Paracetamol na gravidez pode aumentar riscos de ter filhos autistas e hiperactivos

O paracetamol é usado por grávidas de todo o mundo, por ser alegadamente um medicamento pouco prejudicial para a saúde dos bebés. Mas um novo estudo vem contrariar essa ideia, concluindo que pode aumentar o risco de as crianças sofrerem de sintomas de autismo e de hiperactividade.

Um novo estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, concluiu que a exposição ao paracetamol durante a gravidez “pode aumentar os sintomas do espectro do autismo” nos rapazes.

Segundo o estudo, o uso de paracetamol na gravidez pode também “ser prejudicial para as funções de atenção” e está associado a um “risco maior de sintomas de hiperactividade/impulsividade nos filhos” de ambos os géneros.

Um estudo anterior, publicado em fevereiro no mesmo jornal, já tinha apurado que as crianças que tomam paracetamol correm um risco maior de desenvolver asma.

De acordo com a nova pesquisa, nos rapazes há um aumento de 30% no risco de o paracetamol prejudicar algumas funções relacionadas com a atenção e ainda um aumento no aparecimento de dois sintomas clínicos relacionados com o autismo.

Os resultados diferenciados em termos de género podem ser explicados pelo facto de os cérebros masculinos serem “mais sensíveis”, explica a investigadora espanhola Claudia Avella-Garcia, autora principal do estudo, ao Alpha Galileo.

O cérebro masculino pode ser mais vulnerável a influências prejudiciais durante os primeiros anos de vida”, constata a investigadora do Centro de Barcelona para a Pesquisa em Epidemiologia Ambiental.

A investigação contou com a participação de 2.644 mães que foram acompanhadas durante a gravidez. 88% foram reavaliadas quando os seus filhos completaram um ano de idade e 79.9% quando as crianças fizeram 5 anos.

As conclusões indicaram que 43% das crianças com 1 ano de idade e 41% das que tinham 5 anos foram expostas a paracetamol durante as primeiras 32 semanas de gravidez. E entre as de 5 anos expostas à substância, verificou-se maior risco de sintomas de hiperactividade e de impulsividade.

As crianças que revelaram maior exposição ao paracetamol, apresentaram especialmente problemas de défice de atenção, de impulsividade e de processamento visual num teste computorizado.

Paracetamol pode ser tóxico para os fetos

Perante estes resultados, Jordi Júlvez, co-autor do estudo e também investigador do CREAL, considera que “o paracetamol pode ser prejudicial para o desenvolvimento neurológico” porque “alivia a dor agindo em receptores de canabinóides no cérebro”.

“Como estes receptores ajudam, normalmente, a determinar como os neurónios amadurecem e se ligam uns com os outros, o paracetamol pode alterar estes processos importantes”, acrescenta.

“Também pode afectar o desenvolvimento do sistema imunitário ou ser directamente tóxico para alguns fetos que podem não ter a mesma capacidade que um adulto para metabolizar esta droga ou criando um stress oxidativo”, diz ainda Jordi Júlvez.

O estudo realça que não foi encontrada qualquer associação entre o consumo de paracetamol na gravidez e efeitos no desenvolvimento “cognitivo, motor ou social” dos fetos.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …