Parece um ovo e vamos vê-lo na Páscoa. Haumea é dos objetos mais estranhos do Sistema Solar

ianm36 / Depositphotos

Haumea, o planeta anão em forma de ovo

No dia 22 de abril, use um telescópio e olhe para o céu— se vir um ovo, considere-o o seu folar de Páscoa. Vai ser possível ter um vislumbre do planeta anão mais estranho que conhecemos por estas bandas.

Haumea é um planeta anão em forma de ovo e é também conhecido por 2003 EL61. É considerado um dos objetos estelares mais estranhos de que há registos no nosso Sistema Solar.

Este planeta tem cerca de um sétimo do tamanho da Terra (é aproximadamente do tamanho de Plutão), e está tão para além de Neptuno, no Cinturão de Kuiper, que demora 285 anos a orbitar o Sol. Tem duas luas, e é o primeiro objeto conhecido desta região do Sistema Solar a ter um anel.

É difícil observar objetos tão distantes, que ficam na região mais gelada do nosso Sistema Solar — a maioria só pode ser detetada por grandes telescópios, realça a New Scientist. Mas muito em breve vai ser possível ter um vislumbre deste estranho planeta.

É já no dia 22 de abril, dois dias depois da Páscoa, que Haumea estará em oposição. Isto significa que estará do mesmo lado do Sol que a Terra, o que torna mais fácil para os humanos procurarem-no nos céus: o seu corpo reflete a luz do Sol para nós.

Ainda assim, não será fácil encontrar este objeto. Precisa sempre de um telescópio com uma abertura de pelo menos 25 centímetros. Parecerá um ponto de luz, mas pode recorrer à astrofotografia para revelar a sua forma oval.

A física Abigail Beall conta na New Scientist que “a primeira vez que vislumbrei o Haumea foi há alguns anos. Embora pareça apenas um ponto de luz, achei-o muito excitante, sabendo que faz parte do nosso próprio sistema solar. Pareceu-me mais familiar, de alguma forma, do que as estrelas ou galáxias distantes que estou habituado a encontrar com o meu telescópio”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.