Até à Páscoa “as coisas devem ficar como estão”, diz António Lacerda Sales

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu, em entrevista ao SAPO24, que foram cometidos erros desde o início da pandemia e defendeu que até à Páscoa “as coisas devem ficar como estão”.

Um ano depois de terem sido detetados os primeiros casos positivos de covid-19 em Portugal e numa altura em que o país, que já conta com mais de 16 mil mortes associadas ao coronavírus, recupera alguma estabilidade no que diz respeito ao número de casos diários, António Lacerda Sales diz-se “feliz” pela “esperança” recuperada com o mais recente confinamento.

“Diria que, neste momento, temos um confinamento com esperança. É nisso que estamos a investir, é nisso que neste momento todos os portugueses estão a investir, em podermos ter um dia como esse três de agosto, o mais rapidamente possível”, disse o Secretário de Estado da Saúde em declarações ao SAPO24, referindo-se ao dia em que se emocionou numa conferência de imprensa ao anunciar que não havia qualquer óbito por covid-19 a registar. Desde então, sete meses depois, nunca mais voltou a acontecer.

Lacerda Sales assume que foram cometidos erros e que o Governo não fez “tudo bem”, considerando, no entanto, que se tem feito uma “gestão adequada da pandemia” e que “os portugueses percebem isso”.

“O Governo, como todos os governos na Europa, toma decisões com base naquilo que é a informação mais consolidada possível e aquela que é a evidência mais científica possível. Todos os governos têm de gerir a pandemia nesse cenário de incerteza porque esta pandemia não traz manual de instruções”, disse.

“De qualquer das formas fizemos a nossa aprendizagem”, continuou o governante, explicando que o desconfinamento não deverá acontecer antes da Páscoa.

“A Páscoa, como o Natal, são sempre épocas de fluxos de grande mobilização social. Devemos evitá-los (…) Nesta fase, as coisas devem ficar como estão neste momento”, disse ainda.

Além de evitar os ajuntamentos da Páscoa, só desconfinando de forma gradual e faseada, com uma estratégia de testagem “massiva” e “maciça” é que será possível voltar a recuperar alguma normalidade.

Lacerda Sales garantiu ainda que a capacidade de testagem não diminuiu, o número de contágios é que caiu: “Somos o sétimo país que mais testa na Europa, temos mais de oito milhões de testes efetuados no país, testamos mais de 780 mil por milhão de habitantes”.

Apesar de confiante no processo de vacinação, e na recuperação do atraso provocado pelas quebras nas produções de vacinas, o governante avisou que tão cedo a vida não regressará ao velho normal.

“Acho que isso ainda está longe porque mesmo após a vacinação nós temos que perceber que temos de manter um conjunto de regras: máscara, higienização, álcool gel, distanciamento físico… Toda esta aprendizagem vamos ter de manter mesmo depois de estarmos vacinados, porque temos que pensar nos outros”, atirou.

Questionado sobre a possibilidade de substituir a ministra da saúde, um dos elementos mais escrutinados ao longo da pandemia, Lacerda Sales apressou-se a defender Marta Temido: “A senhora ministra da Saúde é uma excelente ministra da Saúde. Acima de tudo, pela sua grande capacidade de trabalho”.

“Estou com ambição de colaborar com a senhora ministra, de forma coesa, para levarmos a bom termo esta perceção”, disse o governante, admitindo, porém, que nunca recusará nada que o país lhe peça.

Nunca recusarei nada que o meu país me peça. Nunca recusarei nada a qualquer nível de missão pública”, concluiu.

Sofia Teixeira Santos Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais valia teres ido junto com a sonda para Marte! Lá é que estavas bem confinado! Mal de quem está PRESO EM CASA!!

RESPONDER

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …