Monsanto é um “barril de pólvora” às portas de Lisboa

Parque Florestal de Monsanto / Facebook

Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

O Parque Florestal de Monsanto é um verdadeiro “barril de pólvora” às portas de Lisboa, avisam ambientalistas, alertando que “podemos ter aqui um novo Pinhal de Leiria” devido ao elevado risco de incêndio por falta de limpeza.

Os dirigentes da Quercus e da Associação de Promoção ao Investimento Florestal (Acréscimo), João Branco e Paulo Castro, respectivamente, acusam a Câmara Municipal de Lisboa de não limpar devidamente a mata de Monsanto, deixando acumular materiais combustíveis típicos que a tornam um verdadeiro “barril de pólvora” pronto a explodir.

Em declarações à TSF, Paulo Castro nota que “podemos ter aqui um novo Pinhal de Leiria” devido ao excesso de vegetação que não é limpa há anos, alega.

Os dois ambientalistas referem que há áreas do parque florestal de 900 hectares que estão mal geridas, com arbustos e silvas tão grandes que chegam a ser do tamanho das árvores.

“Qualquer pessoa que chegue aqui com um isqueiro provoca um grande incêndio”, destaca ainda. “O risco de incêndio é elevado”, segundo o líder da Acréscimo, devido ao facto de haver “população humana sempre presente, alta carga de combustível e continuidade horizontal e vertical dos combustíveis”. “Portanto, está aqui um cocktail para que os incêndios ocorram e se propaguem”, avisa.

O vereador do Ambiente da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, assegura à mesma rádio que a intervenção no Parque Florestal de Monsanto “está a seguir os parâmetros que foram promulgados pelo Governo”.

“Em 900 hectares que existem de mata, neste momento haverá 10 hectares que ainda não estão preparados convenientemente, mas que não oferecem qualquer perigo porque estão sinalizados e vão ser tratados”, garante.

O vereador nota ainda que algumas das zonas mais críticas não pertencem à autarquia, mas ao Estado. Todavia, a Câmara vai também limpar essas áreas, assegura.

Sá Fernandes refere ainda que o Parque Florestal de Monsanto tem um plano de gestão florestal e um plano contra incêndios, e nota que é a única floresta urbana da Europa “certificada” devido às “práticas de boa gestão”.

ZAP //

PARTILHAR

29 COMENTÁRIOS

  1. Pois, mas os senhores ambientalistas “esqueceram-se” de referir que o Pinhal de Leiria teve mão criminosa. Logicamente que qualquer zona verde se transforma em combustivel se lá for colocado fogo!

  2. Por falta de limpeza ? Ou pela vossa esquizofrenia, estarem a “dar ideias” a pirómanos (que os há, e muitos, neste malvado país) ?
    Agora que vocês puseram a “boca no trombone”, talvez não fosse má ideia deslocar algumas forças de segurança, quiçá forças armadas, para o dito local, em vez de estarem a jogar á sueca nos quartéis.

  3. Nem sei como é que ainda não serraram o parque de monsanto de alto a baixo. Com a parvoíce que se vê pelo país todo, com um abate de árvores profundamente lamentável e totalmente desnecessário só falta mandar abaixo monsanto.
    O que deve ser cortado não se corta. O que poderia e deveria ficar, manda-se abaixo. O país está todo doido.

  4. A cidade de Lisboa e os lisboetas são uma bomba relógio às portas do parque de Monsanto. Santa ignorância, será que nunca iniciou um incêndio na cidade de Lisboa? Diz-se que a capital de Portugal está a beira do colapso social e económico, já para não falar no anunciado terramoto para os próximos tempos. Falta anunciar uma praga de gafanhotos para a capital, e o país colapsar. Perante estes cenários dantescos lançados todos os dias, aceitam-se candidatos para receber a nova capital de Portugal.

  5. Estes senhores parece que estão a fazer o que os madeireiros fizeram no pinhal de Leiria Uma reunião uma semana antes para ver como haviam de pegar fogo e depois foi o que se viu. Aqui só falta indicarem quem vai com o isqueiro atear o dito.
    Enfim se os ambientalistas trabalhassem um pouco, em vez de mandarem só bocas talvez as situações se resolvessem sem tantos incêndios.

  6. Agora,… todo o mundo percebe de incendios, com evidencia especial para os frequentadores de café.
    É preciso é mandar vir, com preferencia com opinião forte e voz alta.

  7. Não… Sabem o que é? Estão a preparar o terreno para formar uma PPP para gerir o Parque de Monsanto. Depois mete-se uma cerca à volta a passa-se a pagar para lá entrar. Se der prejuizo pagam os impostos. Se de lucro, mamam os caciques e os oligarcas deste país.

  8. Na mata do Rei, que vai da Charneca da Caparica até ao limite da Lagoa de Albufeira, passado pela zona da Fonte da Telha, é uma mata do Estado e está com o mesmo problema há anos. Não é convenientemente limpa, os asseiros são desadequados devido à “invasão” pelos arbustos circundantes e as cargas de material combustível são enormes. Está à mercê de qualquer pirómano, bandido, sem vigilância e ao abandono.

  9. Realmente estes ambientalistas deviam estar calados invés de dar ideias. Relativamente ao Pinhal de Leiria se eu tivesse alguma parcela ardida na área fazia o mesmo ao madeireiros olho por olho dente por dente. Esses madeireiros destruíram séculos de história para ganhar uns cobres. Forca com estes gajos!

  10. “Qualquer pessoa que chegue aqui com um isqueiro provoca um grande incêndio…” daaaaaa-se, só dá mesmo vontade de dizer, da burrice e ignorância desta gente. Até já os chamados ambientalistas têm as ventas adormecidas à verdadeira triste realidade nacional que vivemos. Então, QUALQUER PESSOA QUE CHEGUE AQUI COM UM ISQUEIRO PROVOCA UM GRANDE INCÊNDIO!!!!!!!!!!.. e a culpa é das matas?????? Já é normal então haver pessoas a pôr fogo está-se a ver??? CERTO??? Que raio de m…. é esta, afinal de contas? Que país em total prostituição e bandalheira é este, que ninguém a começar pelos governantes, é capaz de abordar a questão como deve ser: EXISTE UM CRIME INSTALADO, PERPETRADO POR MADEIREIROS E PROMOVIDO POR MUITOS QUE ATÉ AO TOPO DA PIRÂMIDE DO NEGÓCIO DA MADEIRA – AS CELULOSES E PASTA DE PAPEL – ACABAM POR MUITO USUFRUIR FINANCEIRAMENTE DESTA CALAMIDADE.
    Entristece-me tanto este país sem ordenamento nem planeamento, nem fiscalização, com leis todas embrulhadas numa salganhada pegada que já ninguém sabe o que anda a fazer… agora temos pessoas a cortar árvores de fruto dentro de quintais, limpezas de terreno que são mais razias de desertificação do que outra coisa. Ainda por cima estas medidas notificadas pela própria autoridade tributária com risco de multas!!! Mete-se na cabeça de alguém?!? Porque é que a tão preocupada QUERCUS e o resto dos ambientalistas, não mencionam as belas limpezas que andam por aí, em que os proprietários que obviamente não estão (ou não têm) para gastar dinheiro com limpezas, vendem simplesmente toda a madeira de pinho e eucalipto à laia de razia, deixando terrenos que ainda assim tinham éspecies que se deviam proteger e preservar, a começar pelo Quercus suber (sobreiro), Quercus faginea (carvalho cerquinho), Quercus coccifera (carrasco), Crataegus oxyacantha (pilriteiro), e montes de outras espécies autóctones folhosas protegidas por lei, numa devastação completa??? A terra toda nua e rasgada, com sobreiros, carvalhos e todas as outras espécies que não interessam para a industria da madeira maioritariamente destruídas, em cenários tristíssimos onde se vêm carvalhos jovens (em que o calibre ainda não rende) deixados desmembrados no terreno, só com o tronco principal. E carvalhos grandes tudo cortado, a aproveitar a lei e a confusão das limpezas enquanto é tempo para fazer o máximo de dinheiro com a madeira. É ESTE BELO ESPECTÁCULO QUE QUEREM MINHA GENTE INTELIGENTE??? Qualquer dia a esperteza é tanta, que para não haver fogos, proíbe-se haver floresta. Isto tudo porque as inteligências não são capazes de tratar do assunto como deve ser – EXISTE CRIME E INTERESSE ECONÓMICO POR DETRÁS DOS FOGOS FLORESTAIS QUE FAVORECE MUITA GENTE FINANCEIRAMENTE, INCLUINDO POLÍTICOS.

  11. E só mais uma coisa a ver se algumas pessoas abrem a pestana… O FOGO NÃO ACONTECE POR AS MATAS NÃO ESTAREM LIMPAS… O FOGO ACONTECE PORQUE EXISTE UMA CAMBADA DE ENERGÚMENOS GANANCIOSOS INCONSCIENTES POR ESSE PAÍS FORA A PÔR FOGO NAS MATAS E FLORESTAS.

    • E depois há uma corja de políticos que não condena convenientemente os incendiários. Não faz leis para que sejam metidos dentro por muitos e maus anos!! Porque agora há liberdade e é o Povo quem mais ordena!!

  12. É natural que queimem a mata de Monsanto, porque já pouco há para queimar. Na minha terra, que fica mais abaixo de Pedrógão, também há muito mato, pinhal e eucaliptos. Mas nada ardeu e também lá há pessoas (descuidadas). Devem estar à espera para quando não houver mesmo mais nada para queimar. E os helicópteros também têm que trabalhar para ganhar dinheiro. Se não houver incêndios não ganham nada. A indústria dos fogos tem que funcionar.

  13. Os senhores governantes são muito hábeis em inventar coimas para tudo e para todos, exigem dos outros aquilo que eles não cumprem como o caso da limpeza das matas do Estado, sabe-se agora que o centenário pinhal de Leiria ardeu todo por mão criminosa de alguns madeireiros e vergonhosamente foi um canal de televisão a denunciar o caso, nem polícia alguma nem governantes se deram ao trabalho de investigar o que deve ser investigado e pior ainda ninguém irá ser punido por tal crime, não será difícil supor que os outros incêndios levaram o mesmo caminho, se foi para isto o 25 de Abril então que venha o 26 ou muito mais seguros estávamos no 24 em todos os sentidos de segurança. Amanhã dia 25 de Abril não faltarão políticos oportunistas a chegarem-se à frente nos seus discursos elogiando a façanha que eles próprios não têm competência de garantir ao povo aquilo que afirmam e a dignidade de um país mais justo.

  14. É possível haver um grande incêndio na mata de Monsanto.
    Mas ninguém viu que até 15 de abril tenha havido qualquer limpeza daquela mata. A GNR não deveria lá ir e aplicar a respetiva coima ao Fernando Medina ?! As estradas que atravessam aquela mata, continuam a ter árvores encostadas e possibilitando a passagem do fogo de uma lado para o outro.
    Parece que a limpeza das matas foi só show-off do governo e um modo de cobrar multas a quem não tem meios e possibilidades de cortar as árvores. Serve ainda para o Estado ficar com mais alguns terrenos a custo zero.

  15. Os ambientalistas da QUERCUS fazem parte do SISTEMA que quer abater arvores em nome das cidades inteligentes porque as arvores comprometem esta tecnologia atlamente nociva e que nada tem a ver com progresso mas sim manipulação e controle da população! Avisam com antecedencia de forma hipocrita para lhes darmos o credito que não teem. A proteção civil está com poder soberano para intervir acima dos militares, a mando do estado que encontra sempre desculpa de negligencia e falta de meios para arder as areas verdes – prendam Marcelo Rebelo de Sousa PORQUE É UM TRAIDOR que nos vendeu á Nova Ordem Mundial: provas em “diariodeumet.wordpress.com”. O CANIL MUNICIPAL tem que ter plano de evacuação!

  16. Estou um bocadinho confusa…ha dias a Camara Municipal disponibilizava um video na sua pagina de FB celebrando o facto de ter um orçamento de 4 milhoes de euros anual (inveja de qualquer area protegida de Portugal) para gerir a “floresta” de Monsanto…

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …