Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

Ritchie B. Tongo / EPA

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento à relação entre homens e mulheres.

Depois de anos de prolongado debate com divisões entre os cidadãos e uma grande pressão dos grupos de ativistas pelos direitos LGBT, a Formosa aprovou em maio a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A Formosa é um território de administração autónoma que a China reclama como seu e do qual se demarca neste assunto. Apesar da crescente comunidade gay existente no país, o Partido Comunista não dá sinais de vir a mudar a lei.

Na China, as práticas sexuais tornaram-se invisíveis no país na época de Mao, altura em que foram classificadas como patologias e criminalizadas. O sexo entre pessoas do mesmo sexo não é proibido na China desde 1997 e a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença mental em 2001.

“Esta lei serve a condição nacional do nosso país bem como as tradições históricas e culturais. Tanto quanto sei, a vasta maioria dos países não reconhecem a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo”, declarou esta quarta-feira Zang Tiwei, porta-voz do da comissão dos assuntos legais do Parlamento chinês quando questionado sobre a possibilidade de a China vir a alterar a lei para permitir esse tipo de casamento, citado pela agência Reuters.

O conhecido ativista dos direitos homossexuais Sun Wenlin declarou à Reuters ter ficado “desiludido, mas não surpreendido”.

Em maio deste ano, o Taiwan fez história na Ásia, tornando o primeiro país daquele continente a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os deputados aprovaram por larga maioria uma lei que permite que casais do mesmo sexo formem “uniões permanentes exclusivas” e uma cláusula que lhes permite solicitar a inscrição pela administração no registo de casamentos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aleleuia, que ainda há alguém, neste mundo, que tem um bocadinho de senso e de vergonha. Espero que a grande China nunca vergue nesta matéria.

RESPONDER

Emmy. Atrizes usam palco para apelos pró-transexuais, igualdade salarial e imigração

As atrizes Patricia Arquette, Michelle Williams e Alex Borstein usaram o seu discurso de vitória nos prémios Emmy da Academia de Televisão, que decorreu esta madrugada em Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA) para fazerem …

Assunção Cristas ataca falhanços do Governo na saúde

A presidente do CDS-PP atacou, esta segunda-feira, os falhanços do Governo e visitou uma Unidade de Saúde Familiar (USF) em Lisboa para pedir contas à promessa de acabar com os centros de saúde em prédios …

Companhia aérea fez mais de 80 voos sem nenhum passageiro a bordo (e não se sabe porquê)

Um relatório revelou que a companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA) fez mais de 80 voos sem ter nenhum passageiro a bordo. Estas operações aconteceram durante dois anos, desde 2016 até 2017, e as perda financeiras …

Rússia adere definitivamente ao acordo de Paris

A Rússia assinou, esta segunda-feira, uma resolução governamental que consagra a adesão definitiva ao Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, assinado por 195 países. "O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, …

"Roubaram-me os sonhos e a infância", acusa Greta Thunberg na Cimeira do Clima

A jovem ativista sueca criticou, esta segunda-feira, os líderes mundiais pela inação face às alterações climáticas e acusou-os de lhe roubarem os sonhos e a infância. "Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e …

Jerónimo frisa que passes de transportes mais baratos foram obra da CDU

O secretário-geral comunista vincou o papel do PCP e "Os Verdes" na redução dos preços dos passes dos transportes públicos, numa sessão pública com trabalhadores das empresas do setor, na estação de comboios de Santa …

Morte de menina de oito anos com bala perdida revolta Brasil

A morte de Ágatha Félix, uma menina de oito anos atingida, alegadamente, por uma bala perdida da polícia do Rio de Janeiro, está a provocar indignação no Brasil. Ágatha Felix tinha oito anos e foi baleada …

Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do PGR para combater corrupção

O presidente do partido Nós, Cidadãos! defende mudanças na escolha do Procurador-Geral da República, afirmando que boa parte dos 42 mil milhões de euros que a corrupção custou aos portugueses se deveu à inoperância desta …

"Estranhos sintomas" que afligiam diplomatas em Cuba podem ter sido causados por pesticidas

A misteriosa origem dos estranhos sintomas (entre eles, zumbidos, tonturas, náuseas, perdas de audição e de memória e outras dificuldades cognitivas) que afligiram diplomatas canadianos e norte-americanos em Cuba entre 2016 e 2018 dever-se-á a …

Testes rápidos ao VIH já podem ser feitos em casa

A partir da próxima semana vai ser possível comprar nas farmácias autotestes ao vírus da SIDA para fazer em casa. Os resultados demoram apenas 15 minutos. As farmácias portuguesas vão começar a vender, a partir da …