Paracetamol na gravidez pode aumentar riscos de ter filhos autistas e hiperactivos

O paracetamol é usado por grávidas de todo o mundo, por ser alegadamente um medicamento pouco prejudicial para a saúde dos bebés. Mas um novo estudo vem contrariar essa ideia, concluindo que pode aumentar o risco de as crianças sofrerem de sintomas de autismo e de hiperactividade.

Um novo estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, concluiu que a exposição ao paracetamol durante a gravidez “pode aumentar os sintomas do espectro do autismo” nos rapazes.

Segundo o estudo, o uso de paracetamol na gravidez pode também “ser prejudicial para as funções de atenção” e está associado a um “risco maior de sintomas de hiperactividade/impulsividade nos filhos” de ambos os géneros.

Um estudo anterior, publicado em fevereiro no mesmo jornal, já tinha apurado que as crianças que tomam paracetamol correm um risco maior de desenvolver asma.

De acordo com a nova pesquisa, nos rapazes há um aumento de 30% no risco de o paracetamol prejudicar algumas funções relacionadas com a atenção e ainda um aumento no aparecimento de dois sintomas clínicos relacionados com o autismo.

Os resultados diferenciados em termos de género podem ser explicados pelo facto de os cérebros masculinos serem “mais sensíveis”, explica a investigadora espanhola Claudia Avella-Garcia, autora principal do estudo, ao Alpha Galileo.

O cérebro masculino pode ser mais vulnerável a influências prejudiciais durante os primeiros anos de vida”, constata a investigadora do Centro de Barcelona para a Pesquisa em Epidemiologia Ambiental.

A investigação contou com a participação de 2.644 mães que foram acompanhadas durante a gravidez. 88% foram reavaliadas quando os seus filhos completaram um ano de idade e 79.9% quando as crianças fizeram 5 anos.

As conclusões indicaram que 43% das crianças com 1 ano de idade e 41% das que tinham 5 anos foram expostas a paracetamol durante as primeiras 32 semanas de gravidez. E entre as de 5 anos expostas à substância, verificou-se maior risco de sintomas de hiperactividade e de impulsividade.

As crianças que revelaram maior exposição ao paracetamol, apresentaram especialmente problemas de défice de atenção, de impulsividade e de processamento visual num teste computorizado.

Paracetamol pode ser tóxico para os fetos

Perante estes resultados, Jordi Júlvez, co-autor do estudo e também investigador do CREAL, considera que “o paracetamol pode ser prejudicial para o desenvolvimento neurológico” porque “alivia a dor agindo em receptores de canabinóides no cérebro”.

“Como estes receptores ajudam, normalmente, a determinar como os neurónios amadurecem e se ligam uns com os outros, o paracetamol pode alterar estes processos importantes”, acrescenta.

“Também pode afectar o desenvolvimento do sistema imunitário ou ser directamente tóxico para alguns fetos que podem não ter a mesma capacidade que um adulto para metabolizar esta droga ou criando um stress oxidativo”, diz ainda Jordi Júlvez.

O estudo realça que não foi encontrada qualquer associação entre o consumo de paracetamol na gravidez e efeitos no desenvolvimento “cognitivo, motor ou social” dos fetos.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …