Papa criticou salários de 600 euros por 11 horas de trabalho

O papa Francisco criticou este sábado que se paguem salários não declarados e se ofereçam 600 euros por mês por 11 horas de trabalho, num discurso dirigido a várias cooperativas, adiantando que haverá sempre quem aceite por necessidade.

“Há quem trabalhe 11 horas por dia por 600 euros por mês. E, se não gostas, dizem-te que vás para casa. É isto que acontece no mundo, onde se não aceitas outro aceitará”, afirmou o Papa.

“A fome faz também com que se aceitem trabalhos não declarados, como acontece com todo o pessoal doméstico, quantos deles têm garantida uma pensão?”, questionou Francisco.

Francisco lamentou também “o drama da cultura do descartável” e exemplificou:” E tu o que és? Sou engenheiro. Quantos anos tens? 49. Então não serves, vai-te”.

No discurso, o papa valorizou o trabalho das cooperativas e pediu que encontrem “formas, métodos e instrumentos para combater esta cultura do descartável, cultivada pelos poderes que controlam as políticas económicas e financeiras do mundo globalizado”.

Por isso, aconselhou as cooperativas a converterem-se “no motor que levanta e desenvolve a parte mais débil das nossas comunidades locais e da sociedade civil”.

Pediu que pensem “especialmente nos jovens e em tantas mulheres que precisam de entrar no mundo do trabalho ou nos adultos que perdem o emprego”.

Apelou ainda para que sejam ativos na procura de “novas soluções de bem-estar social, particularmente na saúde, um campo delicado onde tanta gente pobre não encontra respostas às suas necessidades”.

/Lusa
PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É esta a doutrina seguida pelos empresários ditos de cristãos portugueses.
    Em portugal não são 600€ mas sim muito menos.

RESPONDER

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …