Pâncreas bioimpressos podem ajudar na luta contra a diabetes

Investigadores desenvolveram recentemente um novo sistema capaz de imprimir tecido biológico em apenas 30 segundos. A tecnologia pode ajudar a combater a diabetes.

A nova tecnologia criada pelo Laboratório de Dispositivos Fotónicos Aplicados (LAPD) da EPFL, em colaboração com a Readily3D, levou a impressão 3D biológica para o próximo nível. O sistema consegue fazer a bioimpressão 3D de um pâncreas em miniatura, com vasos sanguíneos de células estaminais humanas, em apenas 30 segundos.

“Desenvolver um sistema capaz de imprimir tecido 3D na escala de centímetros cúbicos e reproduzir fielmente o funcionamento de um pâncreas vivo é um grande desafio, que esperamos enfrentar com esta tecnologia”, disse Christophe Moser, chefe do LAPD, em comunicado.

O pâncreas produz uma grande variedade de enzimas e hormonas que estão envolvidas na digestão e no metabolismo, entre elas a insulina, que diz às células do corpo para absorver o açúcar da corrente sanguínea, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.

Se os níveis elevados de açúcar no sangue não forem controlados por períodos prolongados, podem ocorrer complicações fatais. Para evitar que tal aconteça, pessoas com diabetes acabam por tomar medicação.



De acordo com o IFL Science, a criação do mini-pâncreas bioimpresso em 3D pode ter grandes vantagens, nomeadamente na fase de testes de medicamentos mais personalizados para combater a diabetes.

Uma vez que a tecnologia de bioimpressão torna o órgão personalizado, sendo impresso com as próprias células estaminais do paciente, é assim eliminada a necessidade de testar em animais. Além disso, os pacientes podem evitar a fase em que experimentam vários medicamentos para averiguar qual o mais indicado.

A equipa acredita que a nova tecnologia poderá também ser usada para imprimir outros órgãos e tecidos biológicos e apoiar o desenvolvimento de tratamentos para o cancro.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …