Pais já podem entrar nas creches para deixar ou ir buscar os filhos

A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou, esta quarta-feira, a orientação sobre o funcionamento das creches, creches familiares e amas, na qual se anuncia que os pais já podem entrar nas instalações para deixar ou ir buscar os filhos.

De acordo com a orientação, atualizada esta quarta-feira, volta a ser permitida a entrada dos encarregados de educação nos estabelecimentos para ir deixar ou buscar as crianças, mas deverá continuar a “respeitar-se o distanciamento físico” e a “evitar-se
aglomerados” e continuar a estar “recomendada a utilização de máscara facial”. Até agora, apenas era permitido entregar e recolher as crianças à porta dos estabelecimentos.

Da lista de medidas desaparecem também as orientações relativas à partilha de objetos e brinquedos. Recorde-se que, até esta atualização, as crianças não estavam autorizadas a levar brinquedos ou outros objetos de casa para as creches.

De qualquer forma, a DGS indica que deve ser garantido “um número de crianças por sala de forma que, na maior parte das atividades, seja maximizado o distanciamento entre as mesmas” e “deve ser maximizado o distanciamento físico entre as crianças quando estão em mesas, berços e/ou espreguiçadeiras”.

Deve ser também assegurada, “sempre que possível, uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas”, pode ler-se.

Além disso, “todos os funcionários devem usar máscara certificada” e “todo o espaço deve ser limpo e desinfetado com a utilização de produtos adequados, (…) incluindo brinquedos, puxadores, corrimãos, botões e acessórios em instalações sanitárias, teclados de computador e mesas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.