Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares.

O incidente ocorreu a 22 de junho. Chloe Haines, de 25 anos, terá gritado e pontapeado membros da tripulação e outras pessoas, além de tentar abrir as portas de saída durante o voo.

Ao todo, foram 45 minutos em que o avião esteve “sequestrado” pela mulher que chegou a entrar no cockpit a ameaçar matar toda a gente. De acordo com a imprensa britânica, testemunhas contam que Chloe Haines agrediu uma comissária de bordo antes de ser travada pelos passageiros.

“Ela empurrou uma assistente de bordo de um lado do corredor para o outro. Estava a dar murros, pontapés e a gritar para as assistentes de bordo, que tentaram impedi-la, mas não conseguiram”, relatou Steven Brown ao The Sun. O passageiro associou o comportamento violento de Haines a alguém que tinha acabado de tomar drogas. “Era como se estivesse possuída”, destacou.

O aparelho foi obrigado a dar meia-volta e foi necessária a intervenção de dois caças Typhoon da Royal Air Force (RAF).

Assim que o avião aterrou em Standsted, Haines foi detida por suspeita de agressão e por colocar em perigo a segurança dos passageiros e aeronave. Ficou em liberdade condicional, mas agora soube que a companhia aérea, a Jet2, lhe vai exigir o reembolso do que pagou por causa dela. A mulher foi multada em 85 mil libras (cerca de 94 mil euros) e está proibida de viajar pela companhia britânica.

“Miss Haines foi um dos casos mais sérios de comportamento disruptivo de um passageiro que jamais tivemos. Ela agora deve enfrentar as consequências dos seus atos”, disse o CEO da Jet2, Steve Heapy.

“Vamos processá-la vigorosamente para recuperar os custos que incorremos como resultado deste desvio”, acrescentou Heapy. “Enquanto companhia aérea amiga das famílias, temos uma abordagem de tolerância zero absoluta a comportamento disruptivo, e esperamos que este incidente, com as suas consequências muito sérias, sirva como um forte aviso a outras pessoas que julguem poder-se comportar desta forma”.

De Maidenhead, no condado de Berkshire, Haines, assistente operacional de uma empresa de café, a Costa Express, foi proibida de conduzir durante 28 meses por ter sido apanhada a conduzir alcoolizada, apenas duas semanas antes da confusão que gerou no avião da Jet 2.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …