Paris baniu todos os carros produzidos antes de 1997

3

A capital francesa baniu das ruas os carros produzidos antes de 1997, em nome do combate contra a poluição do ar local.

Paris sofre com sérios problemas de poluição devido à quantidade de carros que se movimentam na cidade, obrigando a levar a cabo uma série de esforços para reduzir a circulação dos automóveis particulares.

No início do ano, a cidade tinha anunciado uma reforma nos principais pontos turísticos para deixá-los mais amigáveis para peões e ciclistas.

Agora, com a nova medida, entre as oito da manhã e oito da noite dos dias de semana, os carros com mais de 19 anos não poderão entrar na cidade.

Para já, os fins de semana e os horários não comerciais estão autorizados, mas isso deverá acabar em 2020, quando a política será atualizada para proibir carros construídos antes de 2010.

Além disso, os carros que continuam a poder circular terão que colar um selo de Certificação de Qualidade de Ar, medida que ainda está em teste no resto do país. O selo indica também a idade do carro, o que facilita a monitorização feita pela polícia municipal.

Para os carros que forem apanhados a quebrar as novas regras, a multa pode variar dos 35 aos 450 euros, dependendo das características e condições do automóvel. A ideia é também criar vantagens para condutores de carros elétricos ou de baixo consumo de gasolina.

Outros países como a Holanda e Índia prometem proibir o uso de carros não elétricos até 2025 e 2030, respectivamente.

The Greenest Post

3 Comments

  1. E que ninguem descubra que a real razão para se proíbir veículos anteriores ao ano 2000(pesquisem o mundo automovel e este ano em particular) é a de que muito simplesmente este veículos incidem de forma negativa sobre a geoengenharia que anda a ser pulverizada nos céus dia e noite..
    Querem falar sobre proíbições? que se comece por proíbir o crime que anda a ser cometido dia e noite nos céus..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.