Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares.

O incidente ocorreu a 22 de junho. Chloe Haines, de 25 anos, terá gritado e pontapeado membros da tripulação e outras pessoas, além de tentar abrir as portas de saída durante o voo.

Ao todo, foram 45 minutos em que o avião esteve “sequestrado” pela mulher que chegou a entrar no cockpit a ameaçar matar toda a gente. De acordo com a imprensa britânica, testemunhas contam que Chloe Haines agrediu uma comissária de bordo antes de ser travada pelos passageiros.

“Ela empurrou uma assistente de bordo de um lado do corredor para o outro. Estava a dar murros, pontapés e a gritar para as assistentes de bordo, que tentaram impedi-la, mas não conseguiram”, relatou Steven Brown ao The Sun. O passageiro associou o comportamento violento de Haines a alguém que tinha acabado de tomar drogas. “Era como se estivesse possuída”, destacou.

O aparelho foi obrigado a dar meia-volta e foi necessária a intervenção de dois caças Typhoon da Royal Air Force (RAF).

Assim que o avião aterrou em Standsted, Haines foi detida por suspeita de agressão e por colocar em perigo a segurança dos passageiros e aeronave. Ficou em liberdade condicional, mas agora soube que a companhia aérea, a Jet2, lhe vai exigir o reembolso do que pagou por causa dela. A mulher foi multada em 85 mil libras (cerca de 94 mil euros) e está proibida de viajar pela companhia britânica.

“Miss Haines foi um dos casos mais sérios de comportamento disruptivo de um passageiro que jamais tivemos. Ela agora deve enfrentar as consequências dos seus atos”, disse o CEO da Jet2, Steve Heapy.

“Vamos processá-la vigorosamente para recuperar os custos que incorremos como resultado deste desvio”, acrescentou Heapy. “Enquanto companhia aérea amiga das famílias, temos uma abordagem de tolerância zero absoluta a comportamento disruptivo, e esperamos que este incidente, com as suas consequências muito sérias, sirva como um forte aviso a outras pessoas que julguem poder-se comportar desta forma”.

De Maidenhead, no condado de Berkshire, Haines, assistente operacional de uma empresa de café, a Costa Express, foi proibida de conduzir durante 28 meses por ter sido apanhada a conduzir alcoolizada, apenas duas semanas antes da confusão que gerou no avião da Jet 2.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …