Grécia, Malta, Nigéria e Omã enviaram “lixo” com amianto para Portugal

Edgar Poe / Flickr

Em 2019, Portugal recebeu o triplo dos resíduos com amianto de países estrangeiros em comparação com o ano anterior. Menos de 1% destes resíduos foram encaminhados para aterros de resíduos perigoso.

Os resíduos com amianto, uma substância que pode causar cancro, enviados para Portugal por países estrangeiros, triplicaram no último ano. Em 2019, Portugal recebeu 1.684 toneladas de resíduos com amianto. Os dados foram revelados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O “lixo” com amianto chega de quatro países: Grécia, Malta, Nigéria e Omã, sendo que os últimos dois são novidades em relação a 2018. Menos de 1% destes resíduos com amianto foram encaminhados para aterros de resíduos perigosos e 99% para aterros de resíduos industriais não perigosos, escreve a TSF.

Os números anteriores só não são mais graves porque entretanto o Governo proibiu a importação de resíduos para eliminação em aterro até dezembro de 2020, salienta a coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e do projeto SOS Amianto, Carmen Lima.

“Isto mostra que quem tem dinheiro para dar destino aos resíduos de amianto consegue fazê-lo desde que tenha dinheiro para pagar, mesmo sendo de um país distante, algo que é preocupante face à deficiente resposta que damos aos resíduos deste tipo produzidos em Portugal”, explicou, citada pela rádio.

O aumento no ano passado está relacionado com as “ofertas baratas dadas em Portugal para quem pretende depositar resíduos em aterros”, realça Carmen Lima. Como tal, a Quercus pede uma estratégia para limitar as deposições de lixo em aterro.

“Nós importámos 1.684 toneladas de resíduos com amianto porque os outros países não têm resposta para esses resíduos e têm de exportar para países financeiramente mais baratos”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém anda a ganhar mt dinheiro com este negocio que não interessa a ninguém. Cada um que fique com o lixo que produz. se esta norma fosse implantada certamente q cada país teria mt cuidado.

  2. Se a UE funcionasse como devia, isto não seria possível. A Grécia quer manter o seu paraíso turístico e nós estamos a deixar destruir o nosso. Isto já aconteceu com as celuloses que nenhum outro país europeu aceitou e que levou à eucaliptização do interior do nosso país, originando as vagas de incêndios de que todos nós muito bem nos lembramos. Mas, enfim, temos o que merecemos, inclusive os ministros que superintendem estas áreas. Que farão para impedir tais calamidades?

  3. Certos canalhas não permitem que se explore nada no nosso país, no entanto, servimos de lixeira para outros’ Afinal aonde estão as preocupações ambientais?

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …