Pais obrigados a pagar 15 euros pela vigilância no recreio da escola

Alguns pais do alunos da Escola Básica Número 1 de Lomar, em Braga, estão a ser obrigados a pagar 15 euros por mês pela vigilância dos filhos, durante o recreio da pausa para o almoço. Uma situação relacionada com a falta de funcionários na escola.

A situação é relatada pelo Jornal de Notícias (JN) e está a deixar os pais do estabelecimento revoltados. Além de pagarem as senhas de refeição e independentemente de terem ou não apoios da Acção Social Escolar, os pais estão a ser obrigados a pagar pela vigilância durante a pausa para o almoço, conforme relatos ouvidos pelo diário.

A Junta de Freguesia que é responsável pelo protocolo com o Centro Social e Cultural de Lomar, onde são servidas as refeições, “entende que o dinheiro que recebe do Município apenas garante o fornecimento e acompanhamento da refeição“, sustenta o JN.

Assim, alguns pais estarão a pagar 15 euros ao Centro Social, além de suportarem ainda a inscrição na Componente de Apoio à Família (CAF) que envolve o acolhimento das crianças antes do início das aulas, e o seu cuidado, após o período escolar.

A vereadora da Educação da Câmara de Braga, Lídia Dias, fala em “práticas indevidas” e avança ao JN que a autarquia está a “tentar regularizar” o problema, nomeadamente fiscalizando todos os agrupamentos.

Para o director do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de que a escola faz parte, “não deveria haver lugar a pagamento obrigatório para as crianças ficarem no espaço de almoço”. Em declarações ao JN, João Antunes lamenta que “a falta de funcionários” estará na base da situação.

Por outro lado, o director do Centro Social de Lomar, António Gonçalves, destaca que o valor pago pela Câmara “é insuficiente” para garantir a vigilância no recreio e constata que apenas “20 pais” contestaram o pagamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não me parece que esteja assim tão errado. o Estado não pode garantir tudo.
    Aliás entende-se hoje a Escola mais como comunidade do que como serviço do Estado. A dimensão cívica dos encarregados de educação também está na participação e resolução de problemas, não apenas no protesto e na exigência de recursos.

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …