Grécia, Malta, Nigéria e Omã enviaram “lixo” com amianto para Portugal

Edgar Poe / Flickr

Em 2019, Portugal recebeu o triplo dos resíduos com amianto de países estrangeiros em comparação com o ano anterior. Menos de 1% destes resíduos foram encaminhados para aterros de resíduos perigoso.

Os resíduos com amianto, uma substância que pode causar cancro, enviados para Portugal por países estrangeiros, triplicaram no último ano. Em 2019, Portugal recebeu 1.684 toneladas de resíduos com amianto. Os dados foram revelados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O “lixo” com amianto chega de quatro países: Grécia, Malta, Nigéria e Omã, sendo que os últimos dois são novidades em relação a 2018. Menos de 1% destes resíduos com amianto foram encaminhados para aterros de resíduos perigosos e 99% para aterros de resíduos industriais não perigosos, escreve a TSF.

Os números anteriores só não são mais graves porque entretanto o Governo proibiu a importação de resíduos para eliminação em aterro até dezembro de 2020, salienta a coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e do projeto SOS Amianto, Carmen Lima.

“Isto mostra que quem tem dinheiro para dar destino aos resíduos de amianto consegue fazê-lo desde que tenha dinheiro para pagar, mesmo sendo de um país distante, algo que é preocupante face à deficiente resposta que damos aos resíduos deste tipo produzidos em Portugal”, explicou, citada pela rádio.

O aumento no ano passado está relacionado com as “ofertas baratas dadas em Portugal para quem pretende depositar resíduos em aterros”, realça Carmen Lima. Como tal, a Quercus pede uma estratégia para limitar as deposições de lixo em aterro.

“Nós importámos 1.684 toneladas de resíduos com amianto porque os outros países não têm resposta para esses resíduos e têm de exportar para países financeiramente mais baratos”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém anda a ganhar mt dinheiro com este negocio que não interessa a ninguém. Cada um que fique com o lixo que produz. se esta norma fosse implantada certamente q cada país teria mt cuidado.

  2. Se a UE funcionasse como devia, isto não seria possível. A Grécia quer manter o seu paraíso turístico e nós estamos a deixar destruir o nosso. Isto já aconteceu com as celuloses que nenhum outro país europeu aceitou e que levou à eucaliptização do interior do nosso país, originando as vagas de incêndios de que todos nós muito bem nos lembramos. Mas, enfim, temos o que merecemos, inclusive os ministros que superintendem estas áreas. Que farão para impedir tais calamidades?

  3. Certos canalhas não permitem que se explore nada no nosso país, no entanto, servimos de lixeira para outros’ Afinal aonde estão as preocupações ambientais?

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …