Parada militar de Trump poderá custar 24 milhões de euros

Ian Langsdon / EPA

Emannuel Macron com Donald Trump na visita do Presidente norte-americano a França

O Presidente dos Estados Unidos inspirou-se no exemplo francês para pedir ao Pentágono uma parada militar, que irá custar aos contribuintes do país entre 10 e 30 milhões de dólares (entre 8 e 24 milhões de euros).

A parada militar de Donald Trump vai custar aos contribuintes do país entre 10 e 30 milhões de dólares, entre 8 e 24 milhões de euros, segundo estimativas do gabinete orçamental da Casa Branca.

Quando questionado sobre os planos de defesa da administração Trump para o ano fiscal de 2019, Mick Mulvaney, diretor daquele gabinete, avançou com os cálculos aos legisladores do Congresso, esta quarta-feira, explicando que são “muito preliminares” e que o preço final vai depender “do tamanho do desfile”.

“Tenho estimativas de custo variadas e muito diferentes, que vão dos 10 milhões aos 30 milhões de dólares, dependendo do tamanho da parada, da sua extensão e comprimento”, explicou. “Obviamente, uma parada de uma hora é muito diferente de uma parada de cinco horas em termos de custos, de equipamento e desse tipo de coisas”.

Segundo o Expresso, Trump deu ordens às chefias do Exército para que estudassem a possibilidade de se organizar um desfile solene nos EUA, cerimónia que só costuma ser organizada quando o país ganha uma guerra.

No entanto, apesar destas ordens, Mulvaney garantiu que a administração Trump ainda não decidiu se vai concretizar a parada militar. “Vamos continuar a trabalhar convosco se decidirmos avançar”, prometeu aos legisladores.

Na semana passada, o chefe do Departamento da Defesa, Jim Mattis, confirmou que Trump continua interessado, mas que está em aberto a possibilidade de o evento decorrer noutra cidade que não a capital.

Segundo o diretor do gabinete orçamental, se o desfile avançar a Casa Branca vai pedir ao Congresso que aprove o seu financiamento ou então reorientar fundos existentes para pagar pelo evento. Na atual proposta de Orçamento do Estado apresentada pela administração Trump, há 686 mil milhões de dólares alocados ao Pentágono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.