Grécia, Malta, Nigéria e Omã enviaram “lixo” com amianto para Portugal

Edgar Poe / Flickr

Em 2019, Portugal recebeu o triplo dos resíduos com amianto de países estrangeiros em comparação com o ano anterior. Menos de 1% destes resíduos foram encaminhados para aterros de resíduos perigoso.

Os resíduos com amianto, uma substância que pode causar cancro, enviados para Portugal por países estrangeiros, triplicaram no último ano. Em 2019, Portugal recebeu 1.684 toneladas de resíduos com amianto. Os dados foram revelados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O “lixo” com amianto chega de quatro países: Grécia, Malta, Nigéria e Omã, sendo que os últimos dois são novidades em relação a 2018. Menos de 1% destes resíduos com amianto foram encaminhados para aterros de resíduos perigosos e 99% para aterros de resíduos industriais não perigosos, escreve a TSF.

Os números anteriores só não são mais graves porque entretanto o Governo proibiu a importação de resíduos para eliminação em aterro até dezembro de 2020, salienta a coordenadora do Centro de Informação de Resíduos da Quercus e do projeto SOS Amianto, Carmen Lima.

“Isto mostra que quem tem dinheiro para dar destino aos resíduos de amianto consegue fazê-lo desde que tenha dinheiro para pagar, mesmo sendo de um país distante, algo que é preocupante face à deficiente resposta que damos aos resíduos deste tipo produzidos em Portugal”, explicou, citada pela rádio.

O aumento no ano passado está relacionado com as “ofertas baratas dadas em Portugal para quem pretende depositar resíduos em aterros”, realça Carmen Lima. Como tal, a Quercus pede uma estratégia para limitar as deposições de lixo em aterro.

“Nós importámos 1.684 toneladas de resíduos com amianto porque os outros países não têm resposta para esses resíduos e têm de exportar para países financeiramente mais baratos”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Alguém anda a ganhar mt dinheiro com este negocio que não interessa a ninguém. Cada um que fique com o lixo que produz. se esta norma fosse implantada certamente q cada país teria mt cuidado.

  2. Se a UE funcionasse como devia, isto não seria possível. A Grécia quer manter o seu paraíso turístico e nós estamos a deixar destruir o nosso. Isto já aconteceu com as celuloses que nenhum outro país europeu aceitou e que levou à eucaliptização do interior do nosso país, originando as vagas de incêndios de que todos nós muito bem nos lembramos. Mas, enfim, temos o que merecemos, inclusive os ministros que superintendem estas áreas. Que farão para impedir tais calamidades?

  3. Certos canalhas não permitem que se explore nada no nosso país, no entanto, servimos de lixeira para outros’ Afinal aonde estão as preocupações ambientais?

RESPONDER

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …

O cenário "é de guerra" e o medo é de a perder. Temido admite que "estamos muito próximos do limite"

Após uma visita ao Hospital Garcia de Orta, que alertava no sábado para um "cenário de pré-catástrofe", Marta Temido admitiu que o Serviço Nacional de Saúde, os operadores sociais e privados estão em "extremo sobreesforço". Marta …

Discutir sobre temas controversos requer mais atividade cerebral do que concordar

Uma nova investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, confirmou aquilo que o senso comum já vaticinava: discutir sobre temas controversos requer muito mais atividade cerebral do que simplesmente concordar. De acordo com a nova …

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …