Parques de Sintra ganha ‘Nobel do Turismo’

CEphoto, Uwe Aranas

Palácio Nacional da Pena, Sintra (foto: CEphoto, Uwe Aranas)

Palácio Nacional da Pena, Sintra (foto: CEphoto, Uwe Aranas)

A empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) venceu hoje o World Travel Award de “Melhor empresa do mundo em conservação”, prémio entregue numa cerimónia em Doha, no Qatar.

A votação do prémio internacional é realizada pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de agências de viagens e turismo oriundos de 160 países. A cerimónia contou com a presença do presidente da empresa, António Lamas, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do conselho de administração da empresa que gere património como o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros (Sintra), António Lamas, disse que o prémio significa o “reconhecimento do enorme trabalho” feito pela PSML na área da conservação.

É o ‘Nobel do Turismo’ e vamos, certamente, ter efeitos positivos na atração de turistas. Se não houvesse qualidade nos serviços que desenvolvemos, nada disto aconteceria, é um prémio que coloca a empresa num patamar de nível mundial”, referiu.

Também em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, afirmou que a PSML destronou a empresa sul-africana que há quinze anos consecutivos tem vencido esta categoria dos World Travel Awards.

“Este prémio é extraordinariamente relevante, é um prémio de nível mundial, que reconhece não só a excelência da Parques de Sintra Monte da Lua no campo da conservação, mas também algo que nós perspetivamos como um centro estratégico para o nosso pais, um sinal de que temos potencial para tornar Portugal um destino para o turismo de conservação da natureza e da biodiversidade”, sublinhou.

Miguel Castro Neto adiantou que o Governo está empenhado numa estratégia de “crescimento verde”, que passa por criar oportunidades de investimento em zonas protegidas ou classificadas para dinamizar estas áreas.

“Estamos empenhados em desenhar, no âmbito do acordo de parceria que vai enquadrar o próximo Quadro Comunitário de Apoio, todo um conjunto de instrumentos financeiros que vão alavancar investimentos públicos e privados visando dinamizar esta valorização dos recursos naturais”, afirmou.

O governante indicou que “esse plano está a ser construído e será apresentado no início do próximo ano”, permitindo disponibilizar esses mecanismos de incentivo.

O prémio hoje atribuído no Qatar vem juntar-se a vários já recebidos pela Parques de Sintra, que distinguiram o trabalho desenvolvido ao nível do acolhimento a visitantes e também da recuperação e do restauro dos parques e monumentos sob a sua gestão.

A PSML é uma empresa de capitais públicos cujo financiamento advém das receitas de visitação do património que gere: Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …