/

Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de cancro

Passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de cancro, sugere uma nova investigação publicada recentemente na revista JAMA Oncology.

“Este é o primeiro estudo que mostra definitivamente uma forte associação entre o facto de as pessoas não se movimentaram com a morte associada ao cancro”, explicou a autora principal do estudo Susan Gilchrist, professora associada no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, citada pela CNN.

No entanto, frisa a mesma investigação, substituir pelo menos 30 minutos do tempo que as pessoas passam sentadas por atividades físicas levas, moderadas ou intensa pode diminuir esse risco de 8% até 31%. “As nossas descobertas reforçam que é importante ‘sentar menos e movimentar mais'”, sintetizou a especialistas citada em comunicado.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores pediram a 8.000 voluntários utilizassem um dispositivo de monitorização de movimento durante as suas horas de vigílias durante sete dias consecutivos entre 2009 e 2013.

Após um acompanhamento de cinco anos, os cientistas concluíram que as pessoas mais sedentárias tinham um risco 82% maior de morrer com cancro comparativamente aos voluntários menos sedentários, mesmo com o ajusto da idade, género e patologias associadas, detalha ainda a emissora norte-americana.

“As conversas com os meus pacientes começam sempre com o motivo pelo qual não têm tempo para fazer exercício (…) Digo-lhes para ficarem em pé cinco minutos por cada hora de trabalho ou utilizar as escadas em vez do elevador. Pode não parecer muito, mas este estudo mostra que mesmo as atividades leves trazem benefícios na luta contra o cancro”, disse Gilchrist, que lidera o Programa do Coração Saudável do MD Anderson. ”

“Incorporar 30 minutos de movimento nas nossas vida diárias pode ajudar a reduzir o risco de morte por cancro”, concluiu a especialista.

Os resultados foram recentemente publicados na revista especializada JAMA Oncology.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.