Pais tentam deixar os filhos na União Zoófila

uniaozoofila / Facebook

Bob, um dos animais que a União Zoófila salvou

Bob, um dos animais que a União Zoófila resgatou

Muitos pais procuram na União Zoófila a solução para as férias dos filhos, mas a associação rejeita os pedidos por considerar uma atividade desadequada para crianças e alerta que o voluntariado não é um campo de férias.

Apesar de a União Zoófila – Ajuda e Proteção aos Cães e Gatos Abandonados só aceitar voluntários a partir dos 18 anos, muitos pais pensam que seria bom ocupar os tempos livres das crianças na associação, disse à agência Lusa Mafalda Ferreira.

“Temos muitos pedidos nesse sentido que recusamos”, diz Mafalda Ferreira, sublinhando que a associação “não é um campo de férias e seria perigoso para as crianças.

Para se fazer voluntariado na União Zoófila é necessário um prévio conhecimento dos animais e os voluntários são acompanhados inicialmente por um voluntário sénior até ganharem “alguma autonomia em relação aos animais para que não haja problemas”, adiantou.

Contactada pela Lusa, Maria João Pulido, da Fundação São Francisco de Assis, em Cascais, diz que recebe “com muita frequência” pedidos para menores de 18 anos fazerem voluntariado, o que não é permitido.

“Para cuidar dos animais é preciso alguma cautela, de repente o cão vira-se e a criança não se defende. Portanto, não me parece muito bem, seja para cão, seja para gato”, diz Maria João Pulido.

“Se o pai trouxer o filho é da sua responsabilidade, está acompanhado. Agora a criança só, não. É mesmo a partir dos 18 anos”, frisou.

Fundação São Francisco de Assis / Facebook

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações

Mais voluntariado no Verão e ao fim de semana

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações, que agradecem esta ajuda tão necessária.

“O voluntariado é uma das necessidades permanentes da União Zoófila” e os pedidos aumentam nas férias, mas o ideal seria que a ajuda continuasse além deste período, diz Mafalda Ferreira.

Na União Zoófila, os voluntários têm de estar preparados para limpar as boxes, escovar e mimar os animais, ajudar na recolha e armazenamento de ração, entre outras tarefas.

A associação conta com mais voluntários ao fim de semana e nas férias, sendo o problema durante a semana: “O trabalho e os animais são os mesmos e, às vezes, temos dois, três voluntários, o que é um bocadinho dramático, porque o trabalho é imenso”, sublinhou.

A Fundação São Francisco de Assis também regista mais pedidos para voluntariado nas férias.

“Temos um grupo que está cá há alguns anos e há outros que vão aparecendo, normalmente são jovens que se apresentam porque estão de férias”, disse Maria João Pulido.

Na Assistência Médica Internacional – AMI, onde a idade mínima para ser voluntário é 16 anos, os contactos também começam a aumentar no final do período escolar.

“Temos mais jovens a pedir e muitas vezes são os pais a contactarem se o filho pode fazer voluntariado nas férias”, diz Mafalda Melo e Castro, da AMI.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …