Pais tentam deixar os filhos na União Zoófila

uniaozoofila / Facebook

Bob, um dos animais que a União Zoófila salvou

Bob, um dos animais que a União Zoófila resgatou

Muitos pais procuram na União Zoófila a solução para as férias dos filhos, mas a associação rejeita os pedidos por considerar uma atividade desadequada para crianças e alerta que o voluntariado não é um campo de férias.

Apesar de a União Zoófila – Ajuda e Proteção aos Cães e Gatos Abandonados só aceitar voluntários a partir dos 18 anos, muitos pais pensam que seria bom ocupar os tempos livres das crianças na associação, disse à agência Lusa Mafalda Ferreira.

“Temos muitos pedidos nesse sentido que recusamos”, diz Mafalda Ferreira, sublinhando que a associação “não é um campo de férias e seria perigoso para as crianças.

Para se fazer voluntariado na União Zoófila é necessário um prévio conhecimento dos animais e os voluntários são acompanhados inicialmente por um voluntário sénior até ganharem “alguma autonomia em relação aos animais para que não haja problemas”, adiantou.

Contactada pela Lusa, Maria João Pulido, da Fundação São Francisco de Assis, em Cascais, diz que recebe “com muita frequência” pedidos para menores de 18 anos fazerem voluntariado, o que não é permitido.

“Para cuidar dos animais é preciso alguma cautela, de repente o cão vira-se e a criança não se defende. Portanto, não me parece muito bem, seja para cão, seja para gato”, diz Maria João Pulido.

“Se o pai trouxer o filho é da sua responsabilidade, está acompanhado. Agora a criança só, não. É mesmo a partir dos 18 anos”, frisou.

Fundação São Francisco de Assis / Facebook

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações

Mais voluntariado no Verão e ao fim de semana

Nas férias de verão aumentam os pedidos de jovens para fazer voluntariado junto das associações, que agradecem esta ajuda tão necessária.

“O voluntariado é uma das necessidades permanentes da União Zoófila” e os pedidos aumentam nas férias, mas o ideal seria que a ajuda continuasse além deste período, diz Mafalda Ferreira.

Na União Zoófila, os voluntários têm de estar preparados para limpar as boxes, escovar e mimar os animais, ajudar na recolha e armazenamento de ração, entre outras tarefas.

A associação conta com mais voluntários ao fim de semana e nas férias, sendo o problema durante a semana: “O trabalho e os animais são os mesmos e, às vezes, temos dois, três voluntários, o que é um bocadinho dramático, porque o trabalho é imenso”, sublinhou.

A Fundação São Francisco de Assis também regista mais pedidos para voluntariado nas férias.

“Temos um grupo que está cá há alguns anos e há outros que vão aparecendo, normalmente são jovens que se apresentam porque estão de férias”, disse Maria João Pulido.

Na Assistência Médica Internacional – AMI, onde a idade mínima para ser voluntário é 16 anos, os contactos também começam a aumentar no final do período escolar.

“Temos mais jovens a pedir e muitas vezes são os pais a contactarem se o filho pode fazer voluntariado nas férias”, diz Mafalda Melo e Castro, da AMI.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Não se esqueçam de agradecer a PSD, PS e CDS-PP" pelo corte de sustentabilidade na pensão

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, acusou este domingo o PS, PSD e CDS-PP de utilizarem a União Europeia (UE) “como desculpa sempre que querem travar” conquistas laborais para todos os que vivem …

Museu de Nova Iorque devolve ao Egito "caixão dourado" roubado em 2011

O Museu Metropolitan (MET) de Nova Iorque vai devolver ao Egito um sarcófago roubado em 2011, durante as manifestações da chamada "Primavera Árabe", anunciou este domingo a instituição nova-iorquina. Construído em ouro para o sacerdote Nedjemankh, …

Quase um terço da população chinesa terá mais de 65 anos em 2050

Trinta por cento da população chinesa terá mais de 65 anos, dentro de três décadas, informou hoje um jornal chinês, ilustrando o rápido envelhecimento do país, apesar de ter abolido a política de filho único. “O …

Trump pede à Europa que julgue os seus "jihadistas" (ou os EUA terão de os libertar)

O presidente dos Estados Unidos apelou aos países europeus, nomeadamente o Reino Unido, a França e a Alemanha, para repatriarem e julgarem os seus combatentes do Estado Islâmico feitos prisioneiros na Síria. Caso contrário, aponta …

Depois de 11 mortes e 1800 condenações, franceses querem o fim dos Coletes Amarelos

A maioria dos franceses defende que devem parar os protestos nas ruas dos “coletes amarelos”, três meses após o início das primeiras manifestações que fizeram 11 vítimas mortais, noticia esta segunda-feira a agência France Presse. Uma …

Uma tese de doutoramento levou Marcelo à capa do El País

A tese de doutoramento sobre Marcelo Rebelo de Sousa é de autoria de uma professora universitária e jornalista da RTP. O tema já chegou ao jornal espanhol El País. O jornal percorre as provas de popularidade …

Seguros de saúde sobem para 2,6 milhões com crise no SNS

No primeiro semestre de 2018 o número de contratos de seguros de saúde aumentou 3%, em termos homólogos, para 2,6 milhões, escreve esta segunda-feira o Jornal de Notícias na sua edição impressa. Os dados, da Autoridade …

PSP usa critérios étnicos para avaliar risco de bairros problemáticos

Apesar de a recolha de dados étnico-raciais não ser permitida em Portugal, a PSP utiliza ainda critérios étnicos na avaliação do grau de risco de zonas urbanas sensíveis (ZUS), avança o jornal Público esta segunda-feira. Segundo …

Pyongyang fala em “momento decisivo” em vésperas de nova cimeira com Washington

O principal diário norte-coreano, Rodong Sinmun, escreve esta segunda-feira que o país enfrenta "um momento decisivo", em termos de desenvolvimento económico, a pouco mais de uma semana da cimeira entre o líder norte-coreano e dos …

OCDE quer tribunais especiais para julgar a corrupção

Portugal precisa de fortalecer os mecanismos de prevenção da corrupção, defende a OCDE, que sugere a criação de tribunais especializados e a redução das possibilidades de recurso dos arguidos.  O retrato da análise da corrupção …