Páginas ocultas do PRR revelam “reedição da troika” na reforma aos hospitais

Caroline Blumberg / EPA

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê uma concentração das urgências da Grande Lisboa e Grande Porto, cortes nos gastos e uma gestão dos hospitais mais vigiada com imposição de objetivos financeiros.

O jornal Expresso avança que estas metas fazem parte de páginas ocultas do documento com reformas acordadas com Bruxelas. Apesar dos milhões investidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Governo traz de volta várias linhas de ação definidas com a troika.

As reformas estão presentes nas 1.738 páginas do plano que o Governo tinha escondido inicialmente, mas que tornou público no domingo.



Os administradores hospitalares mostram-se descontentes com algumas das medidas e acusam até de ser “uma reedição da troika”.

Esta reforma procura diminuir os alegados desperdícios no SNS e ganhar “eficiência”. Para tal, o Governo quer identificar serviços que sirvam as áreas metropolitanas durante a noite e fins de semana, permitindo a partilha de profissionais, para poder concentrar num serviço determinadas especialidades médicas e cirúrgicas mais diferenciadas.

Além disso, o Governo vai impor “contratualização interna em todos os hospitais do SNS, de forma a promover o alinhamento dos objetivos e das responsabilidades entre todos os níveis da hierarquia hospitalar”. O desempenho do gestor de cada hospital será escrutinado, obrigando ao “reporte de informação económico financeira mensal, trimestral e/ou anual”.

O Executivo entende que é um risco e que há a necessidade de “adesão por parte dos hospitais e dos serviços hospitalares”.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares admite que é preciso fazer mudanças. Alexandre Lourenço diz que “esta nova reedição da troika não apresenta soluções” no que toca à coordenação e controlo da rede hospitalar.

António Costa não só terá de convencer os administradores hospitalares, como também sente a pressão do compromisso que fez com Bruxelas. Alguns dos passos da reforma estão previstos já para o final deste ano e são classificados como essenciais para as transferências da ‘bazuca’.

Por outro lado, o PRR prevê um “regime excecional de contratação de recursos humanos”, em cima das contratações já feitas. Isto é algo que agrada os partidos de esquerda, já que foi um ponto crucial para a esquerda acordar a Lei de Bases da Saúde.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ora tomem lá. Esconder para poder trafulhar à vontade. O roubo vai ser tanto que já tem de “troikar” algumas coisas senão não dá para comerem todos.

  2. Grande novidade… A troika nunca deixou o país. Em 2015 a troika passou a chamar-se geringonça e em 2019 Xuxalismo.

  3. Grande novidade… A troika nunca deixou o país. Em 2015 a troika passou a chamar-se geringonça e em 2019 Xuxalismo.
    Aliás, “resiliência” é uma palavra que significa “capacidade de voltar ao estado anterior” ou seja para bom entendedor meia palavra basta. O PRR é o plano para se voltar atrás. Que ninguém se iluda, com os xuxalistas no governo haverá sempre retrocesso, se esperarem muito bem aí mais uma bancarrota. Não sei se foi aqui noticiado mas deveriam saber que Portugal voltou a bater mais um recorde de dívida pública

  4. Grande novidade… A troika nunca deixou o país. Em 2015 a troika passou a chamar-se geringonça e em 2019 Xuxalismo.
    Aliás, “resiliência” é uma palavra que significa “capacidade de voltar ao estado anterior” ou seja para bom entendedor meia palavra basta. O PRR é o plano para se voltar atrás. Que ninguém se iluda, com os xuxalistas no governo haverá sempre retrocesso, se esperarem muito vem aí mais uma bancarrota. Não sei se foi aqui noticiado mas deveriam saber que Portugal voltou a bater mais um recorde de dívida pública, está agora em 137,1% do PIB! Andam para aí a falar em bazucas… Por acaso até dava jeito uma, para fazer pontaria ao Palácio de S. Bento!

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …