“Passos matou o PSD em Lisboa (e foi homicídio qualificado)”

PSD - Partido social Democrata / Flickr

Pedro Passos Coelho com a candidata do PSD a Lisboa, Teresa Leal Coelho

O último dia de campanha eleitoral para as eleições autárquicas que acontecem no domingo, dia 1 de outubro, começou com fortes críticas entre os sociais democratas. Sofia Vala Rocha diz que Passos “matou o PSD em Lisboa”.

A ocupar o quinto lugar da lista do PSD, Sofia Vala Rocha não se inibe de criticar o líder social democrata e a candidata a autarquia de Lisboa, Teresa Leal Coelho.

“Pedro Passos Coelho achou que as autárquicas não eram uma eleição importante“, começa por apontar em entrevista ao Diário de Notícias. Mas as críticas não ficam por aqui, com Sofia Vala Rocha a acusar o líder do próprio partido de cometer um crime: “Eu considero que Pedro Passos Coelho matou o PSD em Lisboa e foi um homicídio qualificado”.

O número cinco da lista candidata a uma das mais importantes autarquias do país critica ainda Teresa Leal Coelho, reforçando que o PSD “devia ter pensado se podia candidatar uma pessoa que manifestamente não gosta de fazer política, não gosta de debater, não gosta de ir à televisão e não gosta de confrontar adversários”.

As críticas são duras e a social democrata fala já, a faltar ainda mais de 48 horas para se saber o resultado das eleições, na necessidade de responsabilizar alguém: “A responsabilização em relação a Lisboa tem de ser feita porque já em 2013 o partido devia ter feito essa análise, já que os resultados foram metade em Lisboa do que tinham sido em 2009. E não fez porque teve em conta o superior interesse nacional e tínhamos a troika e éramos governo. Mas neste ano toda a gente achou que não haveria nada que impedisse o PSD de ter uma solução ganhadora”.

Quando questionada por que é que, apontando todos os problemas acima enumerados ao próprio partido, continua a integrar a lista, Sofia Vala Rocha é rápida na resposta: “Faço parte da lista porque passei os últimos quatro anos aqui, na Assembleia Municipal, a trabalhar pelo PSD, para o bem do PSD, mas sobretudo para o bem da cidade e dos lisboetas”.

No mesmo dia em que Sofia Vala Rocha tece duras críticas ao partido que integra, o estudo da Eurosondagem para o Expresso e a SIC, os sociais democratas aparecem “esmagados” em duas grandes autarquias: Porto e Lisboa.

No Porto, Rui Moreira é o grande vencedor, segundo a mais recente sondagem, com 40,8% dos votos. Manuel Pizarro, do PS, aparece em segundo ligar com 30,8% e, em terceiro lugar, surge então o PSD, por Álvaro Almeida, não ultrapassando os 11% de intenção de voto.

Em Lisboa, sem grandes surpresas, Fernando Medina terá a vitória garantida com mais de 43% dos votos, seguido pela líder do CDS, Assunção Cristas, com 17,5%, e, igualmente em terceiro lugar, aparece o PSD, com Teresa Leal Coelho a não conquistar mais do que 12,5%.

CF, ZAP //

PARTILHAR

39 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com a crítica à escolha de Pedro Passos Coelho para Lisboa, que também acho desastrada e desastrosa.
    O PSD “é feito” de gente boa e outros nem por isso, mas a política funciona como “os alcatruzes da nora”, tal como o futebol e outras coisas da vida.
    Isto aplica-se, como se tem visto, a todos os partidos e clubes, mesmo os habitualmente ganhadores.
    (Desculpem, não esqueço os 5-0 de de Basileia …)

  2. Esta suposta social democrata devia ter mais tento na língua, devia esperar pelo sufrágio. Existe liberdade de expressão, mas também existe outra liberdade, a de sair, se está mal mude-se! Esta atitude é deplorável e devia ser expulsa do partido, se não concordava com a cabeça de lista escolhida, não aceitava integrar a lista! Vergonha e falta de principios!

  3. Fazer oposição é, mais do que criticar o criticável, apresentar melhores soluções. Passos Coelho tem feito o contrário. Tudo em que tocou, tal como um rei Midas ao contrário, virou merda. Prejudicou os portugueses e contrariando todas as evidências, ainda os quer convencer que o país estaria melhor se tivesse continuado com o seu governo. Se o partido não reagir aos resultados destas autárquicas, irá consentir que Passos Coelho não só o mate em Lisboa, mas no resto do país.

    • Tenha tento na língua seu ignorante e aprenda a percepcionar a realidade. Se o que diz e verdade, então Passos tocou em si!
      Quem prejudicou os portugueses foi Sócrates e é por haver covardes, hipócritas e mal agradecidos como o senhor que o PSD devia ter deixado para o PS a batata quente em 2011.

      • Muitíssimo bem caro Jose Morais. O pior é que o povo pensa que isto da economia é como ligar a luz. Carrega-se num interruptor e já está. E assim pensa que quem alcançou estes resultados foi o atual desgoverno.

        • Pois… E você pensa que “estes” resultados deveram-se ao DESGOVERNO anterior. Pois… Tenho a impressão que alguém lhe desligou o “interruptor”. Ficou às escuras!

    • Tem toda a razão! Não ligue a “este” José… Coitado… Não sabe o que diz… Embora eu não seja de direita, acho muito importante uma oposição capaz mordaz, mas construtiva. Ora com este senhor o PSD não passa de uma criança mimada que está num constante estado de “birra”… Porque ganhou as eleições (e estava a gostar tanto do poleiro”…) mas perdeu a Assembleia!
      É… Talvez tivessemos chegado a (alguns) valores mais depressa. Mas a que custo? Ao custo das vidas dos portugueses (os pobres)! E por quanto tempo? A palavra que muito gostaram de usar: “sustentabilidade”. Será que o Passos achava que podia vender a TAP mais que uma vez? E que tal os CTT? Deve haver gente honesta no PSD, mas essas pessoas devem estar a sofrer muito… O país (democracia) perde muito com um líder (do maior partido da oposição) assim. Mas temo quem se segue. Não auguro boa coisa…

      • Não largues as drogas pesadas, não. Para além de demonstrares bem a tua ignorância face a temas económicos revelas um profundo provincianismo e uma capacidade de debate ao nível de algumas tascas do interior do país, onde nunca entrou nenhum jornal para além da Bola.

  4. Quando o julgarem por homicídio qualificado, incluam também mais dois crimes:
    .
    1º Querer ir mais além da Troika, tendo-nos posto a pão e água recusando um consenso para renegociar a dívida.
    .
    2º Não ter sabido encontrar uma solução para o BANIF onde perdi muito dinheiro.

      • Já vi e não gostei e não gosto da geringonça!
        .
        A democracia como no-la servem, está morta e ainda nem pensamos em fazer-lhe o funeral!
        .
        O cidadão tem de acordar e escolher os líderes, não tem de ser os partidos a promoverem a canalhada que melhor serve os interesses ocultos do crime organizado e do capital escravizante.
        .
        Somos escravos sem sabermos muito bem porquê e temos a nossa vida hipotecada por crimes e dívidas que não cometemos nem mandatamos para que as contraíssem em nosso nome.
        .
        Em breve apresentarei uma proposta para virarmos as coisas do avesso.
        .
        Temos uma arma poderosa nas nossas mãos – o teclado e a internet – e temos sido uns otários, pois continuamos a deixar os incompetentes tomarem decisões que beneficiam umas poucas centenas ou milhares e prejudicam todos os outros 9,???? Milhões.
        .
        Bom fim de semana

  5. Concordo com a crítica à escolha do PSD para Lisboa, que também acho desastrada e desastrosa.
    O PSD “é feito” de gente boa e outros nem por isso, mas a política funciona como “os alcatruzes da nora”, tal como o futebol e outras coisas da vida.
    Isto aplica-se, como se tem visto, a todos os partidos e clubes, mesmo os habitualmente ganhadores.
    (Desculpem, não esqueço os 5-0 de de Basileia …)

  6. O PSD merece um derrota estrondosa em Lisboa, por não ter apoiado Cristas, que tinha grandes e única hipótese de bater Medina. O complexo em relação ao CDS, a ideia que o CDS só é necessário quando o PSD precisa de maiorias, a teimosia burra de Passos Coelho, tudo isso será uma ajuda para Medina, pela dispersão de votos.
    Esperemos que esta e outras derrotas do PSD que se avizinham, sejam necessárias para Passos entender que deixou de ser solução e passou a um grande problema.

    • O Passos SEMPRE foi um problema. Um problema para ele, para o partido e para o país. a partir do momento que foi eleito presidente do PSD, começou a esfaqueá-lo repetidamente. Só agora é que matou o partido? Não… Desde que se tornou líder do PSD! O PSD não é a minha côr, mas sei que uma oposição capaz é muito importante para uma democracia “saudável”. Com este senhor, isso não é possível.

        • Salvou o país? Mas que país é esse? O Passos não nos salvou de nada! Enterrou-nos é mais! Estamos ainda mais dependentes de interesses estrangeiros. Isso parece-lhe salvação? Parece-me que a sua sintonia anda errada. Anda a ver muita ficção (Correio da Manha?). Deixe-se estar… Mas não se esqueça de ir votar amanhã. Pode estar alheado da realidade mas continua “obrigado” ao seu dever cívico. Já agora, proteste com o seu voto (embora sejam autárquicas)!

    • Essa ideia de que o país é Lisboa e Porto e o resto que se f*** também revela bem a diminuição mental de quem consegue extrapolar para todo o país o resultado de apenas duas cidades. O país é tanto lisboa como Bragança seu cara de carvalho

    • Olha-me este brutamontes de trazer por casa. Vai tomar banho para ver se acordas, palhaço. Este homem salvou o país, caso tenhas estado a dormir na última década e não te tenhas apercebido o que se passou.

  7. Mas por que querem “matar” o Passos Coelho, se o acham tão insignificante? Deixem-no em paz e sigam os profetas da boa esperança.
    Governemos a nossa casa a aumentar a dívida, como tem acontecido, e fiquemos à espera do resultado… Talvez nos saia o euro milhões e nessa altura equilibraremos as nossas contas. Sejamos crentes!

    • “Caro” Oleb: Ninguém quer “matar” o Passos. Ele já faz isso por nós. Não vale o esforço. Quanto aos “profetas da boa esperança”… Prefiro estes aos anteriores.
      Nota: A dívida está a baixar, caso não se tenha apercebido…

  8. Eu não percebo de política, não percebo mesmo nada, mas estes animais que falam aqui mal do PSD e consequentemente do Sr. Pedro Passos Coelho são meninos de cidade, mimados e às tantas sustentados pelos pais. Se vivessem no sul a conduzirem os seus belos Mercedes e BM’ S nestas estradas todas fddas e não acabadas pelo seu querido Sócrates lembravam-se que foi ele que gamou o mais que pôde. Ainda não se ouviu até hoje, bem, pelo eu que sou mal informado e não ligo a política, falar que Pedro Passos Coelho gamasse um cêntimo que fosse e ainda criticam o homem. Fiquem sabendo que a culpa desta merda é dos políticos sim, de todos eu concordo, não há nenhum que seja santo, mas não só, é também do Português que tem a mania que rico, faz vida à grande, trabalhar está mas é quieto que faz calos e ainda por cima vai ao Banco pede crédito para comprar uma torradeira. Se fossem os bananas dos socialistas que estivessem no poder quando isto estava no fundo, no lugar do Sr. Passos Coelho, fugiam pra debaixo das saias da mamã. O Passos Coelho foi um homem de tomates pretos que se aguentou á bronca, mas agora ninguém se lembra porque os socialistas estão outra vez a esbanjar à grande. Obrigado por lerem a minha mensagem é a todos os meninos mimados que não sabem o que é a vida, vão trabalhar.

    • Imagine se fosse bem informado… “Ainda não se ouviu até hoje, bem, pelo eu que sou mal informado e não ligo a política, falar que Pedro Passos Coelho gamasse um cêntimo que fosse e ainda criticam o homem” Tecnoforma diz-lhe alguma coisa?
      Talvez não saiba o que é a vida, como diz, mas o senhor (ou senhora) não sabe (mesmo!) quem o Passos é. Não é propositado. É mesmo por ignorância e uma grande dose de inocência. Os socialistas esbanjam e a direita “salva” o país… Mas fo… os portugueses todos (quase todos)! Ah! A direita também esbanja sabia? Ainda bem que assume que nada percebe de política. Ao menos está justificado tanto disparate. Não lhe digo para ir trabalhar. Peço-lhe que vá estudar (política) e que acorde! e já agora, amanhã vá votar. É a sua (e de todos nós) obrigação cívica!
      Nota: Quem critica o Passos é mimado? Então há muitos mimados (e desempregados) no país!

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …