessem nas empresas estas, muito provavelmente, teriam índices de produtividade superiores. Qual o trabalhador/empregado, se sente motivado para dar o seu melhor, num antro de selvagens? Por isso, somos um dos países mais atrasados da Europa. Os que dominam, fazem parte da coligação de interesses: exploradores/corruptos/parasitas.

  12. E extrapolando, pelo menos 4 em cada 10 dos explorados votaram num sistema que acentuou e pretendia acentuar este status quo. Bem hajam…

RESPONDER

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …

"Foi uma opção equilibrada". Especialista refere que nova fase de desconfinamento é essencial

A última fase de desconfinamento está prestes a chegar. O momento foi ansiado por muitos portugueses que agora vão podem ter mais liberdade no seu dia a dia. Especialista refere que este passo é essencial. Ao …

Tite tem os dias contados na canarinha. "Com esta forma de jogar, o Brasil vai ser atropelado"

O ex-internacional brasileiro Romário teceu duras críticas a Tite, sugerindo que o treinador deveria abandonar o comando técnico da seleção 'canarinha'. O antigo jogador do Barcelona disse que, a continuar a jogar assim, o Brasil será …

Para responder às acusações de eleitoralismo, Costa puxou do calendário. "Nada disto é novidade"

Proximidade do anúncio do fim das restrições para conter o avanço da pandemia às eleições autárquicas foi vista pelos partidos da oposição como uma manobra eleitoral para capitalizar os votos nos candidatos do PS. Após o …

Quem vai orientar o Barcelona contra o Benfica?

Nova exibição decepcionante do Barcelona e novo empate no campeonato. Situação de Koeman é realmente frágil. Não dá para mais. A frase de Piqué - "Somos o que somos agora, é o que temos" - está …

A sexualidade dos dinossauros continua um mistério - mas as respostas podem estar nos pássaros

A reprodução dos dinossauros continua um mistério, mas a plumagem ornamental do Confuciusornis, uma espécie parecida com os pássaros, é uma das grandes pistas. Tal como os outros animais, os dinossauros tinham relações sexuais para se …