A palavra-passe “ji32k7au4a83” parece aleatória (mas é das mais fáceis de adivinhar)

Apesar de parecer uma combinação de caracteres aleatória, a palavra-passe “ji32k7au4a83” é uma das mais vulneráveis à fuga de dados.

Qualquer pessoa que já se tenha tentado registar num site, rede social ou outro serviço online usando senhas como “123456”, “senha” ou “qwerty”, terá descoberto que, para continuar, o sistema pede, por razões de segurança, para criar uma nova password que combine letras e números.

Para muitos desses utilizadores, uma combinação como “ji32k7au4a83” pode parecer uma opção perfeitamente segura composta de uma série de caracteres aleatórios e virtualmente impossível de adivinhar.

Contudo, curiosamente, esta combinação está incluída numa longa lista de fugas de dados gravados por serviços de segurança de computadores, como o Have I Been Pwned, que permite verificar se algum endereço de e-mail ou senha foi revelado em qualquer um destes eventos.

Essa senha aparentemente aleatória aparece em pelo menos 141 fugas de dados, juntamente com outras senhas populares em todo o mundo. O primeiro a notar esse facto foi o utilizador do Twitter, Robert Ou, que desafiou os cibernautas da Internet a explicar porque é que essa senha era usada com tanta frequência.

Não demorou muito tempo até o quebra-cabeças ser resolvido. Aparentemente, a combinação de caracteres vem do zhuyin, o sistema fonético nacional da China usado para transliterar o mandarim.

Teclado Zhuyin

Assim, a maioria dos utilizadores de Taiwan usa teclados com estes símbolos, detalha o portal do Gizmodo. Mas, para escrever os caracteres chineses, é necessário pressionar uma sequência de várias teclas. Desta forma, a combinação “ji3″, ‘”2k7”, “au4” e “a83” correspondem às chaves que devem ser pressionadas para escrever 我 的 密碼 que significa “a minha senha”.

Ou seja, ao escrever estas palavras simples em mandarim no campo de senha com a ajuda de um teclado Zhuyin, o sistema as converte automaticamente na sequência “ji32k7au4a83” no alfabeto latino.

Portanto, a conclusão mais lógica é que muitos falantes de mandarim, como acontece noutras partes do mundo, criam senhas simples e fáceis de adivinhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …