Pardal Henriques continua com “grande ascendente sobre sindicato”

António Cotrim / Lusa

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, sublinha a importância que Pedro Pardal Henriques continua a ter no Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, apesar de ter deixado de ser o porta-voz.

Como anunciou em agosto — quando confirmou que é candidato pelo PDR às eleições de outubro — Pardal Henriques continua a representar juridicamente o sindicato.

“Tenho muitas dúvidas de que alguma coisa do ponto de vista material se tenha efetivamente alterado, porque Pedro Pardal Henriques continua a ter um grande ascendente sobre o sindicato, a negociação final não deixou de passar por ele. E ele esteve lá para corroborar a assinatura do acordo no momento em que ele foi assinado”, disse Pedro Nuno Santos em entrevista à RTP.

O ministro das Infraestruturas explicou que o acordo que levou à desconvocação da greve dos motoristas de matérias perigosas foi facilitado pela ausência de exigências prévias tanto por parte do sindicato como da ANTRAM, que representa os patrões do setor.

“Aquilo que aconteceu desta vez é que nem uma parte nem a outra exigiram pré-condições ao outro para negociar e, portanto, todos os temas, todos os assuntos, todas as questões serão passíveis de diálogo — e isso era fundamental porque cada uma das partes tinha as suas pré-exigências, que obviamente impediam que se sentassem à mesma mesa”, defendeu.

Pedro Nuno Santos deixou críticas a Rui Rio por ter dito que a paralisação do mês passado foi uma “farsa”. “Não deixou de ser inusitado vermos o líder do PSD — não a direita toda, mas o líder do PSD — a tentar passar a mensagem de que havia uma farsa montada”, criticou.

O ministro entende que Rui Rio foi “desrespeitoso” para com as duas partes em conflito. “Um conflito que era sério, que em abril teve consequências muito sérias na vida de todos nós”, sublinhou Pedro Nuno Santos à RTP.

Depois de duas greves, no passado mês de abril e este mês, os motoristas de matérias perigosas ameaçar voltar a parar entre os dias 7 e 22 de setembro, mas desta vez só aos fins-de-semana e trabalho extraordinário. O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou este sábado a desconvocação da greve após princípio de acordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …