/

Papa diz que os bons católicos não devem “procriar como coelhos”

O papa Francisco apelou hoje à paternidade responsável e disse que os bons católicos não devem procriar “como coelhos”.

O papa Francisco declarou partilhar a doutrina da Igreja contra a contraceção artificial, mas isso não quer dizer que “os cristãos devam ter um filho atrás do outro”.

O líder da Igreja Católica, no voo de regresso ao Vaticano depois da sua visita às Filipinas, referiu que certa vez perguntou a uma mãe de sete filhos – todos nascidos de cesariana – porque estava grávida do oitavo e se queria “deixar para trás sete crianças órfãs”.

“Eu acredito em Deus”, respondeu a mulher, o que levou o papa a lembrar: “entretanto, Deus deu-nos meios para sermos responsáveis”.

“Alguns pensam, e desculpem o termo, que para serem bons católicos devem ser como coelhos“, referiu.

Francisco declarou que a criação de uma nova vida é “parte do sacramento do casamento” e, durante sua visita a Manila, já tinha defendido fortemente a proibição do papa Paulo VI da contraceção artificial para os católicos, que ocorreu em 1968.

Catholic Church England and Wales / Flickr

-

“Paulo VI estava preocupado com o crescimento do neomalthusianismo“, que defende a restrição do número de crianças pobres que pode haver, “o qual tentou controlar a humanidade”, disse Francisco.

“O ensinamento chave da Igreja é a responsabilidade parental. E como vamos conseguir isso? Através do diálogo. Há grupos para o casamento na Igreja, especialistas e padres”, afirmou ainda.

O papa confirmou ainda a sua viagem a África, que passará pelo Uganda e pela República Centro-Africana, para o final do ano. A visita ao continente foi adiada devido ao surto de Ébola em alguns países africanos.

Francisco também referiu que irá visitar o Equador, a Bolívia e o Paraguai em julho.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.