Passos Coelho sozinho na corrida a 3º mandato no PSD

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho vai a votos no sábado para um terceiro mandato de dois anos como presidente do PSD, sem adversários, em eleições diretas nas quais podem votar 47 mil militantes sociais-democratas.

Nas diretas deste sábado, entre as 16:00 e as 22:00, os sociais-democratas vão também eleger os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa, que elegerá os novos órgãos nacionais do partido.

Pedro Passos Coelho formalizou a sua recandidatura à liderança do PSD a 17 de janeiro, data limite para o fazer, com a entrega de “mais de 6000 subscrições” de militantes e de uma moção de estratégia global intitulada “Portugal acima de tudo!”.

Na ocasião, o atual primeiro-ministro defendeu que Portugal precisa de “um horizonte de estabilidade e muita determinação política” no “novo ciclo eleitoral” que inclui as europeias de 25 de maio deste ano, as legislativas de 2015 e as presidenciais de 2016.

Os militantes do PSD tinham até 15 de janeiro para regularizar o pagamento de quotas, de que dependia a sua inclusão nos cadernos eleitorais. Segundo dados oficiais divulgados à agência Lusa, que não incluem o número total de inscritos no partido, 47 mil militantes vão poder votar nas eleições diretas de sábado.

Depois de ter sido derrotado em 2008 por Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho foi eleito pela primeira vez presidente do PSD em diretas realizadas a 26 de março de 2010, com 61,2%, correspondentes a 31.671 votos, vencendo Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros.

Tendo em conta os resultados anunciados, 51.750 militantes sociais-democratas terão votado nessas eleições, nas quais, segundo o Povo Livre, 78.900 estavam em condições de votar.

Cerca de um ano depois, a 5 de junho de 2011, realizaram-se eleições legislativas antecipadas, que o PSD ganhou, sem maioria absoluta, na sequência das quais se coligou com o CDS-PP para formar o XIX Governo Constitucional, que tomou posse a 21 de junho desse ano.

Ao fim de oito meses na chefia do executivo, Pedro Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD, a 3 de março de 2012, sem oposição, tendo obtido com 17.499 votos, correspondentes a 95,5% – resultados anunciados numa altura em que faltavam apurar votos em algumas secções, não tendo sido tornados públicos os resultados finais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …