Palestinianos aceitam cessar-fogo após escalada de violência em Gaza

Mohammed Saber / EPA

Os líderes palestinianos em Gaza acordaram esta segunda-feira um cessar-fogo com Israel, depois da escalada de violência entre o Estado hebraico e grupos armados do enclave palestiniano ter causado 25 mortos em dois dias.

Numa altura em que se intensificam as hostilidades entre o Estado hebraico e grupos armados do enclave palestiniano, o Presidente norte-americano assegurou este domingo todo o apoio a Israel.

O cessar-fogo entrou em vigor às 04:30 (01:30 em Lisboa), segundo oficiais do movimento de resistência islâmica Hamas e do hgrupo extremista palestiniano ‘Jihad’ Islâmica, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP). Os responsáveis pediram para não serem identificados.

Um funcionário egípcio também confirmou a informação sob anonimato, enquanto uma porta-voz do exército israelita escusou-se a fazer comentários.

Uma nova escalada de violência, com disparo de foguetes a partir de Gaza e bombardeamentos por Israel, causou desde sábado pelo menos 25 mortos. De acordo com a agência de notícias EFE, 12 dos palestinianos mortos eram milicianos.

Esta é considerada a maior escalada de violência na região desde 2014, em número de projéteis e pelo número de israelitas mortos, pela primeira vez, na sequência de dos disparos de foguetes.

A Organização das Nações Unidas já condenou este crescendo de violência e recomendou contenção. “Condeno os contínuos ataques. Já se perderam demasiadas vidas de palestinianos e israelitas, [provocaram] feridos, casas destruídas. É tempo de voltar a um entendimento, antes que seja demasiado tarde”, disse o enviado especial da ONU para o Médio Oriente, Nikolay Mladenov.

Por seu lado, o Presidente norte-americano assegurou, no domingo, todo o apoio a Israel. “Mais uma vez, Israel enfrenta uma barreira de ataques mortais com foguetes dos grupos terroristas Hamas e ‘Jihad’ Islâmica. Nós apoiamos Israel a 100% na defesa dos seus cidadãos”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

Numa outra mensagem, o Presidente dos EUA exortou os palestinianos da Faixa de Gaza a “acabar com a violência e a trabalhar em direção à paz”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …