“Parasitas do sushi” aumentaram quase 300 vezes nos últimos 40 anos

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Washington (EUA), detetou um grande aumento de um verme que pode ser transmitido ao humanos quando estes consomem frutos do mar ou peixe cru.

Em causa está o verme-parasita anisakis, que é comummente conhecido como “parasita do sushi” e que pode infetar o trato intestinal do ser humano.

De acordo com a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Global Change Biology, a presença destes organismos no oceano disparou nos últimos 40 anos – são agora 283 vezes mais abundantes do que na década de 70.

Esta investigação é importante, uma vez que “mostra que tanto os riscos para os humanos como para os mamíferos [do oceano] estão ao mudar ao longo do tempo”, frisou a autora principal do estudo, Chelsea Wood.

O parasita de anisakis pode ser encontrados numa variedade de animais marinhos, como lulas, camarões, salmão, bacalhau, entre outros. Quando uma pessoa ingere este verme vivo, o parasita acaba por invadir a sua parede intestinal, causando sintomas semelhantes aos de uma intoxicação alimentar, que incluem náuseas, vómitos e diarreia.

“Estar infetado com o anisakis não é uma experiência agradável. As pessoas que consomem este tipo de vermes vivos não sofrerão efeitos a longo prazo… Mas os vermes podem causar algum dano na saída do corpo humano”, explicou Wood, citada pelo Inverse.

Os parasitas podem chegar aos 15 metros de comprimento e, nalguns casos, podem ficar sem detetar durante muito tempo, dentro do organismo de uma pessoa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigada, mas os parasitas não estão somente no sushi, mas em inúmeros tipos de carnes mal passadas e processadas, em legumes e verduras que além de conter tantos agrotóxicos, quando mal higienizados levam a muitas doenças

RESPONDER

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …