Pais separados não conseguem registar filhos no IRS em dois agregados

Os pais separados com filhos em guarda partilhada tinham até 15 de fevereiro para registar os seus descendentes no seu agregado familiar indicando a percentagem de repartição das despesas.

Porém, muitos foram os casos em que, depois de um dos progenitores ter feito esse registo, o outro já não o conseguiu fazer por impedimento do sistema informático das Finanças, contou o deputado Paulo Trigo Pereira ao Público. Isto porque o software impõe que os descendentes só possam pertencer a um agregado.

O Ministério das Finanças não assegurou, a tempo, a operacionalização da nova possibilidade de os pais separados declararem as despesas na exata proporção do seu pagamento, tal como ficou estabelecido no Orçamento do Estado (OE2019) para este ano.

“Mas isso não parece ter acontecido até agora — e já passaram seis meses desde que o orçamento foi aprovado”, lamenta o deputado. Para além deste problema de software, o ministério também devia ter acautelado os casos em que os progenitores não partilham a senha fiscal de acesso dos filhos.

Foi Trigo Pereira quem propôs ao PS a proposta de alteração ao orçamento que acabou por ser aprovada e que estabelece que “devem ser disponibilizados a cada sujeito passivo os meios de acesso à área reservada dos respetivos dependentes no portal das Finanças nos termos a definir pelo membro do Governo responsável pela área das Finanças”.

Mas isso não foi feito até agora. Se a data limite para a identificação dos agregados familiares já terminou a 15 de fevereiro, o prazo para a entrega das declarações de IRS relativo a 2018 acaba dentro de um mês, a 30 de junho.

 

Na carta que enviou a Mário Centeno, Paulo Trigo Pereira conta que há mais de um ano questionou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre como pretendia ajudar a resolver os problemas levantados pela situação de haver progenitores que não fornecem ao outro a senha dos descendentes para que seja validado o agregado familiar. Meses depois, continua sem resposta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

De Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …