No Canadá, um pai processou o McDonalds por publicidade a Happy Meals

Um pai canadiano, da província de Quebec, processou o McDonald’s, numa ação coletiva, alegando que os Happy Meals infringem as leis provinciais de publicidade infantil.

António Bramante, um canadiano pai de três crianças, acredita que a cadeia alimentar McDonald’s está a quebrar as leis provinciais publicitárias que se direcionam a menores de 13 anos.

O indivíduo, que já gastou centenas de dólares nesta cadeia de restauração, alega que o McDonald’s está a direcional ilegalmente publicidade a crianças com menos de 13 anos de idade, violando assim as leis de proteção ao consumidor daquela província do Canadá.



A província de Quebec é um dos poucos locais em todo o mundo a banir toda a publicidade para crianças e desde 1980 restringe a comercialização de alimentos não saudáveis para crianças, adianta o Diário de Notícias.

O indivíduo diz que vai ao McDonald’s uma a cada duas semanas a pedido dos seus filhos. Baseando-se em documentos do tribunal, a BBC refere que o canadiano já gastou centenas de dólares só em Happy Meals, refeições infantis que trazem brinquedos como brinde.

Segundo o canadiano, os brinquedos incluídos nesta opção para crianças estão frequentemente associados a lançamentos de filmes e que os seus filhos querem muitas vezes regressar a restaurantes da cadeia para que consigam apenas completar a coleção.

“Hoje em dia, os pais têm que escolher as suas batalhas. E qual é a coisa mais fácil de ceder? É a alimentação dos filhos”, disse Joey Zukran, advogado que representa a ação coletiva de Bramante. “A McDonald’s tem a obrigação legal de respeitar a lei.

anúncios em revistas infantis, promoção de um evento de entretenimento para crianças e publicidade em vitrinas, displays, embalagens e rótulos são três exceções à lei da publicidade no Quebec. O advogado adianta que está pronto para argumentar, no entanto, que a cadeia de fast food não está abrangida em nenhuma dessas exceções.

Qualquer pessoa poderá juntar-se a esta ação coletiva desde que tenha comprado um Happy Meal no Quebec, desde novembro de 2013.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em direto: Portugal vs Alemanha

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …

Missão difícil em Munique. 7 campeões europeus contra 5 campeões mundiais e a história

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …