//

A palavra-passe “ji32k7au4a83” parece aleatória (mas é das mais fáceis de adivinhar)

Apesar de parecer uma combinação de caracteres aleatória, a palavra-passe “ji32k7au4a83” é uma das mais vulneráveis à fuga de dados.

Qualquer pessoa que já se tenha tentado registar num site, rede social ou outro serviço online usando senhas como “123456”, “senha” ou “qwerty”, terá descoberto que, para continuar, o sistema pede, por razões de segurança, para criar uma nova password que combine letras e números.

Para muitos desses utilizadores, uma combinação como “ji32k7au4a83” pode parecer uma opção perfeitamente segura composta de uma série de caracteres aleatórios e virtualmente impossível de adivinhar.

Contudo, curiosamente, esta combinação está incluída numa longa lista de fugas de dados gravados por serviços de segurança de computadores, como o Have I Been Pwned, que permite verificar se algum endereço de e-mail ou senha foi revelado em qualquer um destes eventos.

Essa senha aparentemente aleatória aparece em pelo menos 141 fugas de dados, juntamente com outras senhas populares em todo o mundo. O primeiro a notar esse facto foi o utilizador do Twitter, Robert Ou, que desafiou os cibernautas da Internet a explicar porque é que essa senha era usada com tanta frequência.

Não demorou muito tempo até o quebra-cabeças ser resolvido. Aparentemente, a combinação de caracteres vem do zhuyin, o sistema fonético nacional da China usado para transliterar o mandarim.

Teclado Zhuyin

Assim, a maioria dos utilizadores de Taiwan usa teclados com estes símbolos, detalha o portal do Gizmodo. Mas, para escrever os caracteres chineses, é necessário pressionar uma sequência de várias teclas. Desta forma, a combinação “ji3″, ‘”2k7”, “au4” e “a83” correspondem às chaves que devem ser pressionadas para escrever 我 的 密碼 que significa “a minha senha”.

Ou seja, ao escrever estas palavras simples em mandarim no campo de senha com a ajuda de um teclado Zhuyin, o sistema as converte automaticamente na sequência “ji32k7au4a83” no alfabeto latino.

Portanto, a conclusão mais lógica é que muitos falantes de mandarim, como acontece noutras partes do mundo, criam senhas simples e fáceis de adivinhar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.