Painéis solares de grafeno funcionam ao sol e à chuva

Em tempo de alterações climáticas, é difícil encontrar uma região onde faça sol o ano inteiro. A solução: painéis solares feitos com grafeno, que funcionam quando faz sol e quando chove.

Para aumentar a eficiência dos painéis fotovoltaicos, investigadores de Qingdao, na China, desenvolveram o protótipo de um novo tipo de painel que, além de gerar electricidade captando a energia do sol, também produz energia a partir da água da chuva.

O conceito do novo painel, produzido com uma película de grafeno, foi publicado na revista Angewandte Chemie.

A ideia é que o grafeno presente na placa fotovoltaica reaja com os compostos químicos presentes na água da chuva – como o amoníaco, cálcio e sódio – e gere energia, através de um processo chamado pseudo-condensação.

O grafeno, material composto por carbono bi-dimensional, é a substância mais fina do mundo, mas mais forte do que o aço, tendo múltiplas propriedades, nomeadamente eléctricas – é mais condutor do que o cobre – e mecânicas – é 100 a 300 vezes mais resistente ao corte do que o aço.

Qunwei Tang et al / Angewandte Chemie

Esquema de funcionamento dos painéis solares de grafeno

Esquema de funcionamento dos painéis solares de grafeno

Esta nova tecnologia pode assim fornecer electricidade tanto em dias de sol como em dias de chuva.

“Esta nova célula solar pode ser excitada pela incidência de radiação solar, nos dias de sol, e reagir quimicamente com os compostos salinos da água, nos dias de chuva”, diz Qunwei Tang, o líder da equipa de investigadores.

“As células solares para todo o tipo de tempo, como esta, poderão ser a solução para a actual crise energética do planeta”, conclui Tang, citado pelo The Register.

Para funcionar de forma eficaz, no entanto, é necessário que os painéis solares sejam produzidos com uma única folha de grafeno – ao contrário dos painéis convencionais, o que diminui sua eficiência ao sol.

Enquanto os painéis convencionais têm cerca de 20% de eficiência em boas condições solares, os painéis de grafeno têm uma eficiência ao sol de apenas 6,5%. Ou seja, menos de metade.

Apesar disso, os investigadores mantêm o optimismo. Afinal, a sua tecnologia está apenas no início, e certamente poderá ser aperfeiçoada para melhorar a eficiência.

The Greenest Post

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais um pouco de “ciência” fora do contexto que parece a salvação!
    Se funcionasse tão bem com água mineralizada (a água da chuva sem a atmosfera estar muito poluída, não tem minerais) era melhor separar paineis solares de paineis de água “suja” e mergulhar estes numa tina de água suja.
    Lendo bem esta notícia, estes paineis não são nada bons em dias de sol (eficiência muito baixa), pelo que não faz nenhum sentido juntar as duas tecnologias num único painel. Só serve para lançar fogetes.
    Felizmente estes paineis não funcionam em Portugal pois a nossa chuva ainda é bastante limpa!

  2. Vasco. Era exatamente isso que estava a dizer! Cada coisa no seu sitio. Painel solar é painel solar, sitema que usa água ácida nã é para estar ao Sol!

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …