Há um país a ignorar a pandemia e onde ninguém sabe do paradeiro do Presidente

Na Nicarágua, o regime parece estar a ignorar o novo coronavírus. Além disso, enquanto por todo o mundo os chefes de Estado se dividem entre aparições públicas e declarações transmitidas por vídeo, na Nicarágua ninguém vê o Presidente há mais de um mês.

Daniel Ortega, de 74 anos, exerce o cargo de Chefe de Estado da Nicarágua ininterruptamente há 13 anos, desde 2007, mas já soma quase 25 anos como Presidente do país. Estávamos a 12 de março quando o líder da Nicarágua foi visto pela última vez.

Segundo o Observador, Ortega participou numa conferência em vídeo com outros chefes de Estado da região da América central e, desde aí, nunca mais ninguém o viu. Agora, 34 dias depois, o Presidente da Nicarágua falou ao país e defendeu-se dos que o criticam de falta de empenho no combate ao novo coronavírus.

A vicepresidente do país, a primeira dama Rosario Murillo, havia garantido que Daniel Ortega estava “a trabalhar, a dirigir e coordenar todos os esforços” para lidar com a pandemia de covid-19, mas a verdade é que, segundo o El Mundo, ninguém sabia do seu paradeiro.

Pelo menos, até esta quarta-feira, altura em que Ortega decidiu aparecer publicamente para garantir que Nicarágua está preparada para enfrentar a pandemia, “porque temos um sistema de saúde bom”, garantiu o governante, citado pelo Público.

“Temos capacidade de atender a todos os pacientes com coronavírus”, disse Ortega, afirmando que os hospitais destruídos durante os protestos de 2018 – reprimidos violentamente pelo Governo – foram “totalmente reconstruídos e renovados e estão à disposição para enfrentar a pandemia”.

Na mensagem, Ortega optou ainda por sublinhar que a existência de armas nucleares e de “corridas armamentistas ao Espaço” são bastante mais preocupantes que o novo coronavírus.

Até esta quarta-feira, havia muitas preocupações em relação ao estado de saúde do Presidente, devido ao seu historial clínico de problemas de saúde no passado. O diretor do Observatório dos Direitos Humanos para o continente americano, José Miguel Vivanco, não arriscou prognósticos quanto ao paradeiro ou estado de Ortega, mas deixou críticas.

A irresponsabilidade de Ortega põe em cheque a saúde e a vida dos cidadãos da Nicarágua”, disse o responsável.

A forma como a Nicarágua está a lidar com a pandemia está a merecer muitas dúvidas por parte de especialistas internacionais. Aliás, os números divulgados pelas autoridades – que apontam para nove casos de infeção, uma morte e nenhum caso de transmissão local do vírus – são altamente questionados pelos peritos.

Além disso, apesar de o confinamento ter sido adotado por muitos cidadãos, não foi uma medida recomendada de forma generalizada. As escolas, as lojas e as fronteiras continuam abertas e o governo não impôs quaisquer medidas para fomentar o distanciamento social.

O El Mundo conta que, no passado sábado, realizou-se uma procissão e um “festival de concertos” ao ar livre. O Governo do país terá até criminalizado o uso de máscaras faciais de proteção: de acordo com o diário espanhol, aqueles que as usam estão agora a ser classificados como “golpistas” e “terroristas”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já manifestou preocupação. Numa altura em que o mundo se debate com a pandemia, a Nicarágua parece ser um país à parte.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. E nunca mais ninguém o viu…
    O mundo anda bonito.
    Uma das principais conclusões a tirar-se da COVID 19 é que a democracia tem mesmo de ser repensada. Pessoalmente acho que nem todas as pessoas deveriam poder votar. Deveria haver uma aferição mínima das capacidades das pessoas de forma a assegurar se possuem os mínimos que lhes possibilitem compreender a realidade que as rodeia. E só depois poderiam votar.
    Em Portugal já cheguei a ouvir uma a dizer na TV que ia votar num determinado senhor porque ele queria ir trabalhar para a NOS!!! Tinha estado a conversar com o Paulo Morais numa arruada e no final quando entrevistada por um qualquer canal de TV disse que gostava muito do senhor e que iria votar nele porque ele queria ir trabalhar para a NOS. Como isto anda…

    • Em certas zonas mais recuadas, só por terem recebido uma lapiseira e um avental põem a cruzinha no quadrado do Símbolo do Partido que lhes a ofereceram !………..Beijinhos aos velhotes nos Lares também é eficaz !

    • LOLOL… a sua intervenção é deveras caricata. O Daniel Ortega é um ditador de longa data. E você me fala em “repensar a democracia”

  2. Esta chachada de um homem um voto, é um dos grandes podres destas “democrácias”. Na primeira metade do século 20 só votava quem tivesse alguma propriedade e pagasse impostos. Noutras ocasiões ou lugares era preciso saber ler e escrever. Isto do voto de qualquer analfabeto, vadio ou criminoso ter o mesmo valor que os votos dos médicos, professoras universitários ou empresários bem sucedidos, não faz sentido nenhum.

  3. Os votos deveriam ser qualificados. Há votos sem o mínimo de consciência política. Isto não é democracia: um voto de um analfabeto ser igual ao voto de alguém que tem algum nível cultural e experiência de vida. Tal como já existe diferenciação na qualidade dos votos dos sócios de um clube de futebol, também deveria ser adoptado na política. Assim, estaríamos a construir uma democracia mais criteriosa, mais forte e mais proveitosa. Assim, quantas vezes temos que ir comendo da gamela do “atraso de vida”, sobretudo num país em que muito atraso ainda impera.

    • tem toda a razão, obviamente … mas as pessoas não conseguem perceber a diferença entre NASCER IGUAL (muito certo) e SER (SEMPRE) IGUAL – basta ver como consegue funcionar o EBAY, por exemplo: Cada pessoa começa com zero e em cada negócio que faz Lhe são atribuídos pontos pela parte contrária – ao final de uns meses logo se separam os charlatões dos menos competentes ou menos responsáveis e estes dos que são efectivamente bons parceiros de negócios – cada qual tem a sua pontuação (atribuída pela seriedade, facilidade de comunicação e rapidez) – e só assim é possível a confiança que permite que milhões de pessoas façam compras e enviem dinheiro (muitas vezes milhares de euros) a um estranho correndo tudo bem em 99,99% dos casos – mas ali quem não tem unhas não toca guitarra ….

  4. Para os comentadores anteriores pergunto eu então se como prioridade não seria melhor aferir a capacidade intelectual e mental de quem se candidata a cargos políticos, é que pior que ser analfabeto e votante, será ser-se incompetente, vigarista, arrogante com convicção de espertalhão.

    • Absolutamente. Depois de países terem sido governados num passado recente por psicopatas como Stalin, Hitler e tantos outros, os candidatos a altos cargos públicos, como presidente da república e primeiro-ministro, em todos os países do mundo, deveriam ser examinados por três juntas médicas independentes e escolhidas aleatoriamente, uma nacional e duas internacionais. Isto de modo a impedir que esses cargos de enorme responsabilidade sejam ocupados por pessoas fisicamente incapazes, mentalmente doentes ou incapazes, desonestas, cleptopatas, psicopatas ou criminosas. Gente como Bolsonaro, Trump, Putin e muitos outros não teriam passado por esse crivo e mundo não estaria a miséria que está.

  5. iniciaste como “Má rio”, para logo te tornares “atento” e te travestires de “Desiludido” para chegares à conclusão que “Tens que ir comendo da gamela” o que não está muito mal para um “atraso de vida” para terminares com um brilhante pensamento digno dos psico de 4 patas que em tudo o que mexem vai de “de mal a pior”. não fossem as palas que te pregaram nos olhos e diria que és brilhante um autentico pirilampo e uma desilusão prá tua familia.

RESPONDER

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …

Divulgados vídeos que sugerem como poderão ser os primeiros óculos de Realidade Aumentada da Samsung

A Samsung tem falado de óculos de Realidade Aumentada (RA) há anos, tendo recentemente lançado um conjunto básico de óculos de projeção de imagem no palco CES 2020. Porém, nunca tinha sido visto a empresa …