Palmeiras: o antecessor de Abel… foi o melhor do século

Andrey Lopes foi o melhor interino no Palmeiras neste século (num país onde os interinos abundam). Estreia do treinador português acontece nesta quinta-feira, contra o Bragantino.

Abel Ferreira vai estrear-se num campeonato fora da Europa na noite desta quinta-feira, quando a sua nova equipa, o Palmeiras, receber o Bragantino, em jogo da segunda “mão” dos oitavos-de-final da Taça do Brasil. Na primeira “mão” o Palmeiras ganhou no terreno do vizinho por 3-1.

O agora ex-treinador do PAOK junta-se à lista de treinadores portugueses que, nos últimos anos, rumaram ao Brasileirão: Paulo Bento, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira (os três já saíram) e o também recém-chegado Ricardo Sá Pinto, que orienta o Vasco da Gama.

No entanto, ainda antes de seguir no avião para o Brasil, Abel esclareceu: “Sabemos do que os treinadores portugueses são capazes, partilhamos o conhecimento para que cada um também possa acrescentar alguma coisa. Mas depois, dentro de campo, cada um segue as suas ideias, os seus princípios. E é isso que vou procurar fazer”.

O técnico contou também que, “por incrível que pareça”, antes de assinar pelo Palmeiras, falou mais com treinadores brasileiros do que com treinadores portugueses: “Paulo Autuori foi o técnico que promoveu a minha estreia na I Liga em Portugal. O treinador que me levou à seleção portuguesa foi o Scolari, tive um contacto também com o Guto Ferreira e com o Thiago Larghi, que realizaram um estágio no Sporting de Braga. Tenho uma grande relação com técnicos brasileiros”.

Interino com números muito bons

O técnico brasileiro que liderou o Palmeiras desde meados de outubro, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo, foi Andrey Lopes. O treinador interino comandou o campeão paulista em cinco jogos – e venceu quatro deles. Tornou-se assim no melhor interino do século XXI no Palmeiras (num país onde os treinadores interinos são frequentes, devido às constantes demissões de equipas técnicas).

Jorginho, em 2009, tinha sido o interino com melhores números até agora; na altura registou cinco vitórias, um empate e uma derrota, lembra o portal Goal. Andrey Lopes, além dos quatro triunfos, deu a volta ao ânimo dos jogadores e deu mais esperança aos adeptos. Ainda perdeu na sua estreia contra o Fortaleza, mas depois levou a melhor sobre: Tigre, Atlético Goianiense, Bragantino e Atlético Mineiro. E sempre com, no mínimo, dois golos de vantagem: ganhou um jogo por 3-1, dois jogos por 3-0 e um por 5-0.

O médio Zé Rafael salientou os bons números de Andrey Lopes e desejou boa sorte a Abel: “Acho que o Andrey deixa um bom trabalho, conseguiu retomar a confiança, encaixar uns setores que não estavam encaixados. Espero que o Abel consiga dar sequência ao bom trabalho“.

O Palmeiras, campeão paulista, está no sétimo lugar no campeonato brasileiro, a sete pontos da liderança mas com um menos jogo realizado. Está próximo dos quartos-de-final da Taça do Brasil e, na Libertadores, venceu facilmente o seu grupo e é favorito para os duelos com o Delfín, do Equador, nos oitavos-de-final.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.