A construtora sul-coreana de automóveis Hyundai anunciou que vai lançar em 2024 uma iniciativa pioneira: vender os carros na gigante de comércio eletrónico Amazon.
A decisão da Hyundai, anunciada na Los Angeles Auto Show de 2023, torna a marca sul-coreana a primeira a adotar esta abordagem inovadora de vendas na plataforma de comércio eletrónico de Jeff Bezos.
A estratégia visa simplificar o processo de compra de carros, oferecendo aos clientes a conveniência de receber o seu novo veículo em casa — ou ir levantá-lo a um concessionário próximo.
O plano prevê que as concessionárias passem a listar os seus veículos na loja da Amazon nos Estados Unidos, mantendo aparentemente uma relação harmoniosa com as cadeias tradicionais de venda da construtora asiática.
Atualmente, os clientes já podem usar a Amazon para escolher e configurar o seu Hyundai , que têm então que adquirir num concessionário próximo, mas o novo acordo permitirá a partir do próximo ano que completem todo o processo de compra da viatura no site da Amazon.
A colaboração da Hyundai com a Amazon visa transformar a experiência de compra de carros digitais. O showroom Hyundai Evolve na Amazon, já em funcionamento, oferece um vislumbre desta interface, sofisticada e sem falhas, que sugere uma melhoria significativa em relação às típicas compras online.
Este sistema permitirá aos clientes explorar o inventário local, selecionar suas opções de pagamento e financiamento, e finalizar a compra com a opção de levantamento no concessionário ou entrega em casa.
Esta estratégia garante que as concessionárias da marca continuem a ser uma parte integral do processo de vendas, oferecendo-lhes um novo canal para apresentar o seu inventário e atender à conveniência do cliente. Os concessionários poderão optar por listar ou não o seu inventário na Amazon.
Segundo o The Drive, a iniciativa será inicialmente testada com 18 concessionários antes de se expandir a todo o país.
Esta iniciativa visa também aprofundar a integração tecnológica da marca com o comércio online. A partir de 2025, os novos modelos da Hyundai vão ter compatibilidade melhorada com a Alexa, a assistente digital da Amazon, o que sugere estar no prelo uma colaboração mais ampla entre as duas empresas.
A decisão pioneira da Hyundai provavelmente estabelecerá um precedente na indústria automóvel, sendo de esperar que outras marcas lhe sigam o exemplo — e comecem também a vender os seus carros na gigante do comércio eletrónico.