/

País rico em petróleo tem uma moeda desastrosa. 46480 riais fazem um euro

Décadas de conflitos económicos internacionais deixaram a economia do Irão a tremer. Tudo isso se refletiu na moeda — uma das piores do mundo, só superada por este ano por um país vizinho.

É sabido que ter grandes reservas de petróleo não significa necessariamente prosperidade económica. Veja-se a Venezuela, o país com mais petróleo do mundo, mergulhada numa inflação profunda.

Mas até ao ano passado, o Irão — o terceiro país com mais petróleo do mundo — tinha a pior moeda de sempre. Agora, foi superado por um vizinho que vê o caso ainda pior parado.

Pedir um táxi por 463796.6 riais parece-lhe abusivo? E se lhe contássemos que são necessários 46379.66 riais iranianos para completar um só euro? Na verdade, 463796.6 riais no Irão representam a modesta quantia de 10 euros. Com 1 rial na mão, tem apenas 0.000022 euros.

Existem mais riais, pelo que não deve confundir os iranianos com a moeda, por exemplo, do segundo país com mais petróleo do mundo, a Arábia Saudita: essa, o rial saudita, vale muito mais, mas continua a estar bem abaixo do euro: vale 0.24 euros.

Muitos são os fatores que explicam a grande inflação sentida no Irão, desde a instabilidade política, as alterações da taxa de inflação e a queda das receitas de exportação, segundo explica o Express.

A Wise, que fez no início de 2025 o top das piores moedas do mundo, explica que a moeda enfraqueceu a pique depois do fracassado acordo nuclear entre os EUA e o Irão em 2015. Nessa altura, foram também impostas duras sanções internacionais ao país. O investimento externo escasseia, e a moeda continua desproporcional face à economia mundial. Mas há piores.

A pior moeda do mundo

O Líbano ultrapassou este ano o Irão no título de pior moeda do mundo. Tem estado no top há vários anos, mas o envolvimento do país na guerra no Médio Oriente, que envolve Israel e a Palestina, mas também vários países adjacentes, não ajudou a economia.

O país até tem vários atrativos turísticos, como as praias e a bonita capital, Beirute. O problema é que, economicamente, o país é um desastre. A banca está afundada numa grande crise desde 2019, e a instabilidade política marca pontos contra a estabilidade. O resultado? São precisas 101578.40 libras libanesas para fazer um único euro.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.