Pais obrigados a pagar 15 euros pela vigilância no recreio da escola

Alguns pais do alunos da Escola Básica Número 1 de Lomar, em Braga, estão a ser obrigados a pagar 15 euros por mês pela vigilância dos filhos, durante o recreio da pausa para o almoço. Uma situação relacionada com a falta de funcionários na escola.

A situação é relatada pelo Jornal de Notícias (JN) e está a deixar os pais do estabelecimento revoltados. Além de pagarem as senhas de refeição e independentemente de terem ou não apoios da Acção Social Escolar, os pais estão a ser obrigados a pagar pela vigilância durante a pausa para o almoço, conforme relatos ouvidos pelo diário.

A Junta de Freguesia que é responsável pelo protocolo com o Centro Social e Cultural de Lomar, onde são servidas as refeições, “entende que o dinheiro que recebe do Município apenas garante o fornecimento e acompanhamento da refeição“, sustenta o JN.

Assim, alguns pais estarão a pagar 15 euros ao Centro Social, além de suportarem ainda a inscrição na Componente de Apoio à Família (CAF) que envolve o acolhimento das crianças antes do início das aulas, e o seu cuidado, após o período escolar.

A vereadora da Educação da Câmara de Braga, Lídia Dias, fala em “práticas indevidas” e avança ao JN que a autarquia está a “tentar regularizar” o problema, nomeadamente fiscalizando todos os agrupamentos.

Para o director do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de que a escola faz parte, “não deveria haver lugar a pagamento obrigatório para as crianças ficarem no espaço de almoço”. Em declarações ao JN, João Antunes lamenta que “a falta de funcionários” estará na base da situação.

Por outro lado, o director do Centro Social de Lomar, António Gonçalves, destaca que o valor pago pela Câmara “é insuficiente” para garantir a vigilância no recreio e constata que apenas “20 pais” contestaram o pagamento.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não me parece que esteja assim tão errado. o Estado não pode garantir tudo.
    Aliás entende-se hoje a Escola mais como comunidade do que como serviço do Estado. A dimensão cívica dos encarregados de educação também está na participação e resolução de problemas, não apenas no protesto e na exigência de recursos.

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …