Parques nacionais em África fechados para proteger gorilas da Covid-19

Uma série de parques nacionais africanos estão a fechar de forma temporária para proteger os seus gorilas e outros primatas da pandemia de Covid-19.

O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, lar de alguns dos últimos gorila-das-montanhas do mundo, é um desses casos, segundo o site IFLScience.

Na semana passada, o parque emitiu um comunicado no qual diz ter seguido o conselho de cientistas, que consideram que “os primatas são suscetíveis a complicações decorrentes da Covid-19″.

Outro exemplo foi a Agência Nacional de Parques Nacionais, no Gabão, cujo extenso sistema de parques abriga milhares de gorilas-do-ocidente. No início do mês, esta autoridade anunciou que iria tomar medidas, uma vez que “os vírus respiratórios que afetam humanos são facilmente transmitidos a primatas”.

Com preocupações semelhantes, o Ruanda também está a suspender o turismo no país e a encerrar as atividades de pesquisa em três parques nacionais que abrigam gorilas e chimpanzés, adianta a agência Associated Press.

Ainda não houve nenhum caso conhecido de um primata que tenha contraído o novo coronavírus (SARS-CoV2). No entanto, sabe-se que os gorilas e outros primatas podem “apanhar uma constipação” e outras doenças respiratórias dos seres humanos.

Em 2008, um estudo científico descobriu a “primeira evidência direta de transmissão de vírus de humanos para macacos selvagens” (neste caso, Paramyxoviridae) e concluiu que a transmissão de doenças poderia estar a contribuir para o grande declínio destes animais.

Neste momento, cientistas do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, já estão a infetar macaco-rhesus com o novo coronavírus, numa tentativa de perceber melhor o vírus e a sua infeção. Os investigadores descobriram que estes animais desenvolvem uma “doença respiratória leve”, embora o artigo científico ainda tenha de passar pela revisão por pares.

Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o facto de a pandemia estar a ter uma evolução “extremamente rápida” no continente africano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …

Fisco não se compromete com reembolsos rápidos do IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS relativa a 2019 arranca esta quarta-feira e prolonga-se até 30 de junho. Neste momento, a Autoridade Tributária e Aduaneira não se compromete com reembolsos rápidos. De acordo com …

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas. O anúncio foi feito esta terça-feira …

“Terrorismo e pirataria”. Maduro acusa navio cruzeiro português de afundar barco da Marinha da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem. Nicolás Maduro …