Crianças que tomam paracetamol correm mais riscos de sofrer de asma

-

As crianças que tomam paracetamol têm mais probabilidades de desenvolver asma do que aquelas que não tomam medicamentos com esta substância activa. É o que conclui um estudo que apurou que os mesmos riscos se verificam quando tomado durante a gravidez.

Esta investigação, feita nas Universidades de Bristol (Reino Unido) e de Oslo (Noruega), centrou-se no estudo da associação entre a exposição ao paracetamol, nos primeiros seis meses de vida das crianças, e o desenvolvimento de asma.

Os resultados, publicados no International Journal of Epidemiology, indicam que há uma relevante relação causa-efeito entre o paracetamol e a asma.

Os investigadores detectaram que há um aumento do risco de desenvolvimento daquela patologia em cerca de 29% aos três e aos sete anos, as idades que balizaram a investigação e em que as crianças foram avaliadas.

A pesquisa, que estudou mais de 100 mil grávidas, acompanhando os respectivos filhos até completarem 7 anos, apurou ainda que o risco é aumentado também quando a toma do paracetamol se verifica durante a gestação.

Os investigadores apontam como explicação para esta associação “a capacidade de o paracetamol induzir o stress oxidativo”, processo em que o organismo fica desequilibrado, fruto do excesso de produção das moléculas conhecidas como radicais livres, provenientes do oxigénio que respiramos.

Isto leva à oxidação dos principais constituintes do organismo, nomeadamente as proteínas, o ADN e as células, o que provoca o envelhecimento celular e várias doenças, entre as quais a asma.

O paracetamol é o componente activo do medicamento mais prescrito como analgésico para tratar dores e febres em crianças e em grávidas, o que leva os autores do estudo a notarem que será “benéfico” prosseguir a pesquisas mais detalhadas nesta área.

Uma segunda análise permitiu aos investigadores concluir que o uso de Ibuprofeno (a substância activa de outro medicamento frequentemente usado na infância) em idades pré-natais também está “positivamente associado com a asma aos 3 anos, mas não aos 7 anos”, destaca o estudo.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …