Em menos de um ano, Passos teve aumento de 800 euros em Universidade pública liderada por ex-PSD

Paulo Cunha / Lusa

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho começou a trabalhar como professor, a tempo parcial, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas que integra a Universidade de Lisboa, uma instituição pública, em Março de 2018. Menos de um ano depois, passou a professor a tempo inteiro com um aumento de ordenado de 800 euros.

As contas são apresentadas pela revista Sábado que lembra que Passos Coelho entrou para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) em Março de 2018, menos de um mês depois de ter saído do PSD.

O ex-primeiro-ministro começou como professor catedrático “convidado”, em regime de “tempo parcial (50%)”, entrando logo para o topo da categoria, com um ordenado de 1200 euros.

A 1 de Novembro do ano passado, Passos Coelho passou a trabalhar como professor a “tempo integral”, vendo o ordenado aumentado para os 2000 euros, de acordo com a Sábado.

O ISCSP remete explicações para o seu presidente, o ex-deputado do PSD Manuel Meirinho, que, por sua vez, se revelou incontactável.

Manuel Meirinho foi eleito deputado pelo PSD nas eleições legislativas de 2011.

A contratação de Passos Coelho para o ISCSP já tinha causado polémica, com várias figuras académicas a manifestarem-se contra o estatuto de professor catedrático atribuído ao ex-primeiro-ministro.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As moscas ajudam-se mutuamente para que o produto que a mosca ingere e dejecta possa perdurar eternamente. Viva a democracia!

  2. Não foi um aumento de ordenado!!! O horário também aumentou. Estava apenas a meio tempo e agora ao que tudo indica está a tempo integral. E 2000 euros para um ex-primeiro-ministro sempre me parece melhor do que mais de 300 milhões em contas de amigos e familiares.

  3. “… O ex-primeiro-ministro começou como professor catedrático “convidado”, em regime de “tempo parcial (50%)”, …”

    ha qualquer coisa que nao bate certo.
    diz que começou como porfessor catedratico. pelo que li, ele tem uma licenciatura (É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Lusíada de Lisboa, desde 2001.). eu pergunto, como podem chamar-lhe esse nome se ele so tem uma licenciatura?
    para quem é formado em economia, deve ser pouco”esperto” pois como 1º ministro nao percebia nada de economia (a unica que conhecia era de tirar dinheiro aos contribuintes)

  4. Está mais do que visto que “capital escolar” nos diversos cargos, para políticos, é tão essencial como uma viola num enterro…

RESPONDER

Vénus paleolítica com mais de 20.000 anos descoberta no norte de França

Uma Vénus do Paleolítico esculpida há 23 mil anos foi encontrada no campo arqueológico de Renancourt, perto de Amiens, no norte de França. A descoberta remonta a julho passado e foi agora anunciada em comunicado pelo …

Chumbados projetos de lei para proteger vítimas de violência doméstica

Reconhecimento das crianças em contexto de violência doméstica, declarações para memória futura das vítimas e criação de subsídio para quem é obrigado a abandonar o lar foram os temas em discussão. Os projetos de lei do …

Ferro repreende Ventura no Parlamento. Deputado pede audiência urgente a Marcelo

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, fez esta quinta-feira uma advertência ao deputado do Chega por utilizar com “demasiada facilidade” as palavras “vergonha” e “vergonhoso” nas suas intervenções no parlamento. André Ventura intervinha no …

Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica. Nem só o …

Fim da guerra comercial à vista. Estados Unidos e China chegam a acordo

Falta apenas a assinatura do presidente dos Estados Unidos para que o entendimento possa pôr um ponto final na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China. De acordo com a Bloomberg, os negociadores …

Recuperados seis dos oito corpos das vítimas de erupção de vulcão na Nova Zelândia

Uma equipa militar neozelandesa recuperou esta sexta-feira seis dos oito corpos dos turistas que permaneciam desaparecidos após a erupção, na segunda-feira, do vulcão Whakaari, numa ilha desabitada da Nova Zelândia. A operação, que envolveu oito membros …

Plantas também "gritam" quando estão sob stress

À semelhança do que acontece com o Homem, algumas plantas também podem "gritar" quando enfrentam situações de stress, como a falta de água ou o corte do seu caule, concluíram cientistas da Universidade de Tel …

ESA declara guerra ao lixo espacial com um robô de quatro braços

https://vimeo.com/379011028 A Agência Espacial Europeia (ESA) acaba de assinar um contrato com a startup suíça ClearSpace para levar a cabo tarefas de limpeza de lixo orbital. Em comunicado, a agência espacial aponta que a empresa vai …

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …