Pais separados não conseguem registar filhos no IRS em dois agregados

Os pais separados com filhos em guarda partilhada tinham até 15 de fevereiro para registar os seus descendentes no seu agregado familiar indicando a percentagem de repartição das despesas.

Porém, muitos foram os casos em que, depois de um dos progenitores ter feito esse registo, o outro já não o conseguiu fazer por impedimento do sistema informático das Finanças, contou o deputado Paulo Trigo Pereira ao Público. Isto porque o software impõe que os descendentes só possam pertencer a um agregado.

O Ministério das Finanças não assegurou, a tempo, a operacionalização da nova possibilidade de os pais separados declararem as despesas na exata proporção do seu pagamento, tal como ficou estabelecido no Orçamento do Estado (OE2019) para este ano.

“Mas isso não parece ter acontecido até agora — e já passaram seis meses desde que o orçamento foi aprovado”, lamenta o deputado. Para além deste problema de software, o ministério também devia ter acautelado os casos em que os progenitores não partilham a senha fiscal de acesso dos filhos.

Foi Trigo Pereira quem propôs ao PS a proposta de alteração ao orçamento que acabou por ser aprovada e que estabelece que “devem ser disponibilizados a cada sujeito passivo os meios de acesso à área reservada dos respetivos dependentes no portal das Finanças nos termos a definir pelo membro do Governo responsável pela área das Finanças”.

Mas isso não foi feito até agora. Se a data limite para a identificação dos agregados familiares já terminou a 15 de fevereiro, o prazo para a entrega das declarações de IRS relativo a 2018 acaba dentro de um mês, a 30 de junho.

 

Na carta que enviou a Mário Centeno, Paulo Trigo Pereira conta que há mais de um ano questionou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre como pretendia ajudar a resolver os problemas levantados pela situação de haver progenitores que não fornecem ao outro a senha dos descendentes para que seja validado o agregado familiar. Meses depois, continua sem resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …