Pai de soldado morto no Iémen recusa-se a conhecer Trump

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O pai do soldado norte-americano que perdeu a vida no Iémen, na primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, recusou-se a conhecer o Presidente nas cerimónias fúnebres e exige uma investigação.

Ryan Owens, de 36 anos, fazia parte da equipa de Seals da Marinha norte-americana que realizou um raide no Iémen no final de janeiro, naquela que foi a primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, segundo o The Guardian.

O soldado foi morto oito dias depois de Donald Trump ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos, assim como outros 25 civis, entre os quais várias crianças.

Agora, em declarações ao Miami Herald, o pai do militar abatido, Bill Owens, conta que, no dia em que o corpo do seu filho regressou ao país, recusou-se a conhecer o Presidente.

Trump já estava a caminho da base de Dover, onde decorreram as cerimónias fúnebres, quando o pai avisou o capelão responsável que não queria estar com o chefe de Estado.

“Lamento, não quero vê-lo”, disse, na altura. “A minha consciência não me deixa falar com ele”, cita o jornal britânico.

Na mesma entrevista, publicada este domingo, Bill Owens exige ainda uma investigação àquela que considera ter sido uma “missão estúpida”.

“Porque é que esta missão estúpida tinha de acontecer quando só estavam no poder nem há uma semana?”, questiona o pai do soldado.

“Durante os dois anos anteriores, não houve botas no terreno no Iémen – era só mísseis e drones – porque não havia um único alvo que valesse uma vida americana. Agora, de repente, tínhamos de montar esta grande operação?”.

Ao New York Times, fontes militares adiantaram que “tudo correu mal” naquele raide que, desde o início, já estava condenado ao fracasso. “Eles sabiam que estavam tramados desde o início”, afirmou um antigo membro do Seal Team 6 ao jornal.

Apesar disso, vários membros da equipa de Trump já vieram contrariar essa versão, considerando que a missão foi bem sucedida, como é o caso de Sarah Huckabee Sanders.

“A missão tem angariado várias críticas, mas levou à recolha de uma quantidade substancial de informação importante e de dados que ajudaram a salvar vidas americanas e outras vidas”, disse a porta-voz da Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez os USA USAm e abusam das violações de todos os direitos dos povos e nações!
    Julgam-se donos disto tudo!
    Cambada de criminosos, assassinos, com a CIA (maiores criminosos do planeta) a apontar o dedo pra onde os cães devem atacar!
    Lixo.

RESPONDER

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …

TAP já prepara conversão em capital do empréstimo de 1,2 mil milhões

A TAP agendou para 03 de setembro uma assembleia-geral extraordinária para "deliberar sobre o aumento de capital condicionado da sociedade em espécie de 15 milhões de euros até 1,2 mil milhões, realizado por uma ou …