Pai de soldado morto no Iémen recusa-se a conhecer Trump

Pete Marovich / POOL / EPA

-

O pai do soldado norte-americano que perdeu a vida no Iémen, na primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, recusou-se a conhecer o Presidente nas cerimónias fúnebres e exige uma investigação.

Ryan Owens, de 36 anos, fazia parte da equipa de Seals da Marinha norte-americana que realizou um raide no Iémen no final de janeiro, naquela que foi a primeira operação militar ordenada pela nova administração na Casa Branca, segundo o The Guardian.

O soldado foi morto oito dias depois de Donald Trump ter tomado posse como Presidente dos Estados Unidos, assim como outros 25 civis, entre os quais várias crianças.

Agora, em declarações ao Miami Herald, o pai do militar abatido, Bill Owens, conta que, no dia em que o corpo do seu filho regressou ao país, recusou-se a conhecer o Presidente.

Trump já estava a caminho da base de Dover, onde decorreram as cerimónias fúnebres, quando o pai avisou o capelão responsável que não queria estar com o chefe de Estado.

“Lamento, não quero vê-lo”, disse, na altura. “A minha consciência não me deixa falar com ele”, cita o jornal britânico.

Na mesma entrevista, publicada este domingo, Bill Owens exige ainda uma investigação àquela que considera ter sido uma “missão estúpida”.

“Porque é que esta missão estúpida tinha de acontecer quando só estavam no poder nem há uma semana?”, questiona o pai do soldado.

“Durante os dois anos anteriores, não houve botas no terreno no Iémen – era só mísseis e drones – porque não havia um único alvo que valesse uma vida americana. Agora, de repente, tínhamos de montar esta grande operação?”.

Ao New York Times, fontes militares adiantaram que “tudo correu mal” naquele raide que, desde o início, já estava condenado ao fracasso. “Eles sabiam que estavam tramados desde o início”, afirmou um antigo membro do Seal Team 6 ao jornal.

Apesar disso, vários membros da equipa de Trump já vieram contrariar essa versão, considerando que a missão foi bem sucedida, como é o caso de Sarah Huckabee Sanders.

“A missão tem angariado várias críticas, mas levou à recolha de uma quantidade substancial de informação importante e de dados que ajudaram a salvar vidas americanas e outras vidas”, disse a porta-voz da Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma vez os USA USAm e abusam das violações de todos os direitos dos povos e nações!
    Julgam-se donos disto tudo!
    Cambada de criminosos, assassinos, com a CIA (maiores criminosos do planeta) a apontar o dedo pra onde os cães devem atacar!
    Lixo.

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …