Pandemia tornou a carne num “alimento de ricos” nos Estados Unidos

A pandemia tornou a carne num “alimento de ricos” nos Estados Unidos, avança a agência Bloomberg, que retrata as dificuldades de produtores e consumidores.

Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 – que soma já mais de um milhão de infeções e mais de 80.000 vítimas mortais – reduziu a capacidade dos produtores de carne do país, transformando a cadeia de suprimentos de alimentos à base de carne.

De acordo com a Bloomberg, há muitas empresas com défice de carne nos Estados Unidos e, em simultâneo, há em abundância uma variedade de carnes “especiais”, mais caras, que costumam ser compradas por pessoas com maior poder de compra.

A produção de variedades consideradas de luxo – como a carne de porco capim e frango do campo, por exemplo – aumentou, enquanto que empresas de grande distribuição Tyson Foods e Cargill estão a produzir até menos 40% de carne bovina e porco convencional.

Esta situação faz com que os norte-americanos com rendimentos mais baixos tenham dificuldade a encontrar carne, havendo vários supermercados com racionamento deste tipo de produtos. Do outro lado, os norte-americanos com mais possibilidades continuam a ter em abundância estes produtos que custam o dobro ou até mais do que os produtos ditos convencionais, escreve ainda a agência noticiosa.

“Definitivamente, há aqui uma oportunidade para os mercados de nicho emergirem como uma componente maior”, explicou Ryan Bernstein, vice-presidente sénior da McGuireWoods Consulting, que também opera uma quinta na Dakota do Norte.

Contudo, para as famílias com menos possibilidades, “há um problema duplo”. Bernstein explicou que estes agregados estão perante um problema de preço e disponibilidade. “E, claro, se tens rendimentos mais baixos, és mais sensível às mudanças de preço”.

O que explica o desequilíbrio?

Este desequilíbrio na produção das variedades de carne pode estar relacionado com o facto de a covid-19 estar a atingir os trabalhadores das fábricas que produzem os produtos convencionais, que são normalmente pessoas com rendimentos mais baixos.

Cerca de 44% destes trabalhadores são hispânicos e um quatro é afro-americano, dois dos grupos demográficos mais vulneráveis à pandemia nos Estados Unidos.

A agência recorda ainda, citando dados da União Internacional dos Trabalhadores em Alimentação e Comércio, que pelo menos 30 trabalhadores do setor morreram com a covid-19, havendo mais de 10.000 infetados ou expostos ao vírus.

Os mesmo dados mostram que cerca de trinta fábricas que produzem carne em todo o território fecharam durante algum tempo nos últimos dois meses.

Tal como escreve a Bloomberg, há uma imensa quantidade de carne disponível nos Estados Unidos – para todos aqueles que a possam comprar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …