Países produtores juntam-se à OPEP para garantir aumento dos preços do petróleo em 2017

Doze países que não são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) comprometeram-se hoje em Viena a retirar do mercado cerca de 600 mil barris de petróleo por dia a partir de janeiro.

A decisão, anunciada pelo ministro do Petróleo do Irão, Bijan Zangeneh, foi tomada durante uma reunião destes 12 países com os 13 membros da OPEP, que representam, no total, cerca de 60% da produção mundial.

O volume anunciado hoje soma-se ao corte de 1,2 milhões de barris diários com que os países já se tinham comprometido no final do mês passado, em Viena, totalizando uma redução mensal de 1,8 milhões de barris por dia, o equivalente a mais ou menos 2% da produção mundial, segundo a agência de notícias espanhola Efe.

O objetivo principal da medida é potenciar o aumento dos preços do petróleo, que desde 2014 têm vindo a cair de forma sustentada, para agora valerem menos de metade dos 110 dólares a que chegaram no verão de 2014.

A expetativa deste acordo já tinha sido antecipada pelos mercados no final da semana, com o barril de Brent a valorizar-se 0,81%, fechando a semana nos 54,33 dólares, e o West Texas Intermediate subiu 1,3% até aos 51,50 dólares.

A queda dos preços do petróleo, em particular, e das matérias-primas no geral motivou em vários países que dependem destas ‘commodities’   para equilibrar os orçamentos uma crise económica e financeira.

Entre eles estão países como a Rússia, a Venezuela, os Emirados Árabes Unidos, e alguns países lusófonos – particularmente Angola, Guiné Equatorial e Moçambique.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não foram as estrelas de neutrões. A origem do ouro do Universo voltou a ser um mistério

Quando a humanidade detetou a colisão entre duas estrelas de neutrões em 2017, confirmou a teoria de longa data que as explosões criam elementos mais pesados do que o ferro. Assim, pensou-se ter a resposta …

Descoberta uma cripta secreta sob uma capela polaca. Pode levar ao lendário Santo Graal

O lendário Santo Graal, que terá sido usado por Jesus durante a Última Ceia para transformar o vinho em sangue, cativou a imaginação dos caçadores de tesouros durante séculos. Embora possamos nunca saber se esta relíquia …

Pedaço de cabelo de Lincoln (e um telegrama ensanguentado) leiloados por 81 mil dólares

Um anónimo pagou mais de 81 mil dólares (cerca de 71 mil euros) por uma mecha de cabelo de Abraham Lincoln. O exemplar foi retirado da cabeça de Lincoln um dia após a sua morte, …

Descobertos novos detalhes em Pietà de Miguel Ângelo

Uma equipa de especialistas estava a fazer trabalhos de limpeza na Pietà de Florença, esculpida pelo artista italiano Miguel Ângelo, quando encontrou detalhes desconhecidos da obra. Uma Pietà é um tema da arte cristã em que …

Microsoft afundou um data center em 2018. Dois anos depois, revela o que descobriu

Em 2018, a Microsoft aproveitou a tecnologia de submarinos para afundar um data center que poderia fornecer ligação à Internet durante anos na costa de Orkney. Agora, foi recuperado e os investigadores estão a testá-lo …

"James Bond da Filantropia". Bilionário cumpre sonho e doa toda a sua fortuna

Chuck Feeney cumpriu o seu sonho e está oficialmente falido. O empresário e filantropo queria doar toda a sua fortuna antes de morrer e assim o fez. Chuck Feeney é um empresário norte-americano de ascendência irlandesa …

A pandemia chegou à Lapónia e até o Pai Natal já a sente

O turismo da Lapónia prepara-se para sofrer um duro golpe com a pandemia de covid-19. As restrições de viagens deixam a economia da "residência oficial do Pai Natal" em risco. A Lapónia, na Finlândia, é conhecida …

Fruta do dragão e máscaras grátis. Vietname inova e triunfa na segunda vaga

A inovação do povo vietnamita está a ajudar a fazer do país uma história de sucesso não só na primeira vaga, mas também na segunda. Até ao momento, registaram-se pouco mais mil casos. O Vietname foi …

Alunos separados em "bolhas" dentro da escola, mas "encavalitados" antes de entrar

Mil alunos amontoaram-se esta manhã à frente da Escola Secundária Pedro Nunes. A escola adotou método de "turmas bolha", mas à entrada da escola não houve distanciamento e alguns alunos não usavam máscara. A diretora …

Fumo dos incêndios que devastaram a California já chegou à Europa

Os incêndios que devastam há várias semanas a costa oeste dos Estados Unidos são tão intensos que o fumo já alcançou a Europa, revelou na quarta-feira um responsável pelo Programa Europeu de Observação da Terra …