A palavra-passe “ji32k7au4a83” parece aleatória (mas é das mais fáceis de adivinhar)

Apesar de parecer uma combinação de caracteres aleatória, a palavra-passe “ji32k7au4a83” é uma das mais vulneráveis à fuga de dados.

Qualquer pessoa que já se tenha tentado registar num site, rede social ou outro serviço online usando senhas como “123456”, “senha” ou “qwerty”, terá descoberto que, para continuar, o sistema pede, por razões de segurança, para criar uma nova password que combine letras e números.

Para muitos desses utilizadores, uma combinação como “ji32k7au4a83” pode parecer uma opção perfeitamente segura composta de uma série de caracteres aleatórios e virtualmente impossível de adivinhar.

Contudo, curiosamente, esta combinação está incluída numa longa lista de fugas de dados gravados por serviços de segurança de computadores, como o Have I Been Pwned, que permite verificar se algum endereço de e-mail ou senha foi revelado em qualquer um destes eventos.

Essa senha aparentemente aleatória aparece em pelo menos 141 fugas de dados, juntamente com outras senhas populares em todo o mundo. O primeiro a notar esse facto foi o utilizador do Twitter, Robert Ou, que desafiou os cibernautas da Internet a explicar porque é que essa senha era usada com tanta frequência.

Não demorou muito tempo até o quebra-cabeças ser resolvido. Aparentemente, a combinação de caracteres vem do zhuyin, o sistema fonético nacional da China usado para transliterar o mandarim.

Teclado Zhuyin

Assim, a maioria dos utilizadores de Taiwan usa teclados com estes símbolos, detalha o portal do Gizmodo. Mas, para escrever os caracteres chineses, é necessário pressionar uma sequência de várias teclas. Desta forma, a combinação “ji3″, ‘”2k7”, “au4” e “a83” correspondem às chaves que devem ser pressionadas para escrever 我 的 密碼 que significa “a minha senha”.

Ou seja, ao escrever estas palavras simples em mandarim no campo de senha com a ajuda de um teclado Zhuyin, o sistema as converte automaticamente na sequência “ji32k7au4a83” no alfabeto latino.

Portanto, a conclusão mais lógica é que muitos falantes de mandarim, como acontece noutras partes do mundo, criam senhas simples e fáceis de adivinhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bill Gates é o homem mais admirado do mundo. Ronaldo também está na lista

O cofundador da Microsoft já não é o homem mais rico do mundo, mas continua a ser o mais admirado. Cristiano Ronaldo é o 7.º. Na semana passada, Bill Gates perdeu o lugar que ocupava há …

Volvo vai chamar à oficina mais de 500 mil carros até ao fim do ano

O problema detetado no motor dos carros poderá afetar os automóveis a diesel de quatro cilindros, construídos entre 2014 e 2019, nas marcas V40, o V60, V70, S80 e XC60. A Volvo retirou cerca de 70 …

A baunilha é mais cara do que a prata (e há já quem mate pelo "ouro verde")

A baunilha, que era vendida em 2015 por cerca de 90 euros o quilograma, disparou no ano passado para 535 euros, ultrapassando assim o valor da prata. Esta subida que quase sextuplicou o valor da …

"Nova Expo". 300 milhões para requalificar zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada

O projeto que vai requalificar a zona ribeirinha entre Pedrouços e Cruz Quebrada conta com um investimento de 300 milhões de euros. À zona ocidental de Lisboa já lhe chamam de "nova Expo". A zona ribeirinha …

Descoberta imensidão de tesouros arqueológicos ao largo da Galiza. São mais de 1.600 objetos

Trabalhos de arqueologia subaquática ao largo das costas galegas permitiram descobrir nas últimas três décadas um total de 1600 objetos arqueológicos. As peças afundaram-se ao longo dos séculos durante inúmeros naufrágios e ali se foram acumulando. …

27 anos depois, Clã anunciam saída de dois elementos

Mais de um quarto do século após a sua formação, a banda do Porto vê dois dos seus elementos fundadores partirem. Os Clã anunciaram a saída de dois dos seus elementos através de um comunicado publicado …

Reduzir o uso de ar condicionado pode ajudar a salvar vidas

Há muitas pessoas a precisar da ajuda preciosa do ar condicionado para sobreviver a temperaturas cada vez mais altas. Contudo, aquele que pensamos ser o nosso maior aliado pode ser, na verdade, o nosso pior …

Porto vai ter policiamento gratificado em "zonas particularmente sensíveis"

Rui Moreira diz que nos últimos 20 anos não houve investimento na polícia e afirma que o espaço público "não pode ser apropriado por gangues". O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira …

Altos níveis de ferro associados a um menor risco de doença cardíaca

Diferentes níveis de ferro podem ter efeitos dispares na nossa saúde. Uma equipa de cientistas descobriu uma associação entre altos níveis de ferro e um menor risco de doença cardíaca. A tarefa não foi propriamente fácil …

Quénia. Ministro das Finanças preso por suborno e fraude

O Ministro das Finanças do Quénia, Henry Rotich, e vários funcionários do seu ministério foram presos esta segunda-feira por suborno e fraude num projeto de construção de duas barragens que envolve milhões de dólares. Em declarações …