No Canadá, um pai processou o McDonalds por publicidade a Happy Meals

Um pai canadiano, da província de Quebec, processou o McDonald’s, numa ação coletiva, alegando que os Happy Meals infringem as leis provinciais de publicidade infantil.

António Bramante, um canadiano pai de três crianças, acredita que a cadeia alimentar McDonald’s está a quebrar as leis provinciais publicitárias que se direcionam a menores de 13 anos.

O indivíduo, que já gastou centenas de dólares nesta cadeia de restauração, alega que o McDonald’s está a direcional ilegalmente publicidade a crianças com menos de 13 anos de idade, violando assim as leis de proteção ao consumidor daquela província do Canadá.

A província de Quebec é um dos poucos locais em todo o mundo a banir toda a publicidade para crianças e desde 1980 restringe a comercialização de alimentos não saudáveis para crianças, adianta o Diário de Notícias.

O indivíduo diz que vai ao McDonald’s uma a cada duas semanas a pedido dos seus filhos. Baseando-se em documentos do tribunal, a BBC refere que o canadiano já gastou centenas de dólares só em Happy Meals, refeições infantis que trazem brinquedos como brinde.

Segundo o canadiano, os brinquedos incluídos nesta opção para crianças estão frequentemente associados a lançamentos de filmes e que os seus filhos querem muitas vezes regressar a restaurantes da cadeia para que consigam apenas completar a coleção.

“Hoje em dia, os pais têm que escolher as suas batalhas. E qual é a coisa mais fácil de ceder? É a alimentação dos filhos”, disse Joey Zukran, advogado que representa a ação coletiva de Bramante. “A McDonald’s tem a obrigação legal de respeitar a lei.

anúncios em revistas infantis, promoção de um evento de entretenimento para crianças e publicidade em vitrinas, displays, embalagens e rótulos são três exceções à lei da publicidade no Quebec. O advogado adianta que está pronto para argumentar, no entanto, que a cadeia de fast food não está abrangida em nenhuma dessas exceções.

Qualquer pessoa poderá juntar-se a esta ação coletiva desde que tenha comprado um Happy Meal no Quebec, desde novembro de 2013.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …