“O Palmeiras sabe quem é o Abel?” – as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros.

Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não queria ver Jorge Jesus no comando técnico do Flamengo? Aquele que acha que o campeonato português é uma “porcaria”, que lembrou que Jesus não tinha (até então) qualquer conquista internacional, que já tinha 64 anos, e que desvalorizou as duas finais europeias: “Duas vezes vice-campeão na Liga Europa… parabéns!”. E que, poucos meses depois, pediu perdão? Lembra-se?

O contexto e o tom são outros mas, agora que Abel Ferreira é indicado como o próximo treinador do Palmeiras, já surgiram novas questões. Desta vez por Carlos Cereto, na SporTV brasileira, que criticou a “moda” dos treinadores estrangeiros no Brasileirão, algo que não é habitual no principal campeonato do Brasil: “Eu tenho dúvidas se o Palmeiras sabe quem está a contratar. O Palmeiras sabe quem é o Abel? Acho que virou moda essa de trazer técnicos estrangeiros. Eu sinceramente não sei se esse movimento de clubes brasileiros, de procurarem treinadores de fora, tem fundamento”.

Ricardo Sá Pinto (Vasco), Eduardo Coudet (Internacional), Jorge Sampaoli (Atlético Mineiro) e Domènec Torrent, sucessor de Jesus no Flamengo, são os treinadores estrangeiros que comandam equipas do Brasileirão.

A Globo indica que a oficialização da chegada de Abel ao Palmeiras vai acontecer ainda nesta semana. Na quinta-feira o PAOK, clube atual do português, vai defrontar o Granada, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, mas depois desse compromisso o ex-jogador deverá mesmo estrear-se noutro continente. Abel tem contrato com o clube grego até 2022 mas o Palmeiras deverá pagar quase 2,5 milhões de euros (conforme objetivos) ao PAOK para contar com o técnico luso – que está interessado em mudar-se para São Paulo, segundo a mesma fonte.

O PAOK, que afastou o Benfica da Liga dos Campeões, também não conseguiu chegar à fase de grupos da prova, porque foi eliminado pelo Krasnodar na eliminatória seguinte. Começou a Liga Europa com um empate e, no campeonato grego, está apenas no sexto lugar.

Já o Palmeiras, onde joga Ramires (ex-Benfica), venceu o Campeonato Paulista deste ano e, no Brasileirão, está na sétima posição, a 10 pontos do primeiro lugar.

A direção do Palmeiras decidiu afastar Vanderlei Luxemburgo após uma derrota diante do Coritiba e depois de uma sequência de três derrotas consecutivas. Já terá tentado contratar vários treinadores: Miguel Ángel Ramírez, Ariel Holan, Sebastian Beccacece, Gabriel Heinze e Matías Almeyda.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.