Passos diz que sanções revelam desorientação de Bruxelas e cinismo de Costa

José Sena Goulão / Lusa

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho afirma que a decisão de Bruxelas de castigar Lisboa por não cumprir o défice “é incompreensível”, mas acusa o governo de Costa de ter deixado que esse castigo acontecesse “por passividade”.

Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o ex-primeiro-ministro afirma que o processo das sanções a Portugal “diz bastante da grande desorientação que existe em Bruxelas face a estas matérias e da prática seguida pelo atual governo”.

“Não entendo o que se está a passar. Não é possível dizer que se está a sancionar o passado, mas que não há sanções se houver medidas que corrijam a trajetória deste ano. Ou a análise é sobre o passado e há multas, ou então o problema é a trajetória que está a ser seguida e não se vai invocar o passado”, lamenta Passos Coelho, responsável pelas contas do Estado no último ano.

O líder do PSD critica o castigo que Bruxelas decidiu aplicar a Lisboa relembrando o esforço estrutural – que “foi dos mais significativos” -, uma alteração na forma de contabilizar o défice e a resolução do Banif.

“O défice de 4,4% deve-se no essencial à resolução de um banco. Sem isso, Portugal não teria tido mais de 3% de défice. Não devia haver sanções“, explica o ex-primeiro-ministro, que acusa o Governo de “nem ter tentado” convencer Bruxelas sobre a injustiça das sanções só para o atacar.

Passos insiste que “o Governo atual tinha obrigação de discutir com a Comissão Europeia” que a alegada falha na correção do défice estrutural terá sido apenas consequência “de uma retificação estatística feita pelo INE, que transformou uma melhoria desse défice estrutural numa degradação do esforço”.

“É incompreensível porque só pode acontecer com a passividade do Governo português. O Governo nem tentou. E aceitou que este fosse o ponto de partida para 2016. A retórica política do Governo é cínica“, acusa.

Passos confessa ainda que não percebe porque há sanções para Portugal e não para França, que passa incólume.

“Portugal foi dos países que mais esforço estrutural fez, muito superior à França. Como é possível dizer que a França fez esforço efetivo quando a nossa foi muito superior? Há qualquer coisa aqui que não é transparente”, desabafa o líder social-democrata.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Era uma grande alegria para este bom povo se o sr. P. Passos Coelho se calasse.
    será que ainda não compreendeu que está a ser ofuscado pelo CDS??

  2. Passividade teve este cromo quando foi o 1o ministro. Baixou a calça em tudo perante os paises poderosos da UE. Mais grave, até foi mais além a sacrificar o povo português. Queria ser e foi o “bom aluno”. Lambe botas sem vergonha.
    O problema dele é ver que foi comido pelos amiguinhos (alemães, holandeses, etc), e agora empurra as culpas para outros.
    Não vou à bola do Costa mas, com honestidade, temos que dizer que tem batido o pé a esta UE, com mais firmeza do que este parvinho do Passos Coelho.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …