Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

(dr) OMA

Esquema do futuro parque de esculturas subaquático em Miami.

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de 2021.

Por esta altura, ainda apenas o primeiro quilómetro estará disponível, embora no futuro se venha a expandir até mais de 11 quilómetros.

A ideia partiu de Ximena Caminos, que percebeu que recifes artificias podem ser podem ser colocados em South Beach, Miami, para ajudar na reposição da sua população de corais.

“Eu pensei: ‘E se criássemos um recife desenhado por artistas?'”, disse Caminos à CNN. “Sempre me interessei em como podemos combinar arte e ciência para abordar questões de sustentabilidade”.

As colónias de recifes de coral promovem a biodiversidade e cerca de um quarto dos peixes dos oceanos dependem delas para sobreviver. O contínuo aquecimento das águas devido ao aquecimento global tem feito com que, cada vez mais, os recifes de coral na Flórida estejam a perder a cor. O problema não é endémico e afeta todo o mundo.

O novo parque ReefLine vai consistir em unidades modulares de cimento, com instalações de arte específicas do local ao longo da costa. Arquitetos, biólogos marinhos, investigadores e engenheiros estão a trabalhar juntos para tornar isto possível.

“A equipa tem que ser interdisciplinar”, disse Caminos. “Artistas, arquitetos, cientistas, conservacionistas e funcionários públicos estão a reunir-se para criar este jardim de esculturas subaquático que vai formar o recife artificial, ajudando a promover o crescimento dos corais destruídos da área e aumentar a resiliência costeira”.

Os primeiros artistas a estrearem as suas obras no ReefLine serão o japonês Shohei Shigematsu, que é o arquiteto responsável por desenhar o parque, e o artista argentino Leandro Erlich. Na próxima fase do projeto, juntam-se obras do artista brasileiro Ernesto Neto e da argentina Agustina Woodgate.

“É uma forma totalmente diferente de experimentar arte”, disse Caminos. “A água também vai proporcionar uma mudança de perspetiva e gravidade. Arquitetos e designers estão muito entusiasmados com essas oportunidades que mudam as perspetivas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …