Passos Coelho sozinho na corrida a 3º mandato no PSD

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho vai a votos no sábado para um terceiro mandato de dois anos como presidente do PSD, sem adversários, em eleições diretas nas quais podem votar 47 mil militantes sociais-democratas.

Nas diretas deste sábado, entre as 16:00 e as 22:00, os sociais-democratas vão também eleger os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa, que elegerá os novos órgãos nacionais do partido.

Pedro Passos Coelho formalizou a sua recandidatura à liderança do PSD a 17 de janeiro, data limite para o fazer, com a entrega de “mais de 6000 subscrições” de militantes e de uma moção de estratégia global intitulada “Portugal acima de tudo!”.

Na ocasião, o atual primeiro-ministro defendeu que Portugal precisa de “um horizonte de estabilidade e muita determinação política” no “novo ciclo eleitoral” que inclui as europeias de 25 de maio deste ano, as legislativas de 2015 e as presidenciais de 2016.

Os militantes do PSD tinham até 15 de janeiro para regularizar o pagamento de quotas, de que dependia a sua inclusão nos cadernos eleitorais. Segundo dados oficiais divulgados à agência Lusa, que não incluem o número total de inscritos no partido, 47 mil militantes vão poder votar nas eleições diretas de sábado.

Depois de ter sido derrotado em 2008 por Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho foi eleito pela primeira vez presidente do PSD em diretas realizadas a 26 de março de 2010, com 61,2%, correspondentes a 31.671 votos, vencendo Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros.

Tendo em conta os resultados anunciados, 51.750 militantes sociais-democratas terão votado nessas eleições, nas quais, segundo o Povo Livre, 78.900 estavam em condições de votar.

Cerca de um ano depois, a 5 de junho de 2011, realizaram-se eleições legislativas antecipadas, que o PSD ganhou, sem maioria absoluta, na sequência das quais se coligou com o CDS-PP para formar o XIX Governo Constitucional, que tomou posse a 21 de junho desse ano.

Ao fim de oito meses na chefia do executivo, Pedro Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD, a 3 de março de 2012, sem oposição, tendo obtido com 17.499 votos, correspondentes a 95,5% – resultados anunciados numa altura em que faltavam apurar votos em algumas secções, não tendo sido tornados públicos os resultados finais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …