“Uma questão de higiene”. Papa Francisco não deixou fiéis beijarem-lhe o anel

As imagens que mostram o Papa Francisco a evitar, por diversas vezes, que os católicos presentes numa cerimónia religiosa na cidade de Loreto, em Itália, lhe beijem o anel deram que falar e a explicação surge agora. “Foi uma questão de higiene”.

Beijar o anel do Papa é uma tradição católica de longa data, mas o Papa Francisco parece disposto a acabar com ela. Ou, pelo menos, foi o que deram a entender as imagens que o mostram a evitar o gesto que vários fiéis tentaram protagonizar em Loreto, Itália, numa cerimónia religiosa realizada nesta semana.

O gesto do Papa criou controvérsia e o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotto, explica agora que se tratou de uma “questão de higiene”. “Ele gosta de abraçar as pessoas e de ser abraçado”, refere este responsável citado pela agência de notícias Reuters.

Gisotti destaca que havia muitas pessoas na fila para cumprimentarem o Papa e que este não queria espalhar germes, à medida que cada uma delas lhe beijasse o anel.

Jornalistas correspondentes no Vaticano salientam que não é a primeira vez que o Papa Francisco tem este tipo de gesto, mas vincam que nunca o terá feito com tanta insistência.

Antigos Papas como Bento XVI e João Paulo II também não gostavam que lhes beijassem a mão, de acordo com especialistas nas questões do Vaticano.

As imagens estão a despoletar uma discussão entre os católicos mais conservadores e os mais progressistas, com algumas vozes a apelarem até à resignação do Papa devido a este gesto.

Em audiências particulares, o Papa tem admitido que lhe beijem a mão, mas parece claro que não pretende que o gesto se verifique muitas vezes perante números mais alargados de fiéis. Em nome da saúde alheia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …