“Uma questão de higiene”. Papa Francisco não deixou fiéis beijarem-lhe o anel

As imagens que mostram o Papa Francisco a evitar, por diversas vezes, que os católicos presentes numa cerimónia religiosa na cidade de Loreto, em Itália, lhe beijem o anel deram que falar e a explicação surge agora. “Foi uma questão de higiene”.

Beijar o anel do Papa é uma tradição católica de longa data, mas o Papa Francisco parece disposto a acabar com ela. Ou, pelo menos, foi o que deram a entender as imagens que o mostram a evitar o gesto que vários fiéis tentaram protagonizar em Loreto, Itália, numa cerimónia religiosa realizada nesta semana.

O gesto do Papa criou controvérsia e o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotto, explica agora que se tratou de uma “questão de higiene”. “Ele gosta de abraçar as pessoas e de ser abraçado”, refere este responsável citado pela agência de notícias Reuters.

Gisotti destaca que havia muitas pessoas na fila para cumprimentarem o Papa e que este não queria espalhar germes, à medida que cada uma delas lhe beijasse o anel.

Jornalistas correspondentes no Vaticano salientam que não é a primeira vez que o Papa Francisco tem este tipo de gesto, mas vincam que nunca o terá feito com tanta insistência.

Antigos Papas como Bento XVI e João Paulo II também não gostavam que lhes beijassem a mão, de acordo com especialistas nas questões do Vaticano.

As imagens estão a despoletar uma discussão entre os católicos mais conservadores e os mais progressistas, com algumas vozes a apelarem até à resignação do Papa devido a este gesto.

Em audiências particulares, o Papa tem admitido que lhe beijem a mão, mas parece claro que não pretende que o gesto se verifique muitas vezes perante números mais alargados de fiéis. Em nome da saúde alheia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ativista brasileiro vê semelhanças na chegada ao Parlamento de Ventura e Bolsonaro

O ativista brasileiro Anderson França encontra semelhanças na chegada ao Parlamento de André Ventura, em Portugal, e de Bolsonaro à Câmara dos Deputados, no Brasil, e recomenda que esta nova presença seja estudada e levada …

"Repetitivo e confuso". Acordo para o Brexit não será votado hoje

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, recusou que o Parlamento britânico votasse esta segunda-feira o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Bercow considerou que não estavam reunidas as condições para que …

Pérola com 8 mil anos vai estar em exposição pela primeira vez

O Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabos Unidos, vai ter uma pérola com 8 mil anos em exposição. Considerada como a mais antigo do mundo, será a primeira vez que vai ser exibida ao público. A …

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …