Papa Francisco nomeia primeira mulher para Secretaria de Estado do Vaticano

Vatican Media / EPA

O Papa Francisco nomeou, esta quarta-feira, Francesca Di Giovanni subsecretária da Secção de Relações com os Estados e atribuiu-lhe o acompanhamento do setor multilateral, o que representa a posição mais alta ocupada por uma mulher na Secretaria do Estado.

A nomeação chamou a atenção da comunicação social do Vaticano, como acontece sempre que o Papa escolhe uma mulher para uma posição cimeira no organograma do Vaticano, devido à ausência de nomes femininos na organização.

Francesca Di Giovanni, que trabalhava há quase 27 anos na Secretaria de Estado — o escritório central do Governo da Igreja Católica — nasceu em Palermo, em 1953, e é formada em Direito.

A advogada tem trabalho sobretudo nas áreas de migrantes e refugiados, direito internacional humanitário, comunicações, direito internacional privado, estatuto das mulheres, propriedade intelectual e turismo, anunciou a Santa Sé.

A partir de hoje, a Secção de Relações com os Estados terá dois subsecretários, ficando Francesca Di Giovanni a trabalhar em paralelo com Miroslaw Wachowski.

“Esta é a primeira vez que uma mulher tem uma tarefa administrativa na Secretaria de Estado. O Santo Padre tomou uma decisão inovadora” que representa “um sinal para as mulheres. Mas a responsabilidade foi dada pela tarefa, mais do que pelo facto de ser mulher”, sublinhou a advogada.

Di Giovanni ressaltou a importância de ter sido criado um subsecretário para o setor multilateral, explicando que é uma área “com as suas próprias modalidades, parcialmente diferentes das da esfera bilateral”.

A última edição do suplemento mensal “Donna, Chiesa, Mondo” (Mulher, Igreja, Mundo) do jornal do Vaticano Osservatore Romano noticiou que, entre as quase 950 mulheres que trabalham no Vaticano, poucas ocupam cargos de responsabilidade e alto nível, embora tenham salários iguais aos homens.

“Como em muitas sociedades, incluindo o Vaticano, as mulheres são por vezes olhadas pelos homens, e mesmo pelas outras mulheres, como pessoas de menor valor intelectual e profissional, sempre disponíveis para o serviço, sempre dóceis para os gestores seniores”, escreveram Romilda Ferrauto e Adriana Masotti, juntamente com outras nove mulheres da Associação de Mulheres do Vaticano.

“Portanto, é urgente promover a autoestima e melhorar a presença feminina também no Vaticano”, defendem.

A associação afirma que é urgente “quebrar o muro da desigualdade entre mulheres e homens na Igreja” e “desenvolver o conceito de reciprocidade para superar a subordinação, promover a corresponsabilidade e caminhar juntos”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …