Papa Francisco nomeia espanhol Fernando Ocariz como líder da Opus Dei

opus-dei / Flickr

Fernando Ocariz, o novo líder da Opus Dei

Fernando Ocariz, o novo líder da Opus Dei

O Opus Dei escolheu esta terça-feira Fernando Ocariz, de 72 anos, como quarto chefe na história da organização católica conservadora, nomeado oficialmente pelo Papa Francisco, anunciou em comunicado.

Fernando Ocariz era o “número dois” da organização desde 2014 e foi eleito na segunda-feira à noite, em Roma, durante um congresso eletivo do Opus Dei, no qual participaram 156 padres e leigos masculinos.

O novo prelado do Opus Dei nasceu em 1944, numa família espanhola numerosa, exilada em Paris devido à guerra civil em Espanha.

Diplomado em ciências físicas na universidade de Barcelona, Ocariz prosseguiu os estudos na universidade pontifícia de Latrão, em Roma. Posteriormente, fez o doutoramento na universidade de Navarra em 1971, ano em que foi ordenado padre.

Ocariz é consultor da Congregação para a Doutrina da Fé, Congregação para o Clero e Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, e ensina teologia na universidade pontifícia da Santa Cruz em Roma (gerida pelo Opus Dei), tendo publicado várias obras especializadas.

Os membros do Opus Dei escolheram a continuidade, uma vez que Fernando Ocariz conheceu pessoalmente o fundador desta organização Josemaria Escrivá de Balaguer, por ter vivido na mesma residência do Opus Dei quando estudava teologia em Roma.

Ocariz acompanhou nas duas últimas décadas o seu antecessor, Javier Echavarría, em numerosas viagens. Echevarría morreu a 12 de dezembro passado, em Roma, aos 84 anos.

Nascido em Madrid em 1932, Echevarría sucedeu em 1994 a Alvaro Del Portillo, que liderou a instituição depois do fundador da prelatura, Josemaria Escrivá.

Presente em vários países europeus, mas também na América Latina, o Opus Dei tem 92.600 membros, incluindo 2.083 padres. Mais de metade dos membros (57%) são mulheres.

Fundado em Espanha em 1928, o Opus Dei (Obra de Deus, em latim) foi constituído prelatura pessoal em novembro de 1982 pelo papa João Paulo II.

O atual porta-voz do Vaticano, Greg Burke, é membro do Opus Dei, bem como o seu antecessor, Joaquin Navarro-Valls.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …

Os furacões podem provocar atividade sísmica tal como um terramoto

Uma equipa de cientistas descobriu um novo fenómeno geofísico no qual furacões ou fortes tempestades podem produzir vibrações no fundo do oceano tão fortes quanto um terramoto de magnitude 3.5. "As tempestades, furacões ou ciclones extratropicais …

Quem anda mais devagar pode envelhecer mais rapidamente

A velocidade a que caminham as pessoas aos 45 anos pode ser um indicador de como é que o cérebro e o corpo envelhecem, revela um novo estudo levado a cabo por uma equipa de …