Papa renova palácio no coração do Vaticano para os sem-abrigo

(dr) Comunidade de Sant’Egídio

Palazzo Migliori, Vaticano

O Papa Francisco mandou renovar um palácio antigo situado no coração do Vaticano para que este ficasse ao serviço dos sem-abrigo de Roma. O espaço tem capacidade para acolher até 50 pessoas.

Trata-se do Palazzo Migliori, que data do século XIX e cujo nome homenageia a família que o doou à Igreja Católica Romana, de acordo com a NBC News.

Nas últimas décadas, foi usado por uma ordem religiosa feminina que cuidava de jovens mães solteiras. No ano passado, a ordem deixou o edifício e este foi renovado. Falou-se da possibilidade de o espaço se tornar num hotel de luxo, mas o Papa deu ordens explícitas para que o palácio se tornasse num espaço dedicado aos sem-abrigo.

Localizado bem perto da Praça de São Pedro, o palácio tem agora capacidade para abrigar até 50 pessoas, que aqui podem encontrar um lugar para comer, dormir e lavar roupas.

Existem ainda salas dedicadas a ações de formação e prestação de serviços práticos, como aconselhamento psicológico e utilização de computadores.

Aqui sinto-me mais em casa. Tenho a minha própria cama, quarto e casa de banho. É muito diferente dos dormitórios onde tenho ido até agora, onde por vezes nos sentimos como animais num estábulo sobrelotado”, disse Mario Brezza, citado pela cadeia televisiva australiana NBC News.

“O importante é que aqui estamos diante do Vaticano, estamos no coração do Papa, os pobres têm um lar diante do Papa”, disse Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant’Egidio, que ficou responsável pelo projeto.

Tal como destaca a RR, esta é mais uma medida que o Papa Francisco promove em prol dos sem-abrigo. Recentemente, recorde-se, foram instalados duches nas casas de banho publicas do Vaticano, sendo também inaugurada uma lavandaria pública e uma lavandaria.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Os governantes de Portugal deviam obrigatoriamente olhar para a decisão do Papa em relação à protecção dos sem-abrigo em vez de se preocuparem com migrantes do norte de África que chegam até ao Algarve de ”barquinhos” de madeira e a seguir têm tacho, abrigo e roupa lavada e até dinheiro em Lisboa. Uma cambada de farsantes!

RESPONDER

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …