“Só papai do céu me tira daqui, mais ninguém”, diz Bolsonaro

Joédson Alves / EPA

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, destacou o combate do seu governo à pandemia, apesar de ser o segundo país com mais mortes, ficando apenas atrás do Estados Unidos (EUA).

“Vocês não sabem o tamanho da minha paciência. Eu sou imbroxável [termo em calão brasileiro para quem não perde jamais a potência sexual], tá ok? Então, vão ter que me aturar. Só papai do céu me tira daqui, mais ninguém”, indicou, em conversa com apoiantes replicada na plataforma Youtube, na segunda-feira.

“Logicamente você não vai ter nunca um Presidente perfeito, né, mas tem que fazer comparações. Dois anos sem nenhum escândalo de corrupção”, referiu.

Contudo, como recordou o Diário de Notícias, seis dos ministros de Bolsonaro tiveram problemas com a justiça antes de assumir o governo. O senador Flávio Bolsonaro, filho do Presidente, é acusado de desviar dinheiro público através de funcionários fantasmas.

“Com cada vez menos recursos, vamos fazendo mais. Alguns querem que eu minta, né, que eu fale “ah, o Brasil está uma maravilha”. Não está uma maravilha. Sabe a nossa dívida interna quanto está? Em cinco trilhões [mil biliões] de reais”, continuou Bolsonaro.

Quanto ao combate à pandemia, declarou: “Essa imprensa descobriu que eu ando de moto sem máscara também, né? A 80 [quilómetros] por hora sem máscara. Na próxima vez que eu for mergulhar, nadar por aí, eu vou usar máscara”.

“Há pouco éramos o quinto em número de mortes por milhão. Agora somos o 24º. Só tem uma explicação: tratamento precoce. Quem não quiser tomar, não toma não, fique à vontade. Com falta de ar vai para o hospital ser entubado”, acrescentou.

Dados do Our World in Data revelaram que o Brasil ocupa a 23ª posição em números relativos e é o segundo em números absolutos, atrás dos EUA.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …