Parlamento chinês proíbe casamento entre pessoas do mesmo sexo

Ritchie B. Tongo / EPA

A China não segue a lei da Formosa, que autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e declara que a posição oficial do Parlamento chinês continua a ser de limitar a autorização do casamento à relação entre homens e mulheres.

Depois de anos de prolongado debate com divisões entre os cidadãos e uma grande pressão dos grupos de ativistas pelos direitos LGBT, a Formosa aprovou em maio a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A Formosa é um território de administração autónoma que a China reclama como seu e do qual se demarca neste assunto. Apesar da crescente comunidade gay existente no país, o Partido Comunista não dá sinais de vir a mudar a lei.

Na China, as práticas sexuais tornaram-se invisíveis no país na época de Mao, altura em que foram classificadas como patologias e criminalizadas. O sexo entre pessoas do mesmo sexo não é proibido na China desde 1997 e a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença mental em 2001.

“Esta lei serve a condição nacional do nosso país bem como as tradições históricas e culturais. Tanto quanto sei, a vasta maioria dos países não reconhecem a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo”, declarou esta quarta-feira Zang Tiwei, porta-voz do da comissão dos assuntos legais do Parlamento chinês quando questionado sobre a possibilidade de a China vir a alterar a lei para permitir esse tipo de casamento, citado pela agência Reuters.

O conhecido ativista dos direitos homossexuais Sun Wenlin declarou à Reuters ter ficado “desiludido, mas não surpreendido”.

Em maio deste ano, o Taiwan fez história na Ásia, tornando o primeiro país daquele continente a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os deputados aprovaram por larga maioria uma lei que permite que casais do mesmo sexo formem “uniões permanentes exclusivas” e uma cláusula que lhes permite solicitar a inscrição pela administração no registo de casamentos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aleleuia, que ainda há alguém, neste mundo, que tem um bocadinho de senso e de vergonha. Espero que a grande China nunca vergue nesta matéria.

RESPONDER

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …