Pai de soldado morto no Iémen recusa-se a conhecer Trump

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O pai do soldado norte-americano que perdeu a vida no Iémen, na primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, recusou-se a conhecer o Presidente nas cerimónias fúnebres e exige uma investigação.

Ryan Owens, de 36 anos, fazia parte da equipa de Seals da Marinha norte-americana que realizou um raide no Iémen no final de janeiro, naquela que foi a primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, segundo o The Guardian.

O soldado foi morto oito dias depois de Donald Trump ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos, assim como outros 25 civis, entre os quais várias crianças.

Agora, em declarações ao Miami Herald, o pai do militar abatido, Bill Owens, conta que, no dia em que o corpo do seu filho regressou ao país, recusou-se a conhecer o Presidente.

Trump já estava a caminho da base de Dover, onde decorreram as cerimónias fúnebres, quando o pai avisou o capelão responsável que não queria estar com o chefe de Estado.

“Lamento, não quero vê-lo”, disse, na altura. “A minha consciência não me deixa falar com ele”, cita o jornal britânico.

Na mesma entrevista, publicada este domingo, Bill Owens exige ainda uma investigação àquela que considera ter sido uma “missão estúpida”.

“Porque é que esta missão estúpida tinha de acontecer quando só estavam no poder nem há uma semana?”, questiona o pai do soldado.

“Durante os dois anos anteriores, não houve botas no terreno no Iémen – era só mísseis e drones – porque não havia um único alvo que valesse uma vida americana. Agora, de repente, tínhamos de montar esta grande operação?”.

Ao New York Times, fontes militares adiantaram que “tudo correu mal” naquele raide que, desde o início, já estava condenado ao fracasso. “Eles sabiam que estavam tramados desde o início”, afirmou um antigo membro do Seal Team 6 ao jornal.

Apesar disso, vários membros da equipa de Trump já vieram contrariar essa versão, considerando que a missão foi bem sucedida, como é o caso de Sarah Huckabee Sanders.

“A missão tem angariado várias críticas, mas levou à recolha de uma quantidade substancial de informação importante e de dados que ajudaram a salvar vidas americanas e outras vidas”, disse a porta-voz da Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez os USA USAm e abusam das violações de todos os direitos dos povos e nações!
    Julgam-se donos disto tudo!
    Cambada de criminosos, assassinos, com a CIA (maiores criminosos do planeta) a apontar o dedo pra onde os cães devem atacar!
    Lixo.

RESPONDER

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …

Novos documentos revelam falhas na gestão inicial do surto de covid-19 na China

A China difundiu dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto do novo coronavírus sugeriam e tardou em confirmar casos já diagnosticados, segundo documentos internos das autoridades citados pela cadeia televisiva norte-americana CNN. As …

Anti-laser: o novo dispositivo sem fios que pode vir a carregar o telemóvel

Já existem dispositivos que permitem carregar o telemóvel (e outros aparelhos) sem fios, mas que precisam de estar em contacto para funcionar. Agora, cientistas criaram um novo aparelho que irradia energia diretamente para os smartphones, …