Papa renova palácio no coração do Vaticano para os sem-abrigo

(dr) Comunidade de Sant’Egídio

Palazzo Migliori, Vaticano

O Papa Francisco mandou renovar um palácio antigo situado no coração do Vaticano para que este ficasse ao serviço dos sem-abrigo de Roma. O espaço tem capacidade para acolher até 50 pessoas.

Trata-se do Palazzo Migliori, que data do século XIX e cujo nome homenageia a família que o doou à Igreja Católica Romana, de acordo com a NBC News.

Nas últimas décadas, foi usado por uma ordem religiosa feminina que cuidava de jovens mães solteiras. No ano passado, a ordem deixou o edifício e este foi renovado. Falou-se da possibilidade de o espaço se tornar num hotel de luxo, mas o Papa deu ordens explícitas para que o palácio se tornasse num espaço dedicado aos sem-abrigo.

Localizado bem perto da Praça de São Pedro, o palácio tem agora capacidade para abrigar até 50 pessoas, que aqui podem encontrar um lugar para comer, dormir e lavar roupas.

Existem ainda salas dedicadas a ações de formação e prestação de serviços práticos, como aconselhamento psicológico e utilização de computadores.

Aqui sinto-me mais em casa. Tenho a minha própria cama, quarto e casa de banho. É muito diferente dos dormitórios onde tenho ido até agora, onde por vezes nos sentimos como animais num estábulo sobrelotado”, disse Mario Brezza, citado pela cadeia televisiva australiana NBC News.

“O importante é que aqui estamos diante do Vaticano, estamos no coração do Papa, os pobres têm um lar diante do Papa”, disse Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant’Egidio, que ficou responsável pelo projeto.

Tal como destaca a RR, esta é mais uma medida que o Papa Francisco promove em prol dos sem-abrigo. Recentemente, recorde-se, foram instalados duches nas casas de banho publicas do Vaticano, sendo também inaugurada uma lavandaria pública e uma lavandaria.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os governantes de Portugal deviam obrigatoriamente olhar para a decisão do Papa em relação à protecção dos sem-abrigo em vez de se preocuparem com migrantes do norte de África que chegam até ao Algarve de ”barquinhos” de madeira e a seguir têm tacho, abrigo e roupa lavada e até dinheiro em Lisboa. Uma cambada de farsantes!

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …