TAP condenada a indemnizar grupo de brasileiros impedido de embarcar

Um tribunal de São Paulo condenou a companhia aérea a pagar cerca de oito mil euros de indemnização a este grupo de brasileiros que foi impedido de embarcar num dos seus voos com destino a Portugal.

De acordo com o semanário Expresso, um grupo de seis brasileiros, originário de Manaus, terá sido impedido de embarcar num voo da TAP que partia de São Paulo com destino a Portugal e foi obrigado a ficar oito dias nessa cidade brasileira.

O jornal adianta que os funcionários do balcão de check-in da companhia aérea terão explicado que não os poderiam deixar embarcar uma vez que, chegados a território português, iriam ser barrados por não terem comprovado devidamente o parentesco, fator que alegadamente seria exigido por uma norma europeia.

Uma das brasileiras que fazia parte deste grupo, autora de uma ação interposta na justiça brasileira, afirmou que tinha confirmado com a transportadora portuguesa e com o consulado do Brasil que não era necessária qualquer solicitação específica.

Agora, escreve o semanário, um tribunal de São Paulo obrigou a TAP a pagar a este grupo de passageiros cerca de oito mil euros por danos materiais e morais.

“Além da passagem comprada e do passaporte, porque é documento de identificação internacionalmente reconhecido, nada mais é possível exigir-se do passageiro”, afirmou o juiz brasileiro Guilherme Ferreira da Cruz no acórdão, citado pelo jornal Estadão.

O voo de repatriamento vindo do Brasil com cerca de 300 passageiros chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Foi o primeiro voo de carácter humanitário organizado pelo Governo português, depois da suspensão das ligações aéreas entre os dois países a 27 de janeiro.

O Executivo já admitiu realizar outro voo humanitário entre os dois países, caso haja mais passageiros em situação prioritária que não conseguiram lugar neste voo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …