Pais dos estudantes mortos no Meco lamentam silêncio das autoridades

CanalOficialTVI / YouTube

Homenagem às vítimas da tragédia da praia do Meco, em janeiro

Os pais dos estudantes que morreram na praia do Meco em dezembro de 2013 lamentam o silêncio das autoridades responsáveis pelo processo e pediram à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que os ajude “a descobrir a verdade”.

Pais e familiares dos seis jovens estudantes da Universidade Lusófona que morreram na praia do Meco na madrugada de 15 de dezembro de 2013 assinalaram este domingo, junto à PGR, em Lisboa, os seis meses do acontecimento.

Os estudantes integravam a Comissão Oficial de Praxes da Universidade Lusófona e, dos que se encontravam na praia do Moinho de Baixo, no Meco, concelho de Sesimbra, naquela madrugada, houve apenas um sobrevivente, João Gouveia.

Na porta da PGR, os pais colocaram um ramo de flores e fizeram seis minutos de silêncio, um por cada jovem, num momento de grande emoção e com muitas lágrimas. A data foi ainda assinalada com uma missa em memória das vítimas na Igreja de S. Mamede, junto à PGR.

Fernanda Cristóvão, mãe de uma das vítimas, disse aos jornalistas que os pais escolherem a PGR para assinalar os seis meses do desaparecimento dos filhos, “porque está nas mãos do procurador [de Almada] a investigação”.

Lamentando não perceber os motivos pelos quais o processo ainda está em segredo de justiça, explicou que deixaram na PGR uma mensagem dos filhos: “os nossos pais pedem que os ajudem a descobrir a verdade e que se faça justiça”.

“Já passaram seis meses e o processo ainda continua em segredo de justiça, tudo aquilo que nós sabemos é através da comunicação social”, lamentou.

Fernanda Cristóvão adiantou que os pais não acreditam que a Polícia Judiciária tenha arquivado o processo, tal como o jornal Correio da Manhã noticiou no sábado.

“Não acreditamos que, com tantas evidências, o senhor procurador tenha coragem de arquivar o processo”, disse, sublinhando que os pais “não têm qualquer dúvida de que se tratou de um ritual de praxe”.

“Agora é preciso ter coragem e pôr cá fora. Coragem de assumir quem o fez, quem submeteu aqueles jovens ao perigo, e haja coragem da parte do senhor procurador e da PJ”, frisou, dando conta que, passados seis meses, nunca foram contactos pelo único sobrevivente e seus familiares, nem pela Universidade Lusófona.

“É desumano o que a faculdade tem feito, eu sei que é uma faculdade privada, que é o dinheiro que está em causa, mas é uma desumanização”, lamentou.

O advogado das famílias, Vítor Parente, disse à agência Lusa que ainda não foram contactados sobre a decisão da PJ, adiantando que existia um prazo indicativo até ao fim de maio para a conclusão do processo, mas o Ministério Público também tem de dar o seu parecer.

Vítor Parente explicou que o MP pode, ou não, seguir o entendimento da PJ.

Os pais das vítimas do Meco questionados se vão desistir do processo, responderam: “Nunca. Nunca se desiste de um filho”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ter reforço das equipas de combate à covid-19

Seis concelhos da Grande Lisboa vão ver reforçadas as suas equipas multidisciplinares de combate à covid-19, avança o jornal Público.  Em causa estão os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal e Vila Franca de …

Guarda-redes Cláudio Ramos assina pelo FC Porto até 2024

O guarda-redes, que defendia a baliza do Tondela, assinou um contrato válido até 2024 com o FC Porto, anunciou, esta quinta-feira, o campeão português. Cláudio Ramos chega ao Dragão como jogador livre, depois do vínculo com …

"Os russos precipitaram-se". Cientistas preocupados com a Sputnik V

A preocupação tem aumentado por parte da comunidade científica, em torno da vacina russa Sputnik V. Especialistas afirmam que o desenvolvimento pouco transparente e a falta de testes em massa pode ser um problema ainda …

Governo propôs proteção policial a deputadas ameaçadas

O Governo contactou as deputadas bloquistas Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias, bem como a parlamentar não inscrita Joacine Katar Moreira, com uma proposta de proteção policial depois das ameaças de que foram alvo. Em …

Espanhóis elogiam João Félix após eliminação da Champions. "Só se salvou o que não foi titular"

O Leipzig qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Atlético de Madrid, por 2-1, nos quartos de final, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Estreante nas rondas a …

França, Malta e Países Baixos passam para a "lista negra" do Reino Unido

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória, nesta quinta-feira, para aqueles que chegam ao território britânico a partir de França e dos Países Baixos, após um aumento dos casos de covid-19 nesses dois países. Portugal …

Em 100 anos, não foram encontradas grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres

Em mais de 100 anos de estudos, diferentes equipas de investigadores não encontraram grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres. Desde o século XIX, que se procuram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Gustave …

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …

Disney+ lança subscrição antecipada com desconto

A Disney+ acaba de lançar uma subscrição anual antecipada para Portugal. É possível subscrever o serviço de streaming a partir desta quinta-feira (13), por um preço reduzido. “Os fãs vão poder subscrever o Disney+ em Portugal …