Passos Coelho sozinho na corrida a 3º mandato no PSD

Walter Branco / Governo de Portugal

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

O Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho vai a votos no sábado para um terceiro mandato de dois anos como presidente do PSD, sem adversários, em eleições diretas nas quais podem votar 47 mil militantes sociais-democratas.

Nas diretas deste sábado, entre as 16:00 e as 22:00, os sociais-democratas vão também eleger os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, no Coliseu de Lisboa, que elegerá os novos órgãos nacionais do partido.

Pedro Passos Coelho formalizou a sua recandidatura à liderança do PSD a 17 de janeiro, data limite para o fazer, com a entrega de “mais de 6000 subscrições” de militantes e de uma moção de estratégia global intitulada “Portugal acima de tudo!”.

Na ocasião, o atual primeiro-ministro defendeu que Portugal precisa de “um horizonte de estabilidade e muita determinação política” no “novo ciclo eleitoral” que inclui as europeias de 25 de maio deste ano, as legislativas de 2015 e as presidenciais de 2016.

Os militantes do PSD tinham até 15 de janeiro para regularizar o pagamento de quotas, de que dependia a sua inclusão nos cadernos eleitorais. Segundo dados oficiais divulgados à agência Lusa, que não incluem o número total de inscritos no partido, 47 mil militantes vão poder votar nas eleições diretas de sábado.

Depois de ter sido derrotado em 2008 por Manuela Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho foi eleito pela primeira vez presidente do PSD em diretas realizadas a 26 de março de 2010, com 61,2%, correspondentes a 31.671 votos, vencendo Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros.

Tendo em conta os resultados anunciados, 51.750 militantes sociais-democratas terão votado nessas eleições, nas quais, segundo o Povo Livre, 78.900 estavam em condições de votar.

Cerca de um ano depois, a 5 de junho de 2011, realizaram-se eleições legislativas antecipadas, que o PSD ganhou, sem maioria absoluta, na sequência das quais se coligou com o CDS-PP para formar o XIX Governo Constitucional, que tomou posse a 21 de junho desse ano.

Ao fim de oito meses na chefia do executivo, Pedro Passos Coelho foi reeleito presidente do PSD, a 3 de março de 2012, sem oposição, tendo obtido com 17.499 votos, correspondentes a 95,5% – resultados anunciados numa altura em que faltavam apurar votos em algumas secções, não tendo sido tornados públicos os resultados finais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em São Miguel, os restaurantes de concelhos em nível de alto risco fecham as portas a partir de amanhã

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de take-away ou …

O Brasil está a construir uma nova estátua gigante de Cristo. Vai ser mais alta que a do Rio de Janeiro

Uma nova estátua gigante do Cristo que está a ser construída no sul do Brasil será ainda mais alta do que a icónica estátua do Cristo Redentor com vista para o Rio de Janeiro. Cabeça e …

Costa anuncia 252 milhões de euros de investimento na investigação e economia do mar

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vai ter uma verba de 252 milhões de euros autonomizada para financiar investimentos na investigação, na economia do mar e na segurança pesqueira. Além …

Setor da restauração diz que os apoios e horários estabelecidos aumentam a “escravização"

Segundo um documento da PRO.VAR, dois em cada três (66,4%), dos estabelecimentos localizados em centros comerciais, ponderam apresentar pedidos de insolvência. O trabalho tem por base um inquérito a empresas do sector realizado entre os dias …

Ucrânia diz que Rússia não responde a pedido de conversações, mas conta com o apoio da NATO

O Presidente ucraniano, Volodimir Zelenskii, disse que ainda não conseguiu falar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, para discutir a escalada do conflito no Leste da Ucrânia. A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de …

"O trabalho liberta." Polícia comunica pichagem nazi no Porto ao Ministério Público

A Polícia Municipal vai comunicar ao Ministério Público (MP) uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, com a frase nazi "o trabalho liberta". Uma pichagem num portão da Avenida do Brasil, no Porto, …

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de Esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …