Pai de soldado morto no Iémen recusa-se a conhecer Trump

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O pai do soldado norte-americano que perdeu a vida no Iémen, na primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, recusou-se a conhecer o Presidente nas cerimónias fúnebres e exige uma investigação.

Ryan Owens, de 36 anos, fazia parte da equipa de Seals da Marinha norte-americana que realizou um raide no Iémen no final de janeiro, naquela que foi a primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, segundo o The Guardian.

O soldado foi morto oito dias depois de Donald Trump ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos, assim como outros 25 civis, entre os quais várias crianças.

Agora, em declarações ao Miami Herald, o pai do militar abatido, Bill Owens, conta que, no dia em que o corpo do seu filho regressou ao país, recusou-se a conhecer o Presidente.

Trump já estava a caminho da base de Dover, onde decorreram as cerimónias fúnebres, quando o pai avisou o capelão responsável que não queria estar com o chefe de Estado.

“Lamento, não quero vê-lo”, disse, na altura. “A minha consciência não me deixa falar com ele”, cita o jornal britânico.

Na mesma entrevista, publicada este domingo, Bill Owens exige ainda uma investigação àquela que considera ter sido uma “missão estúpida”.

“Porque é que esta missão estúpida tinha de acontecer quando só estavam no poder nem há uma semana?”, questiona o pai do soldado.

“Durante os dois anos anteriores, não houve botas no terreno no Iémen – era só mísseis e drones – porque não havia um único alvo que valesse uma vida americana. Agora, de repente, tínhamos de montar esta grande operação?”.

Ao New York Times, fontes militares adiantaram que “tudo correu mal” naquele raide que, desde o início, já estava condenado ao fracasso. “Eles sabiam que estavam tramados desde o início”, afirmou um antigo membro do Seal Team 6 ao jornal.

Apesar disso, vários membros da equipa de Trump já vieram contrariar essa versão, considerando que a missão foi bem sucedida, como é o caso de Sarah Huckabee Sanders.

“A missão tem angariado várias críticas, mas levou à recolha de uma quantidade substancial de informação importante e de dados que ajudaram a salvar vidas americanas e outras vidas”, disse a porta-voz da Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez os USA USAm e abusam das violações de todos os direitos dos povos e nações!
    Julgam-se donos disto tudo!
    Cambada de criminosos, assassinos, com a CIA (maiores criminosos do planeta) a apontar o dedo pra onde os cães devem atacar!
    Lixo.

RESPONDER

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …