“O Palmeiras sabe quem é o Abel?” – as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros.

Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não queria ver Jorge Jesus no comando técnico do Flamengo? Aquele que acha que o campeonato português é uma “porcaria”, que lembrou que Jesus não tinha (até então) qualquer conquista internacional, que já tinha 64 anos, e que desvalorizou as duas finais europeias: “Duas vezes vice-campeão na Liga Europa… parabéns!”. E que, poucos meses depois, pediu perdão? Lembra-se?

O contexto e o tom são outros mas, agora que Abel Ferreira é indicado como o próximo treinador do Palmeiras, já surgiram novas questões. Desta vez por Carlos Cereto, na SporTV brasileira, que criticou a “moda” dos treinadores estrangeiros no Brasileirão, algo que não é habitual no principal campeonato do Brasil: “Eu tenho dúvidas se o Palmeiras sabe quem está a contratar. O Palmeiras sabe quem é o Abel? Acho que virou moda essa de trazer técnicos estrangeiros. Eu sinceramente não sei se esse movimento de clubes brasileiros, de procurarem treinadores de fora, tem fundamento”.

Ricardo Sá Pinto (Vasco), Eduardo Coudet (Internacional), Jorge Sampaoli (Atlético Mineiro) e Domènec Torrent, sucessor de Jesus no Flamengo, são os treinadores estrangeiros que comandam equipas do Brasileirão.

A Globo indica que a oficialização da chegada de Abel ao Palmeiras vai acontecer ainda nesta semana. Na quinta-feira o PAOK, clube atual do português, vai defrontar o Granada, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, mas depois desse compromisso o ex-jogador deverá mesmo estrear-se noutro continente. Abel tem contrato com o clube grego até 2022 mas o Palmeiras deverá pagar quase 2,5 milhões de euros (conforme objetivos) ao PAOK para contar com o técnico luso – que está interessado em mudar-se para São Paulo, segundo a mesma fonte.

O PAOK, que afastou o Benfica da Liga dos Campeões, também não conseguiu chegar à fase de grupos da prova, porque foi eliminado pelo Krasnodar na eliminatória seguinte. Começou a Liga Europa com um empate e, no campeonato grego, está apenas no sexto lugar.

Já o Palmeiras, onde joga Ramires (ex-Benfica), venceu o Campeonato Paulista deste ano e, no Brasileirão, está na sétima posição, a 10 pontos do primeiro lugar.

A direção do Palmeiras decidiu afastar Vanderlei Luxemburgo após uma derrota diante do Coritiba e depois de uma sequência de três derrotas consecutivas. Já terá tentado contratar vários treinadores: Miguel Ángel Ramírez, Ariel Holan, Sebastian Beccacece, Gabriel Heinze e Matías Almeyda.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …