Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

(dr) OMA

Esquema do futuro parque de esculturas subaquático em Miami.

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de 2021.

Por esta altura, ainda apenas o primeiro quilómetro estará disponível, embora no futuro se venha a expandir até mais de 11 quilómetros.

A ideia partiu de Ximena Caminos, que percebeu que recifes artificias podem ser podem ser colocados em South Beach, Miami, para ajudar na reposição da sua população de corais.

“Eu pensei: ‘E se criássemos um recife desenhado por artistas?'”, disse Caminos à CNN. “Sempre me interessei em como podemos combinar arte e ciência para abordar questões de sustentabilidade”.

As colónias de recifes de coral promovem a biodiversidade e cerca de um quarto dos peixes dos oceanos dependem delas para sobreviver. O contínuo aquecimento das águas devido ao aquecimento global tem feito com que, cada vez mais, os recifes de coral na Flórida estejam a perder a cor. O problema não é endémico e afeta todo o mundo.

O novo parque ReefLine vai consistir em unidades modulares de cimento, com instalações de arte específicas do local ao longo da costa. Arquitetos, biólogos marinhos, investigadores e engenheiros estão a trabalhar juntos para tornar isto possível.

“A equipa tem que ser interdisciplinar”, disse Caminos. “Artistas, arquitetos, cientistas, conservacionistas e funcionários públicos estão a reunir-se para criar este jardim de esculturas subaquático que vai formar o recife artificial, ajudando a promover o crescimento dos corais destruídos da área e aumentar a resiliência costeira”.

Os primeiros artistas a estrearem as suas obras no ReefLine serão o japonês Shohei Shigematsu, que é o arquiteto responsável por desenhar o parque, e o artista argentino Leandro Erlich. Na próxima fase do projeto, juntam-se obras do artista brasileiro Ernesto Neto e da argentina Agustina Woodgate.

“É uma forma totalmente diferente de experimentar arte”, disse Caminos. “A água também vai proporcionar uma mudança de perspetiva e gravidade. Arquitetos e designers estão muito entusiasmados com essas oportunidades que mudam as perspetivas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …