A palavra-passe “ji32k7au4a83” parece aleatória (mas é das mais fáceis de adivinhar)

Apesar de parecer uma combinação de caracteres aleatória, a palavra-passe “ji32k7au4a83” é uma das mais vulneráveis à fuga de dados.

Qualquer pessoa que já se tenha tentado registar num site, rede social ou outro serviço online usando senhas como “123456”, “senha” ou “qwerty”, terá descoberto que, para continuar, o sistema pede, por razões de segurança, para criar uma nova password que combine letras e números.

Para muitos desses utilizadores, uma combinação como “ji32k7au4a83” pode parecer uma opção perfeitamente segura composta de uma série de caracteres aleatórios e virtualmente impossível de adivinhar.

Contudo, curiosamente, esta combinação está incluída numa longa lista de fugas de dados gravados por serviços de segurança de computadores, como o Have I Been Pwned, que permite verificar se algum endereço de e-mail ou senha foi revelado em qualquer um destes eventos.

Essa senha aparentemente aleatória aparece em pelo menos 141 fugas de dados, juntamente com outras senhas populares em todo o mundo. O primeiro a notar esse facto foi o utilizador do Twitter, Robert Ou, que desafiou os cibernautas da Internet a explicar porque é que essa senha era usada com tanta frequência.

Não demorou muito tempo até o quebra-cabeças ser resolvido. Aparentemente, a combinação de caracteres vem do zhuyin, o sistema fonético nacional da China usado para transliterar o mandarim.

Teclado Zhuyin

Assim, a maioria dos utilizadores de Taiwan usa teclados com estes símbolos, detalha o portal do Gizmodo. Mas, para escrever os caracteres chineses, é necessário pressionar uma sequência de várias teclas. Desta forma, a combinação “ji3″, ‘”2k7”, “au4” e “a83” correspondem às chaves que devem ser pressionadas para escrever 我 的 密碼 que significa “a minha senha”.

Ou seja, ao escrever estas palavras simples em mandarim no campo de senha com a ajuda de um teclado Zhuyin, o sistema as converte automaticamente na sequência “ji32k7au4a83” no alfabeto latino.

Portanto, a conclusão mais lógica é que muitos falantes de mandarim, como acontece noutras partes do mundo, criam senhas simples e fáceis de adivinhar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …